O 2.º Comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de São Romão, João Barata, é o novo Vice-Presidente da Direção da Federação de Bombeiros do Distrito da Guarda (FBDG). A tomada de posse ocorreu no passado dia 26 de junho, visando assegurar a continuidade e o regular funcionamento dos órgãos sociais da instituição.
A reestruturação da equipa diretiva surge na sequência da assunção de funções de Marco Lucas, como Vice-Presidente, para assumir o cargo de 2.º Comandante Operacional Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil das Beiras e Serra da Estrela, na Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Em comunicado, a Federação de Bombeiros do Distrito da Guarda expressou publicamente um “profundo reconhecimento” ao Comandante Marco Lucas pelo empenho, dedicação e confiança depositada no projeto ao longo do seu mandato.
Paralelamente, a Direção manifestou “total confiança” nas capacidades de João Barata para o desempenho das novas responsabilidades, desejando-lhe um mandato pautado pelo rigor, competência e pela “permanente defesa dos interesses dos Corpos de Bombeiros e das Associações Humanitárias de Bombeiros do Distrito da Guarda”.
Com esta transição, a FBDG reafirma o seu compromisso institucional de continuar a trabalhar em estreita colaboração com todas as entidades do setor, mantendo como foco principal a valorização e o apoio aos soldados da paz de todo o distrito.



