Paulo Hortênsio quer “devolver esperança aos senenses, trazer vida à economia local e dignidade aos nossos serviços públicos”
Paulo Hortênsio foi confirmado como o candidato à Câmara Municipal de Seia, enquanto Lúcia Leitão será a primeira candidata à Assembleia Municipal. A lista para o executivo municipal conta, ainda, com a presidente do PSD Seia, Susana Ferreira (segunda), com o representante do JPNT, Rodrigo Amaro (terceiro) e Heloísa Ferreira (quarta).
Para a Assembleia Municipal de Seia, além de Lúcia Leitão, foram apresentados Pedro Nuno Silva, Ana Dina Maia, Romeu Lopes e Carlos Coito.
O PSD de Seia, com o apoio do Movimento Independente Juntos pela Nossa Terra (JPNT), apresentou, oficialmente, na passada sexta-feira, dia 4 de julho, os candidatos às próximas eleições autárquicas de 12 de outubro.
A sessão de apresentação oficial, que decorreu na esplanada do Senalonga, em Seia, contou com mais de uma centena de pessoas, entre elas militantes, dirigentes e simpatizantes. Na altura foram avançados os primeiros nomes dos candidatos ao Executivo Municipal, Assembleia Municipal e Juntas de Freguesia.
O JSM já tinha anunciado os nomes de Paulo Hortênsio como candidato à Câmara Municipal de Seia e de Lúcia Leitão, como primeira candidata à Assembleia Municipal.
Candidatura construída “por e para as pessoas”
A sessão teve início com a intervenção de Susana Ferreira, presidente da Comissão Política Concelhia do PSD Seia, que enfatizou a necessidade de uma “nova lide” e uma “diferente estratégia” para Seia, que, como salientou, sofreu, nos últimos 50 anos, com uma “governação socialista redutora de crescimento e inovação”. Destacou a importância de “reformar o nosso concelho e fortalecer, em termos internos, a nossa comunidade”, bem como trabalhar na “coesão territorial” para garantir acesso a serviços básicos e oportunidades de desenvolvimento para todas as regiões. Susana Ferreira frisou que a equipa apresentada é “determinada, competente e profundamente ligada à realidade do nosso concelho”, composta por pessoas com “raízes fortes na nossa terra” e “paixão comum: servir a população”.
Frisou que o PSD exige “liderança, visão e compromisso”, num mundo “onde as exigências são diferentes e maiores e os problemas, provavelmente, mais complexos.”
Destacou que os candidatos ali apresentados “não são candidatos de gabinete, nem políticos de ocasião. São homens e mulheres que conhecem os problemas reais da nossa gente, que vivem os mesmos desafios e que estão prontos para apresentar soluções.”
Disse, ainda, que a candidatura não está construída contra ninguém, mas que se constrói “por e para as pessoas.”
Não prometem milagres, mas garantem “trabalho, seriedade e dedicação total ao serviço público. Queremos uma autarquia que ouve, que respeita, que decida com coragem e com justiça. Queremos dar futuro à nossa terra. E para isso, precisamos da vossa confiança.”
“Seia está encravada em termos de mobilidade”
Pedro Alves, Coordenador Nacional Autárquico, criticou as promessas não cumpridas dos governos anteriores, especialmente em relação aos ICs e à unidade de radioterapia para Viseu (que também beneficiaria Seia). Salientou que a ligação rodoviária entre Viseu e Coimbra, e entre Tábua e Folhadosa, são prioridades do novo plano rodoviário nacional, com expectativa de conclusão até 2030. “Tivemos governantes a assinar protocolos e a dizer que desta era de vez, mas nunca nada saiu do papel” e acrescenta que “Seia está encravada em termos de mobilidade” e que este “é o maior problema do território.”
Pedro Alves sublinhou, ainda, que o projeto vai, então, avançar com caráter de urgência para que “nos próximos anos e no mais curto espaço de tempo, se possa avançar com a obra.”
Destacou, também, que a unidade de radioterapia há muito reivindicada para Viseu, só foi viabilizada com o atual governo. “Só com o nosso Governo é que isto foi possível. Em Conselho de Ministros, tivemos a possibilidade de ver inscrito o financiamento para este serviço e digo-vos que, até ao final do mês, a obra vai poder avançar.” Por isso, acrescenta, “se foi possível para Viseu, também o é para Seia.”
Aconselhou Paulo Hortênsio a priorizar sempre os interesses dos senenses sobre os do partido, defendendo uma mudança que combata o “caciquismo e o amiguismo” e promova a justiça e coesão social. “No dia em que tiveres que que escolher, entre aquilo que seja a vontade política e eleitoral do partido e a vontade política por parte dos senenses, nunca tenhas dúvidas que deves escolher os senenses, porque o partido nunca terá essa obrigação.”
Referiu que “a mudança está a acontecer” e, neste sentido, o partido quer que o concelho tenha “capacidade e determinação de crescer com ambição, com relevância no panorama regional e, sobretudo, que tenha uma voz própria e não a do partido.”
