Ontem à noite, a Igreja Matriz de Paranhos da Beira acolheu um concerto memorável de Luísa Amaro e Gonçalo Lopes, uma iniciativa promovida pelo R.F. Paranhos da Beira,, no âmbito do Festival de Músicas e Danças Tradicionais – Arriba-Monte.
A Igreja Matriz esteve repleta de público que vibrou com a atuação dos dois fantásticos músicos: Luísa Amaro, na guitarra portuguesa, e Gonçalo Lopes, no clarinete baixo.
Com esta performance, Luísa Amaro interpretou música da sua própria autoria e ao longo do concerto foi partilhando memórias ligadas às suas vivências por Paranhos da Beira, já que o seu pai era desta vila, e ao percurso artístico junto de Carlos Paredes – nome maior da guitarra portuguesa.
Luísa Amaro é a primeira mulher guitarrista profissional e compositora para guitarra portuguesa. Desde 1984, tocou ao lado de Carlos Paredes em centenas de concertos por todo o mundo. Em 1996, iniciou a sua carreira a solo e já lançou cinco álbuns.
Gonçalo Lopes, clarinetista, iniciou a sua formação na Academia de Amadores de Música e frequentou a Escola do Hot Clube. Atua regularmente em Portugal e no estrangeiro, tendo colaborado em projetos de música medieval e jazz, além de acompanhar Luísa Amaro, desde 2006, em diversos concertos e gravações.
Um concerto carregado de muita emoção para esta extraordinária mulher guitarrista portuguesa, com raízes em Paranhos da Beira.