A floresta e a água, pilares da sustentabilidade na Serra da Estrela, estarão no centro das atenções no próximo dia 10 de novembro, com a realização da ação intitulada “Água Responsável, Melhor Floresta”. A iniciativa, cofinanciada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e pela União Europeia – NextGenerationEU no âmbito do Programa Melhor Floresta, visa promover o debate sobre a gestão sustentável da floresta e a valorização dos Serviços dos Ecossistemas, com particular foco na região da Serra da Estrela.
O evento terá início às 14h30 no Auditório da Unidade Industrial da Sumol Compal, em Gouveia, um dos parceiros organizadores.
O programa da tarde inclui as seguintes apresentações:
- 14h30: Boas-vindas.
- 14h45: “Sustentabilidade do território: Para que nunca acabe”, por Sumol Compal / Água Serra da Estrela.
- 15h00: Apresentação do “Programa Melhor Floresta e o Campo de Demonstração na Serra da Estrela”, pela 2BForest, entidade organizadora. A 2BForest é especializada em consultoria e promoção de Boas Práticas Florestais.
- 15h15: Intervenção a confirmar do FSC Portugal (Forest Stewardship Council). O FSC é uma organização internacional dedicada à promoção de uma gestão florestal responsável.
- 15h30: Intervenção a confirmar do Estrela GeoPark. A Associação Geopark Estrela tem como missão contribuir para a proteção, valorização e dinamização do património natural e cultural, com ênfase no património geológico da região.
- 15h45: Coffee Break.
O ponto alto do evento será a Visita à área florestal do Campo de Demonstração na Serra da Estrela, agendada entre as 16h00 e as 17h00, permitindo aos participantes conhecer de perto as boas práticas florestais em ação.
A ação é organizada pela 2BForest, em parceria com a Sumol Compal e com a participação do FSC Portugal e do Estrela GeoPark.
O Programa Melhor Floresta visa a sustentabilidade, biodiversidade, fixação de carbono e redução do risco de incêndio, promovendo a gestão e renovação da floresta através de boas práticas. Esta iniciativa insere-se na Componente C8 (Florestas) da dimensão Resiliência do PRR.
O evento em Gouveia promete ser uma plataforma crucial para a partilha de conhecimento e para o reforço da importância da gestão florestal sustentável na Serra da Estrela.







