O Comandante Marco Teixeira, dos Bombeiros Voluntários de Seia, esteve em Salamanca a representar a corporação e a região no âmbito de uma formação internacional focada em cenários de resgate em estruturas colapsadas.
A ação decorreu no âmbito do projeto europeu PROTEPGER-HORIZONTE 27, inserido no programa INTERREG POCTEP (2021-2027), que visa intensificar a cooperação transfronteiriça entre Portugal e Espanha na resposta a emergências complexas.
O curso, descrito como de “elevada exigência técnica e estratégica”, reúne um grupo de 20 profissionais de emergência. Destes, 14 são provenientes de Castela e Leão e 6 representam a CIM Região das Beiras e Serra da Estrela, onde se insere o concelho de Seia.
A participação do Comandante Marco Teixeira nesta iniciativa demonstra o compromisso dos Bombeiros Voluntários de Seia com a excelência, a preparação contínua e a segurança das populações. A presença em Salamanca “honra o compromisso da nossa corporação com a excelência, a preparação contínua e a segurança das populações,” refere o comandante, destacando o orgulho em “contribuir para uma resposta cada vez mais eficaz, integrada e solidária além-fronteiras.”
Esta formação é vital para a capacitação das equipas em cenários de catástrofe, como sismos ou explosões, onde o resgate de vítimas em escombros exige métodos e equipamentos especializados.
Com esta participação, os Bombeiros de Seia reforçam o seu papel como interveniente ativo na segurança e emergência a nível regional e transfronteiriço, contribuindo para uma capacidade de resposta mais harmonizada entre Portugal e Espanha.





