Nesta coluna, na edição anterior, afirmava que a história das eleições se escreveria com o desempenho dos três principais candidatos à câmara. Assim foi, mas há outros factos que merecem referência.
João Tilly é um dos derrotados nestas eleições, mas pode sorrir. Com uma campanha pobre, esteve longe de eleger um vereador, mas ganhou mais um assento na Assembleia Municipal e o seu partido obteve um crescimento significativo de votos no concelho face a 2021 o que, neste contexto, pode significar que o CH começa a consolidar uma base eleitoral.
Luciano Ribeiro é o grande vencedor deste ato eleitoral. Mantém a mesma composição na câmara municipal, mas os eleitores reforçaram-lhe a confiança, tendo-lhe concedido mais 900 votos do que em 2021.
Paulo Hortênsio é o grande derrotado nestas eleições. Uma campanha esforçada, mobilizadora e de seriedade, mas que não foi suficiente para se traduzir em votos. Foi vencido pela MÁQUINA e foi também vítima de ressentimentos e vinganças pessoais internas, que se sobrepuseram aos interesses da comunidade.
Os resultados revelaram outro grande vencedor. Miguel Caetano é merecedor de referência destacada, por ter vencido na maior freguesia do concelho, presidida pelo PS nos últimos mandatos, importância reforçada pelo facto de contrariar a tendência no concelho.
Uma má notícia da noite eleitoral foi o facto de a CDU ter perdido o único deputado municipal, ficando prejudicada a pluralidade partidária e o debate democrático na Assembleia Municipal.
Nota negativa para o caciquismo que se mantém vivo e enraizado, ao contrário do que foi profetizado por um dos candidatos, manifestado pela perturbação premeditada em sessões de apresentação de candidaturas e pela intimidação e provocação a membros de listas e a delegados em mesas de voto.
Finalmente, uma nota positiva para uma maior afluência às urnas por parte dos eleitores senenses face a 2021 (65,58% – 60,53%), mesmo verificando-se uma redução do número de eleitores inscritos (20.215 – 20.813).

QUEM GANHOU, QUEM PERDEU E QUEM GANHOU PERDENDO





