JORNAL DO CONCELHO DE SEIA E REGIÃO

Eventos, Cultura e Lazer:

Seia lança livro sobre “As Lagoas da Serra da Estrela”

O Município de Seia apresentou no dia 21 de...

Caminhar para preservar. Caminhada interpretativa com recolha de sementes no Vale do Rossim

O Movimento Estrela Viva e o ICNF vão realizar, na manhã do dia 30...

[E]nergiaSTH 2025 mostrou a força dos estudantes do Politécnico e trouxe uma semana académica ao rubro em Seia

por: Associação de Estudantes da ESTH/IPG

A Associação de Estudantes da ESTH/IPG encerrou, no passado dia 15 de novembro, a [E]nergiaSTH-2025 – Semana do Caloiro, um evento académico que ao longo de seis dias reuniu centenas de jovens em vários espaços da cidade de Seia, afirmando-se como um marco na vida académica local e um sinal claro da vitalidade do ensino superior na região.

Seis dias, seis ambientes e energia inesgotável A semana contou com momentos de convívio, quiz, animação e noites temáticas em três bares parceiros — Loco Talk&Drink, Preto&Branco e Senalonga — culminando numa grande festa final que, devido às condições climatéricas adversas, foi realojada para o Pavilhão Gimnodesportivo do Parque Municipal de Seia, garantindo segurança e conforto a todos os participantes.

O evento apresentou uma programação sólida e diversificada, com atuações de vários artistas e DJs convidados: Karyoka, Rita & Peixe, Renato Rocha, KOLD, Edgar Marquez, ESTOTUNA, Sério e Van Gohen, que elevaram cada noite com performances de grande qualidade.

No dia 15 de novembro, o encerramento trouxe ainda áreas de alimentação e doçaria, reforçando a oferta para todos os participantes.

Um evento seguro, participado e exemplar

Durante toda a semana, não se registaram incidentes, não tendo sido necessária a intervenção das forças de segurança — um sinal de convivência pacífica, responsabilidade e espírito académico saudável. Foram vendidos mais de 500 ingressos, comprovando a capacidade da cidade para acolher eventos desta dimensão e o crescente dinamismo do público jovem.

Agradecimentos institucionais e aos parceiros

A Associação de Estudantes da ESTH/IPG reconhece publicamente o apoio e colaboração essencial de todas as entidades envolvidas.

 Institucionais: Município de Seia, pelo enorme apoio logístico, pela confiança no projeto e pelo esforço incansável no realojamento do último dia, garantindo todas as condições de segurança. Instituto Politécnico da Guarda (IPG), pelo apoio desde o primeiro momento e incentivo constante à diferenciação. IPDJ, cuja missão de apoio ao associativismo juvenil esteve presente durante todo o processo. Junta de Freguesia de Seia, cuja colaboração foi decisiva, mesmo com pouco tempo de atividade.

Parceiros e patrocinadores: Grupo OMB, IOSBrinde, ODL, Funerária Simões, Maquiseia e Carlos Gouveia CarService, pelo apoio e confiança. Pé na Serra e Beijo Gelado, responsáveis pelo serviço de alimentação e doçaria no dia principal do evento.

Bares parceiros: Loco Talk&Drink, Preto&Branco e Senalonga — que acolheram as noites da semana com dedicação, proximidade e entusiasmo. Festcorp, pela coordenação exemplar do planeamento e execução logística de todo o evento. Linha Veloz, pela segurança prestada de forma altamente profissional. Jornal de Santa Marinha, pela divulgação, presença no último dia e contributo fundamental da comunicação social local na promoção de iniciativas jovens e académicas.

Um marco e um ponto de partida

A [E]nergiaSTH-2025 demonstrou que os estudantes do Politécnico estão ativos, unidos e cheios de vontade de construir mais e melhor, marcando o início de um novo ciclo de iniciativas capazes de projetar Seia e o IPG no panorama académico regional. A Associação de Estudantes reforça o compromisso de continuar a promover eventos e atividades que valorizem os estudantes, dinamizem a cidade e fortaleçam o espírito académico.

» Onde comprar o Jornal de Santa Marinha «

OUTROS TEMAS

Conheça os preparativos de Cabeça, Aldeia Natal: uma festa genuína por mãos de gente genuína

Contagem decrescente para o início deste evento que atrai...

Seia acolhe o IV Encontro de Cuidados Paliativos da Serra da Estrela

A Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital Nossa Senhora...

A.R.C. Vodrense Angaria €1160 para Bombeiros Voluntários de Seia

A Associação Recreativa e Cultural Vodrense (A.R.C. Vodrense) promoveu,...

Núcleo Regional do Centro da LPCC distinguido com Selo de Qualidade

O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra...

Santa Casa da Misericórdia de Seia promove sessão sobre “Voluntariado que Transforma Vidas e Comunidades”

No âmbito das comemorações do Dia Internacional do Voluntariado,...

Seia – O regresso do “Natal para Todos”: Akademia de Letras e Números retoma campanha solidária

O espírito de solidariedade regressa à Akademia de Letras...

Atropelamento em Seia faz um ferido grave

Um homem de 62 anos ficou gravemente ferido...

Secções