Seia prepara-se para receber um novo empreendimento turístico de grande dimensão: o “Hotel Gelo”, um projeto da empresa Soberba e Aprazível, Lda., que pretende transformar um edifício central da cidade, a antiga Estalagem de Seia, num hotel de quatro estrelas, com abertura prevista para março de 2028.
O investimento, superior a 4,4 milhões de euros, conta com cofinanciamento europeu de 55% através do programa Compete 2030, num apoio que ultrapassa os 2,4 milhões de euros.
Com uma área de construção de 4.978 m², o hotel terá 57 unidades de alojamento, restaurante, ginásio, SPA com sauna e banho turco, zona de massagens e piscinas aquecidas. A grande aposta, contudo, está nos equipamentos diferenciadores: uma pista de gelo, uma pista de ski/trenós, bar temático e campos de padel, pensados para atrair visitantes durante todo o ano e reforçar a ligação de Seia à Serra da Estrela e ao turismo de montanha.
A obra, a cargo da construtora Ramalpombeiro Construções, foi aprovada pela Câmara Municipal de Seia, no passado dia 8 de setembro. O prazo para a conclusão está fixado em 9 de março de 2028.
Com este projeto, Seia poderá ganhar um novo polo de atração turística, numa altura em que a região procura diversificar a oferta e atrair turistas durante todo o ano. O “Hotel Gelo” junta-se, assim, ao esforço de valorizar Seia e a Serra da Estrela como destinos de natureza, desporto e lazer, reforçando o impacto económico e a criação de emprego local.



