Fundada a 22 de setembro de 1846, em Santa Marinha, no concelho de Seia, a Sociedade Musical Estrela da Beira (SMEB) é uma das filarmónicas mais antigas de Portugal e um pilar cultural e de tradição na região que merece ser reconhecida e aplaudida.
A sua longevidade demonstra o enorme valor e a paixão pela música que tem sido transmitida de geração em geração. É um feito notável que merece ser celebrado por todos os que apreciam a dedicação e o talento que a banda partilha com a comunidade.
A instituição foi reconhecida com o estatuto de utilidade pública pelo governo, que destacou as suas “relevantes atividades de interesse geral no âmbito da promoção da atividade musical e cultural”.
Além das suas atuações regulares, a Sociedade Musical Estrela da Beira tem uma escola de música dedicada à formação de novos talentos, tanto jovens como adultos. A banda participa em diversos eventos, como festividades, concertos, procissões e encontros de bandas filarmónicas, e também colabora com entidades públicas e privadas.
O trabalho da banda é valorizado pelo projeto “Filarmonias”, promovido pelo Município de Seia, que procura divulgar as atividades das cinco coletividades musicais do concelho.
Para comemorar este dia festivo, a Banda vai promover, no próximo domingo, dia 28 de setembro, uma romagem aos cemitérios (9h30m), seguindo-se, pelas 11 horas, a Eucaristia em honra de todos os que já fizeram parte da SMEB e, pelas 11h30m, decorrerá um concerto no Largo de São João.
O JSM endereça as maiores felicidades à Sociedade Musical Estrela da Beira pelo seu aniversário e pelo trabalho que tem vindo a realizar ao longo de todos estes anos! Que a música continue a soar e a inspirar por muitos mais anos!
