Obra avaliada em 2,1 milhões de euros. Um espaço para crescer, aprender e ser feliz.
Foram inauguradas, no passado dia 16 de agosto (sábado) as novas infraestruturas do Centro Paroquial de Seia, destinadas às respostas sociais de Creche e Pré-Escolar. Uma obra avaliada em 2,1 milhões de euros, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) em 1 milhão e duzentos mil euros, que nasceu do sonho da Direção e tornou-se realidade através do esforço coletivo de todos os que acreditaram no projeto.
Mais do que um edifício, esta obra representa a concretização de um espaço pensado para as crianças, mas também para a comunidade, “onde o humano e o divino, o aprender e o contemplar se encontram em perfeita harmonia”, refere a direção.
O projeto, com uma arquitetura que mistura estética, funcionalidade e ecologia, foi feito para ser um ambiente de aprendizagem, liberdade, e crescimento, com foco no bem-estar e na felicidade das crianças. “Neste lugar, a criança é o centro: parte da comunidade, da natureza, da vida”.
Relativamente ao equipamento para creche e pré-escolar tem uma capacidade para 213 crianças. Com carácter inovador na medida em que vai ter um parque infantil inspirado na “cozinhas de Lama ” e ” Parques de floresta”, tem um projeto educativa e plano anual de atividades (PAA) transversal para as respostas sociais de crianças e idosos (ERPI), implementou um projeto piloto de semana de trabalho de 4 dias, está certificada Sistema de gestão de qualidade para crianças e idosos em simultâneo.
Nova ERPI
O Centro Paroquial de Seia tem licenciado um projeto para Estrutura Residencial para Idosos (ERPI) com capacidade de para 60 utentes em regime de residência e 10 em apartamentos com um total de 70 utentes. A obra está em fase de concurso público com previsão de início de execução para o próximo mês de outubro.
Um legado de mais de 75 anos
Com uma história de mais de sete décadas e meia, o Centro Paroquial de Seia continua a servir a comunidade. A inauguração marca um novo capítulo na sua história, unindo o legado de gerações passadas projetando-se para o futuro com uma resposta educativa moderna e humanizada.









