A Vila de São Romão recorda hoje, o 100.º aniversário de nascimento de José Rodrigues Loureiro (1925-2015), uma personalidade incontornável, recordada pela família e por toda a comunidade como um homem de grande dimensão humana, empreendedor, solidário e incansável defensor das causas da sua terra.
A homenagem sublinha uma vida de dedicação, marcada por um sorriso fácil e uma forte ligação comunitária. José Rodrigues Loureiro, carinhosamente conhecido como o “Zé Amaral” (apelido herdado do seu padrinho), deixou uma marca indelével não só na sua família – sendo pai, avô e bisavô – mas também no tecido social e económico de São Romão.

De Feirante a Empresário de sucesso
A vida de José Rodrigues Loureiro começou com desafios, tendo ficado órfão de pai em tenra idade e sido criado pelos padrinhos, D. Aninhas e Sr. Amaral, nas Barreiras.
A sua veia empreendedora manifestou-se cedo. Começou a acompanhar o padrinho na venda de fazendas e cobertores, utilizando uma carroça puxada por uma mula, percorrendo São Romão e concelhos vizinhos como Nelas e Mangualde.
Já adulto, adquiriu um automóvel e manteve a atividade nas feiras locais e regionais até idade avançada.
Nos anos 70, abriu o primeiro estabelecimento comercial em São Romão, na Rua do Comércio. O negócio cresceu significativamente e, em 1998, culminou na construção de um prédio próprio para armazém e comércio.
A atividade comercial transitou oficialmente para os filhos em 1992, quando quatro deles formaram a sociedade Irmãos Loureiro, Lda.


O Homem da terra e da família
Casado com Maria Eduarda dos Santos Ferreira, a 27 de dezembro de 1951, José Rodrigues Loureiro viu a sua família crescer rapidamente, tendo tido sete filhos.
Apesar de ser sobretudo comerciante, nunca descurou a agricultura, cultivando todos os terrenos da família. Tinha especial gosto em partilhar os produtos da terra — batatas, azeite, maçãs e couves — com os filhos depois de casados. Em 2001, o casal celebrou as suas Bodas de Ouro, num convívio familiar recordado por todos.
A sua dedicação era inquestionável: “Por trás de um grande Homem há sempre uma grande Mulher”, sendo Maria Eduarda o seu apoio imprescindível.


Um cidadão ativo e defensor de São Romão
O compromisso de José Rodrigues Loureiro com São Romão refletiu-se na sua intensa participação em diversas instituições locais. Integrou os órgãos diretivos da Banda da Academia de Santa Cecília sendo a sua presença assídua ao longo de muitos anos. Colaborou ativamente no processo de fundação da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de São Romão.Foi membro da Junta de Freguesia de São Romão no mandato de 1977 a 1979. Chegou a ser presidente da Direção da Associação Desportiva de São Romão (1991-1992) e integrou várias Comissões Administrativas.
Membro do Conselho Económico da Fábrica da Igreja e católico fervoroso, foi portador da “Umbela do Santíssimo” nas procissões durante vários anos.
Em 2012, foi alvo de uma homenagem sentida pelo Clube Rotary de Seia, onde foi destacado o seu espírito generoso para com os mais desfavorecidos.
Fiel ao Sport Lisboa e Benfica e ao Partido Social Democrata (PSD), José Rodrigues Loureiro, que faleceu serenamente a 8 de janeiro de 2015. É recordado hoje como uma personalidade de referência que dedicou a sua vida ao desenvolvimento da Vila de São Romão.
O passado fim-de-semana, a família reuniu-se num almoço-convívio, em sua homenagem.