Lúcia Leitão compromete-se a trabalhar com todas as forças políticas
Lúcia Leitão, candidata à Assembleia Municipal, expressou a sua convicção de que a união do PSD e JPNT “poderá definir melhor os objetivos e as estratégias para levar este concelho e as suas pessoas ao caminho do progresso e do bem-estar social, económico e ambiental”.
Se for eleita, a candidata compromete-se “a trabalhar com todo o empenho, dedicação, espírito crítico e construtivo com todas as forças políticas, a bem da prosperidade de todo o concelho e dos seus habitantes.”
Liderança “com verdade, com trabalho e com visão”
Paulo Hortênsio, candidato à Câmara Municipal, falou dos principais compromissos e apelou à mobilização de todos. Aceitou este desafio com humildade e coragem, fruto, como disse, de mais de 25 anos de dedicação a Seia, nomeadamente, “no associativismo, no municipalismo e, em especial, junto dos nossos bombeiros”. Destacou conhecer profundamente os desafios do concelho, como a falta de oportunidades para jovens, a necessidade de revitalizar a economia e de melhorias nos serviços públicos. “Cresci aqui, conheço esta terra como quem conhece a própria casa. Estive com os jovens, com os seniores, com as associações e com as pessoas. Conheço cada rua, cada rosto que faz de Seia um lugar especial e conheço, também, os nossos desafios: a falta de oportunidades para os jovens, a urgência de revitalizar a nossa economia, a necessidade de acessos dignos, mais e melhores serviços públicos, de valorizar a nossa cultura, o nosso património e, acima de tudo, as nossas gentes.”
Paulo Hortênsio disse que não está ali para “prometer o impossível, mas garantiu uma liderança “com verdade, com trabalho e com visão”, apresentando um projeto que “une experiência e inovação, estabilidade e ambição” para “devolver esperança aos senenses, trazer vida à economia local e dignidade aos nossos serviços públicos”.
Principais Compromissos
Na sua intervenção, Paulo Hortênsio delineou alguns compromissos, “simples e claros” que a equipa pretende implementar: “Atrair investimento e criar emprego, aproveitando os fundos europeus, o turismo sustentável e os nossos produtos locais; apoiar os agricultores, os pequenos empresários e os empreendedores com menos burocracia e mais incentivos; apostar nos jovens, no seu talento e no seu futuro; proteger a Serra da Estrela com um desenvolvimento ambientalmente responsável em estreita ligação com os concelhos vizinhos; cuidar dos idosos e apoiar as famílias com melhores condições de saúde, educação e habitação; trabalhar, lado a lado, com todas as freguesias, ouvindo, agindo e resolvendo; restaurar a confiança na política, com gestão transparente, rigorosa e aberta à participação de todos; valorizar os bombeiros e as forças de proteção civil, com reconhecimento e melhores condições.”
“Seia merece mais!”
Paulo Hortênsio concluiu o seu discurso apelando à mobilização: “Seia merece mais! Sim, o concelho de Seia merece muito mais.” E incentivou os cidadãos a participarem da mudança para “construir um futuro melhor para o nosso concelho”.
Mandatários e comissão de honra
Na sessão foram, também, apresentados os mandatários da Candidatura “SIM! Juntos por SEIA.” Gabriela Almeida é a mandatária geral da candidatura; Daniel Tadeu, o mandatário da Juventude e Carla Reis, a mandatária Financeira.
Relativamente à Comissão de Honra, esta é constituída por individualidades de vários quadrantes da sociedade, entre elas, militantes e dirigentes históricos do PSD.
Candidatos às Juntas de Freguesia
Segue-se a lista dos candidatos a presidentes de juntas e uniões de freguesia:
GIRABOLHOS – Armando Oliveira Abrantes
PINHANÇOS – Ruben Filipe Noves da Cruz
SANDOMIL – João Pedro Ferreira Batista
SANTA COMBA – Mário José Marvão Abranches
SANTIAGO – António José Clara
SAZES DA BEIRA – José Carlos Alves da Costa Freire da Silva
SAMEICE E SANTA EULÁLIA – António Jorge de Oliveira Brito
SÃO ROMÃO – Micaela do Rosário dos Santos Martins Ferreira
SEIA – Nuno Miguel Lopes Caetano
TORROSELO E FOLHADOSA – José Miguel Rodrigues da Silva Brás
TOURAIS – Luís António da Cruz Batista
VIDE E CABEÇA – Romeu Miguel da Silva Neves
Elementos à Assembleia Municipal de Seia
Seguiu-se a apresentação de alguns dos elementos à Assembleia Municipal de Seia. A lista é liderada por Lúcia Leitão, seguindo-se Pedro Nuno Silva; Ana Dina Maia; Romeu Lopes e Carlos Coito.
Apresentação dos primeiros candidatos ao Executivo Municipal
No que concerne ao Executivo Municipal, foram oficialmente apresentados os primeiros quatro candidatos ao Executivo Municipal: Paulo Hortênsio (primeiro candidato à Câmara Municipal de Seia); seguindo-se Susana Ferreira; Rodrigo Amaro e Eloísa Ferreira.