Os amantes da sétima arte em Seia têm um encontro marcado esta quarta-feira, dia 5 de novembro, na casa Municipal da Cultura de Seia, com o regresso das sessões de cinema do Cineclube de Seia, promovidas pela Associação de Arte e Imagem de Seia (AAIS).
O ciclo tem início às 21h00 e arranca com a exibição de “Lavagante”, o mais recente filme do realizador Mário Barroso (2025).
“Lavagante” é um filme que mergulha o espetador no turbulento início dos anos 1960 em Portugal, durante a ditadura salazarista. A narrativa, descrita como uma “história de amor e enganos”, desenrola-se num cenário de repressão e resistência.
O filme aborda temas como a ação da polícia política (PIDE); a censura e as perseguições e as prisões e a revolta estudantil que marcou a época.
O argumento tem um peso histórico e cultural significativo, sendo o último argumento escrito pelo falecido António-Pedro Vasconcelos, adaptado da última obra literária de José Cardoso Pires.
O elenco conta com nomes de destaque do cinema português, incluindo Francisco Froes, Nuno Lopes, Júlia Palha e Leonor Alecrim.
As sessões do Cineclube de Seia continuam a ser acessíveis a toda a comunidade, com preços simbólicos:
- Associados da AAIS: 1€
- Não Associados: 2€
O Cineclube de Seia/AAIS convida assim o público a iniciar este novo ciclo cinematográfico com uma obra que promete não só entretenimento, mas também uma reflexão sobre um período crucial da história portuguesa.






