O país prepara-se para uma mudança drástica nas condições meteorológicas a partir desta noite, com a aproximação e rápida travessia de uma superfície frontal fria que promete agitar o estado do tempo. O dia de amanhã, 5 de novembro, será marcado por precipitação forte, descida acentuada das temperaturas e, pela primeira vez nesta época, a possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos.
Durante a noite e nas primeiras horas da manhã de quarta-feira, a frente fria deverá atravessar o território nacional de forma veloz, descarregando chuva forte num curto espaço de tempo. Esta intensidade e concentração da precipitação levam as autoridades a alertar para possíveis impactos graves, incluindo:
• Inundações rápidas em zonas historicamente vulneráveis.
• Cheias urbanas devido à dificuldade de escoamento dos sistemas pluviais.
• Acumulação de água nas estradas, com forte recomendação para a máxima prudência na condução.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu avisos, com especial destaque para a possibilidade de trovoada e rajadas de vento que, nas terras altas, poderão atingir valores próximos ou superiores a 100 km/h.
Neve à vista: Serra da Estrela com os primeiros flocos
Após a passagem da frente fria, o cenário será de uma descida acentuada das temperaturas. Este ar frio, que se fará sentir com maior rigor nas regiões Norte e Centro, trará a tão aguardada primeira incursão de neve na Serra da Estrela.
A possibilidade de surgimento dos primeiros flocos de neve está prevista para os pontos mais altos da serra (acima dos 1800 metros), a partir do final da tarde de quarta-feira. As autoridades já alertam para o condicionamento da circulação rodoviária nos acessos à Serra, caso se confirme a queda de neve.
Recomendações à População
Perante este cenário, as entidades de Proteção Civil recomendam à população que:
• Limpe algerozes e caleiras.
• Garanta a desobstrução de sistemas de escoamento.
• Evite atravessar zonas alagadas ou passagens subterrâneas.
• Reduza a velocidade e redobre a atenção na condução.
• Acompanhe as atualizações dos avisos meteorológicos emitidos pelo IPMA.
A instabilidade deverá prolongar-se por grande parte do dia de quarta-feira, atenuando-se gradualmente nas regiões do sul, mas mantendo-se a probabilidade de aguaceiros até ao final da semana.





