“Com estes cursos, a UPG dá um sinal claro em Gouveia de quanto está empenhada na difusão e na transferência de conhecimento, bem como na valorização económica e social dos recursos humanos da sua região”, afirma o reitor da universidade, Joaquim Brigas. Segundo o Município de Gouveia, os três novos cursos na cidade reforçam “a oferta de ensino superior e a qualificação dos recursos humanos em áreas estratégicas para o desenvolvimento do território”.
A Universidade Politécnica da Guarda – UPG vai lançar em Gouveia três cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP) no ano letivo de 2026-27. Os cursos em “Enogastronomia”, em “Gerontologia” e em “Riscos de Proteção Civil” vão ser ministrados pela UPG em colaboração com o Instituto de Gouveia – Escola Profissional, com o apoio da Câmara Municipal de Gouveia.
As três instituições vão celebrar um “Protocolo de Colaboração Tripartido” que será assinado amanhã, dia 12 de agosto, quarta-feira, no polo da Escola de São Julião do Instituto de Gouveia – Escola Profissional. A assinatura do protocolo está marcada para as 16:30 e será realizada pelos líderes das três instituições signatárias.
“A Universidade Politécnica da Guarda tem como uma das suas missões mais importantes contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade no seu território de influência, formando profissionais qualificados para todas as áreas, como o tecido empresarial, o setor social ou as autarquias”, afirma o seu reitor, Joaquim Brigas. “Com estes três cursos em Gouveia, a UPG dá um sinal claro de quanto está empenhada na difusão e na transferência de conhecimento, bem como na valorização económica e social dos recursos humanos da sua região”.
O Município de Gouveia sublinha, por seu lado, que os três novos cursos na cidade reforçam “a oferta de ensino superior e a qualificação dos recursos humanos em áreas estratégicas para o desenvolvimento do território”.
“Num território que enfrenta desafios demográficos exigentes, uma universidade deve desempenhar hoje uma missão que vá além do ensino: tem de atrair talento, apoiar a inovação, qualificar profissionais e ajudar a fixar pessoas”, afirma o reitor da Universidade Politécnica da Guarda, Joaquim Brigas. “Para além de ensinar, desenvolver investigação e produzir conhecimento nas suas escolas, a UPG terá cada vez mais disponibilidade para apoiar a inovação das empresas, colaborar com os municípios, formar profissionais ao longo da vida e ajudar a resolver os desafios da sociedade na região”.





