No âmbito dos apoios à população afetada pelo incêndio que deflagrou no concelho no passado dia 13 de agosto, o Município de Seia iniciou, na manhã de hoje, a distribuição de alimentação para abelhas, ovinos e caprinos, de forma a dar resposta às necessidades mais prementes identificadas nesta primeira fase.
Resultante do primeiro levantamento efetuado pelas equipas multidisciplinares no terreno, a autarquia vai distribuir duas toneladas de alimento artificial diretamente aos apicultores afetados pelo incêndio, abrangendo as freguesias de Vide e Cabeça, Teixeira, Loriga e Alvoco da Serra.
Para colmatar a escassez de alimento provocada pela devastação do fogo, os serviços municipais vão ainda entregar, nesta fase inicial, 200 fardos de palha destinados a animais ruminantes e asininos, igualmente nas freguesias afetadas. A entrega está a ser efetuada diretamente aos proprietários dos animais, de acordo com o levantamento realizado. A distribuição teve início esta manhã, em Vide.
Tendo em conta que o levantamento das necessidades continua em andamento, a população pode reportar situações urgentes relacionadas com alimentação animal ou outras necessidades através da linha de apoio criada para o incêndio – 238 310 242 e 917 314 993 – ou pelo e-mail incendios@cm-seia.pt.
Paralelamente, as equipas multidisciplinares mantêm-se no terreno a realizar a triagem dos prejuízos e das situações mais emergentes, com especial atenção a casos de emergência social que envolvem pessoas sem proteção. Esta linha de apoio será acompanhada por diversos serviços municipais, preparados para dar resposta rápida e adequada às solicitações recebidas.



