Um convite à calma – O despertar imaculado da Póvoa Velha

Há lugares na Serra da Estrela onde o inverno tem um encanto especial. Póvoa Velha, no concelho de Seia, é um desses raros pontos onde, mesmo a cotas mais baixas, a neve por vezes chega e transforma por completo a paisagem.

Quando isso acontece, a aldeia ganha um silêncio diferente, quase mágico. Ao abrir a janela, encontra-se um mundo redesenhado em tons de branco. O manto de neve cobre telhados, muros e caminhos, suavizando formas e envolvendo tudo numa atmosfera de tranquilidade profunda.

As emblemáticas casas com a sua arquitetura tradicional de pedra, surgem então como refúgios saídos de um conto de inverno. O contraste entre o vermelho vivo das molduras das janelas e o branco puro acumulado nos telhados e pátios cria uma harmonia visual rara, digna de postal.

Não há pressa nas ruas. O silêncio abafado da neve é apenas interrompido, aqui e ali, pelo estalar dos ramos sob o peso do gelo ou pelo fumo que começa a sair das chaminés, sinal do conforto das lareiras acesas.

Nestes dias em que a natureza surpreende, Póvoa Velha recorda-nos o privilégio de viver (ou simplesmente visitar) a Serra da Estrela no inverno. Não é apenas frio; é uma experiência sensorial de calma, beleza e autenticidade que convida a parar e a contemplar.

Imagens: Casas da Ribeira – Póvoa Velha

» Onde comprar o Jornal de Santa Marinha «

OUTROS TEMAS

Centro de Saúde de Seia inaugurado após investimento de 2,7 milhões de euros

O Centro de Saúde de Seia foi oficialmente inaugurado...

APdSE apresenta em Seia plataforma multifuncional única no país para resposta a emergências no abastecimento de água

Solução desenvolvida pela Águas Públicas da Serra da Estrela...

Gastronomia ancestral Maia em destaque na Escola Superior de Turismo e Hotelaria de Seia

​A Escola Superior de Turismo e Hotelaria (ESTH) de...

Município de Seia abre candidaturas para bolsas de estudo no ensino superior

O Município de Seia tem a decorrer até 31...

UPG apresentou penso inteligente e gel para intoxicação por fármacos no Biomeet 2026

No maior encontro nacional de biotecnologia e ciências da...

Celorico da Beira – Detido por posse ilegal de armas

O Comando Territorial da Guarda, através do Posto Territorial...

Guarda – Recolha de Coruja-do-mato

O Comando Territorial da Guarda, através do Serviço de...

Secções