Com milhares de fiéis a percorrerem as estradas do país rumo ao Santuário da Cova da Iria, em Fátima, a Guarda Nacional Republicana (GNR) já deu início à Operação “Peregrinação Segura 2026”. A iniciativa, que arrancou no passado dia 4 e se prolonga até 13 de maio, visa garantir que a fé não seja ensombrada por acidentes, focando-se na proteção dos peregrinos e na fluidez do tráfego rodoviário.
O dispositivo operacional está atualmente na sua primeira fase, dedicada inteiramente ao acompanhamento dos grupos que caminham pelas bermas de estradas nacionais e vias principais. Perante percursos caracterizados por tráfego intenso e bermas estreitas, a GNR reforçou o patrulhamento e a sensibilização direta junto dos pedestres.
Tecnologia ao serviço da segurança
Uma das grandes novidades desta operação é a integração tecnológica. Para aumentar a eficácia da comunicação, a GNR está a utilizar a plataforma Waze para emitir alertas em tempo real. Os condutores que circulem nas vias críticas receberão mensagens personalizadas com conselhos de segurança e avisos sobre pontos de perigo e densidade de peregrinos, permitindo uma condução mais prevenida.
A operação foi desenhada para responder aos diferentes momentos da peregrinação:
Assim, até 11 de maio, o foco total será na estrada, com monitorização de pontos de risco e acompanhamento de grupos pedestres. Nos dias 12 e 13 de maio, o esforço transita para a cidade de Fátima e para o recinto do Santuário, com uma gestão apertada dos fluxos de entrada e saída e coordenação com as equipas de socorro e proteção civil.
Conselhos para os peregrinos
Para reduzir o risco de atropelamentos e garantir deslocações seguras, a GNR aconselha:
- Não usar auscultadores nem telemóvel durante a caminhada (isto reduz a perceção do tráfego e aumenta o risco de atropelamento);
- Caminhar sempre na berma contrária ao sentido do trânsito, nunca pela faixa de rodagem (permite ver os veículos que se aproximam);
- Caminhar em fila única;
- Sinalizar o início e o fim do grupo;
- Utilizar coletes refletores;
- Evitar zonas onde a circulação de peões é proibida;
- Evitar caminhar sozinho durante a noite;
- Redobrar a atenção ao atravessar vias.
Recomendações na cidade de Fátima e no Santuário
A GNR recomenda:
- Chegar com antecedência para evitar filas prolongadas;
- Guardar bens pessoais na bagageira antes de estacionar e não deixar bens à vista no interior das viaturas;
- Transportar documentos pessoais consigo, evitando deixá-los no veículo;
- Manter carteira e telemóvel em bolsos frontais ou bolsas com fecho junto ao corpo;
- Evitar transportar grandes quantias de dinheiro, dividi-lo por vários locais;
- Não levar objetos de valor ou bens ostensivos;
- Manter o telemóvel carregado e contactos do grupo acessíveis;
- Após as cerimónias, sair de forma calma e gradual;
- Nunca perder de vista os idosos e crianças que o acompanham, garantindo que têm consigo o contacto de um adulto do grupo.
A GNR recorda que, embora o dispositivo esteja no terreno para apoiar e proteger, “a segurança de todos começa com a responsabilidade de cada um”.



