A Paróquia de São Romão, em colaboração com as Instituições de São Romão e da Lapa dos Dinheiros (Seia), está a organizar um evento de grande significado e fé: as Comemorações do 100.º Aniversário de Nascimento do Reverendo Padre José Moreira Martinho (1925-2025). As celebrações decorrerão de 23 a 27 de outubro, cinco dias repletos de momentos de oração, cultura e convívio, em homenagem ao sacerdote que marcou profundamente a vida pastoral e social destas paróquias.
O Padre José Moreira Martinho, que serviu estas comunidades com uma intensa missão pastoral e ação social entre 1950 e 2018 (tendo falecido em 2022 aos 96 anos), é recordado pelo seu empenho no progresso material e cultural das paróquias, pela sua caridade evangélica, e por iniciativas como a democratização do espaço da igreja, a gratuidade de atos sacramentais (batizados, casamentos e funerais) e o seu papel na fundação e direção da Banda da Academia de Santa Cecília.
O programa comemorativo arranca esta quinta-feira, dia 23, com a Eucaristia Solene às 20h30 na Igreja Matriz de São Romão.
A sexta-feira, dia 24, será dedicada à música, com o “A Música é a Divina Arte! – Concerto de Oração” na Igreja Nova de São Romão, pelas 20h30.
O dia mais extenso será o sábado, 25 de outubro, com um passeio na Lapa dos Dinheiros, “Contemplando, com Esperança, as Maravilhas da Criação!”, às 10h00. Segue-se, às 14h30, a inauguração da “Exposição Fotográfica: Vida e Obra do Pe. Martinho” no Salão da Igreja Nova de São Romão e no Centro Cultural da Lapa dos Dinheiros. A jornada culmina com a Missa Vespertina às 17h30, na Igreja Nova de São Romão e a Procissão das Velas, às 21h00, que assinala, também, a celebração do 75.º Aniversário da Consagração da Paróquia de São Romão ao Imaculado Coração de Maria.
O domingo, 26 de outubro, é marcado por um forte sentido comunitário. Após as arruadas e a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de São Romão, a Eucaristia Solene na Igreja Nova de São Romão realiza-se às 12h00. Às 13h30, o Almoço de Convívio, no Salão da Igreja Nova de São Romão, será um dos pontos altos (sujeito a inscrição prévia até 19 de outubro). A tarde reserva o “Sarau Cultural” às 16h00.
O ponto culminante das celebrações ocorre na segunda-feira, dia 27, data do centenário. As comemorações terminam com a Deslocação e Parada à “Terra do Sr. Pe. Martinho”, às 18h30, seguida da Eucaristia Solene em louvor do Sagrado Coração de Jesus, às 19h30, na Igreja Nova de São Romão.
As Paróquias e Instituições de São Romão e da Lapa dos Dinheiros convidam toda a comunidade e amigos do falecido sacerdote a participar neste programa que honra o legado de uma figura ímpar que dedicou a sua vida à fé e ao serviço.






