A Santa Casa da Misericórdia de Seia promove, entre os dias 30 de maio e 6 de junho, mais uma edição da Semana da Padroeira, este ano com um significado particularmente especial, ao celebrar os 455 anos de existência da Instituição.
Ao longo de uma semana, a SCM Seia apresenta um programa diversificado, que envolve as várias valências da Instituição e integra atividades internas e abertas à comunidade, num conjunto de iniciativas que visam assinalar a história, a missão e o trabalho desenvolvido ao longo de mais de quatro séculos ao serviço da sociedade.
As comemorações têm início no dia 30 de maio, com o Dia do Irmão, pelas 21h, na Igreja da Misericórdia, num momento marcado pela entronização dos novos Irmãos da Instituição, seguido de um mini-concerto pela Orquestra da Escola Profissional da Serra da Estrela, aberto ao público.
No dia 31 de maio, pelas 16h, realiza-se a Missa da Padroeira e Missa das Crianças Finalistas do Pré-Escolar, na Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) da SCM Seia, numa celebração dirigida a crianças, pais, utentes, familiares e colaboradores.
A programação prossegue a 1 de junho, com a abertura da ERPI à comunidade para um mini-concerto da Orquestra de Cordas do Conservatório de Música de Seia, bem como workshops para pais das crianças da creche e pré-escolar, sob o tema “Cuidar, Nutrir e Comunicar”.
No dia 2 de junho, os utentes do Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) protagonizam uma recriação histórica da Romaria à Senhora do Espinheiro, evocando tradições e memórias ligadas à identidade cultural da região.
A 3 de junho, pelas 14h30, o Auditório da Casa Municipal da Cultura de Seia acolhe a conferência “Saúde Mental Positiva: Nutrir a Mente, Impulsionar a Vida”, promovida pela valência Cuidar em Demência. A participação é gratuita, mediante inscrição prévia.
Já no dia 5 de junho, pelas 15h30, o jardim da Biblioteca Municipal de Seia recebe a conferência “Entre Chá e Solidariedade: Conversas de Voluntariado”, dinamizada pela equipa de voluntariado da SCM Seia. Também esta iniciativa é gratuita, sujeita a inscrição.
A Semana da Padroeira encerra no dia 6 de junho com dois momentos simbólicos: às 16h00, a abertura da Torre Sineira da Igreja da Misericórdia, com testemunhos de antigos guardas sineiros da Instituição e, às 21h30, o tradicional Concerto da Padroeira, na Igreja Matriz de Seia, com atuação do Coro Gregoriano da SCM Seia e de um coro convidado.
Com esta programação especial, a Santa Casa da Misericórdia de Seia reforça o seu compromisso com a comunidade, promovendo iniciativas culturais, sociais e intergeracionais que celebram 455 anos de história, dedicação e serviço.




