

A 15ª edição da campanha “Escola Electrão”, que promove a correta separação e encaminhamento para reciclagem de resíduos de pilhas, baterias e equipamentos elétricos, mas também de embalagens usadas, arrancou no início do ano letivo de 2025/2026 e conta já com a inscrição de 10 escolas do distrito da Guarda.
São elas:
- Escola Básica Carolina Beatriz Ângelo, Guarda
- Escola Básica Dr. Abranches Ferrão, Seia
- Escola Básica e Secundária da Sé, Guarda
- Escola Básica e Secundária de Manteigas
- Escola Básica e Secundária Dr. José Casimiro Matias, Almeida
- Escola Básica e Secundária Padre José Augusto da Fonseca, Aguiar da Beira
- Escola Básica e Secundária Sacadura Cabral, Celorico da Beira
- Escola Secundária Afonso de Albuquerque, Guarda
- Escola Secundária de Sabugal
- Escola Secundária Gonçalo Anes Bandarra, Trancoso
As inscrições para este ano letivo continuam abertas e os estabelecimentos de ensino podem fazê-lo através do preenchimento de um formulário, na página da campanha no site do Electrão.
Esta ação de contribuir para a preservação do ambiente é convertida em prémios para as escolas que, por cada 100 quilos de pilhas, 100 quilos de lâmpadas ou 1000 quilos de equipamentos elétricos usados, recebem um cheque-prenda no valor de 75 euros.
A nível nacional a campanha conta já com mais de 500 escolas inscritas. Ao longo de 14 anos a Escola Electrão já recolheu mais de 7 300 toneladas de resíduos, o equivalente ao peso da estrutura da torre Eiffel.
Semana Europeia da Prevenção de Resíduos mobiliza escolas
A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (SEPR), que este ano decorre de 22 a 30 de novembro, dedicada aos equipamentos elétricos usados, está a ajudar a dar um novo impulso a esta 15ª edição da campanha de reciclagem “Escola Electrão”.
“Liga o valor, desliga o resíduo” é uma das mensagens chave da semana temática, que acaba de integrar o Electrão como membro da comissão de acompanhamento desta iniciativa europeia.
O objetivo da Semana Europeia é sensibilizar para a redução da produção de resíduos e promover a economia circular, o que passa por reduzir o consumo desnecessário, reutilizar produtos e materiais e reciclar resíduos corretamente, objetivo que se cruza com o propósito da Escola Electrão, que pretende sensibilizar para a necessidade de encaminhar corretamente para reciclagem pilhas e equipamentos elétricos, além de embalagens.





