O Movimento Estrela Viva e o ICNF vão realizar, na manhã do dia 30 de novembro, pelas 10 horas, mais uma iniciativa ”Caminhar para Preservar”.
Desta vez o local escolhido é o Vale do Rossim, um local único da Serra da Estrela com um inestimável valor científico, ambiental e paisagístico, que importa proteger e valorizar.
Com o mote, ”porque só conhecendo é possível preservar”‘, pretende-se sensibilizar a comunidade local para a importância da preservação do património ambiental e geológico da Serra da Estrela.
Durante esta caminhada vão ser recolhidas sementes de Tramazeira (Sorbus aucuparia) uma espécie que abunda na área circundante à barragem do Vale Rossim. Os participantes terão a oportunidade, ainda, para conhecer melhor esta e outras espécies autóctones. Segundo a organização, o objetivo é que as sementes de Tramazeira recolhidas sejam entregues nos serviços do ICNF para reprodução no viveiro do Centro de Educação Ambiental da Sr.ª da Graça, no Sabugal, dando continuidade ao ciclo de preservação destas espécies autóctones.
“Sabendo que o Dia da Floresta Autóctone se celebra a 23 de novembro, esta é também uma forma de comemorarmos este dia, sensibilizando para a importância da preservação e recuperação destas espécies nativas do território português,” salienta a organização.
Inscrição gratuita através do link






