A Escola Superior de Turismo e Hotelaria de Seia (ESTH) vai organizar, esta quarta-feira, dia 21 de janeiro, o evento “Sabores e Segredos da Serra: Uma Viagem Sensorial pela Estrela”, que terá lugar nas suas instalações, entre as 9h30m e as 17 horas.
Esta iniciativa, organizada pelos alunos finalistas das licenciaturas em Gestão Hoteleira, Restauração e Catering e Turismo e Lazer, tem como objetivo apresentar uma mostra dinâmica e integrada do que de melhor a região tem para oferecer. O evento propõe uma verdadeira imersão nos pilares do turismo local, combinando gastronomia tradicional (Restauração e Catering), hospitalidade e acolhimento (Gestão Hoteleira) e a criação de experiências turísticas memoráveis (Turismo e Lazer), sempre com a Serra da Estrela como pano de fundo.
A docente Tânia Pereira, responsável pela unidade curricular de Animação Turística que acompanha os alunos das turmas envolvidas, sublinha a importância pedagógica e comunitária deste projeto: “É um verdadeiro privilégio para a nossa Escola poder realizar este tipo de eventos. Eles são a culminação do trabalho e da formação de excelência aqui desenvolvidos, permitindo que os nossos alunos apresentem, na prática, as competências adquiridas. Mais do que uma avaliação académica, é uma contribuição ativa para a divulgação do potencial turístico da nossa região e uma celebração dos produtos endógenos e do património único da Serra da Estrela.”
A sessão solene de abertura está marcada para as 10h15m e será presidida pelo Senhor Diretor da ESTH, Ricardo Guerra. O evento contará ainda com a presença de personalidades ilustres das áreas do Turismo e da Hotelaria, que se juntarão para partilhar o seu testemunho e visão sobre o setor.
A programação inclui workshops dinâmicos dedicados à valorização dos produtos endógenos da Serra, proporcionando uma experiência prática e sensorial única aos visitantes. Num espírito de partilha e de promoção do ensino profissional, o evento contará com a visita de 170 alunos de escolas parceiras que lecionam cursos profissionais na área da Restauração e Hotelaria, num momento de convívio e de troca de conhecimentos entre gerações de futuros profissionais.
A ESTH abre assim as suas portas para um dia repleto de experiências, sabores e descobertas, dirigido a toda a comunidade, profissionais do sector, empresários e a todos os que se interessam pelo desenvolvimento e promoção do território.
A entrada é livre.

PROGRAMA
09h30 – Receção/Credenciação dos Convidados (Check-in)
09h45 – Welcome drinks
10h15 – Abertura oficial com a presença da Direção da ESTH e entidades convidadas.
10h20 – Abertura SeiaTuna
10h30 – Apresentação do Evento10h40 – Diretor ou Sub Diretor da ESTH
10h50 – Presidente da Junta de Freguesia de Seia – Miguel Caetano
11h00 – Movimento Estrela Viva – Joana Viveiro
11h10 – Aldeias de Montanha – Célia Gonçalves
11h20 – Confraria Báquica do Requeijão – Paula Pires
11h30 – Fecho
11h40 – Aberturas dos Stand dos produtores locais (Grupo A)• Stand 1- Licores 21%• Stand 2- Museu do Pão• Stand 3- Vinhos Vila Nova de Tázem• Stand 4- Confraria Báquica do Requeijão• Stand 5 – Estrela COOP• Caça ao Tesouro
11h40 – Atividades de jogos tradicionais (Grupo B)(Cada jogo tem duração de 10 minutos – 60 minutos)
12h40 – 14h20: Pausa para almoço
14h30 – Aberturas dos Stand dos produtores locais• Stand 1- Licores 21%• Stand 2- Museu do Pão• Stand 3- Vinhos Vila Nova de Tázem• Stand 4- Confraria Báquica do Requeijão• Caça ao Tesouro
14h30 – Atividades de jogos tradicionais15h30– Coffeee Break16h00 – Regresso ao Auditório• Breve Introdução• Apresentação dos cursos da ESTH.
16h20 – Conto de lendas de Seia – Dra. Rita Saraiva
16h40 – Anunciar os grupos vencedores e atribuição de prémios e lembranças a todos os alunosenvolvidos e certificados de participação às escolas.
17h00 – Sessão de encerramento com agradecimentos.





