Entre sabores ancestrais, música tradicional e a presença viva das gentes da serra, o Município de Seia mostrou ao país o que de melhor se produz no território.
A Feira do Queijo Serra da Estrela esteve ontem no programa Praça da Alegria. A representação de Seia não se fez apenas de produtos, mas de histórias e rostos. Os produtores locais estiveram em destaque, levando o incontornável Queijo Serra da Estrela, o mel silvestre e os enchidos tradicionais — iguarias que são o pilar da gastronomia da região.
A acompanhar os produtos, a figura central da montanha: o pastor. A sua presença no programa serviu de lembrete da autenticidade e do esforço humano que garantem a preservação de um produto único e genuíno no mundo, reforçando a ligação profunda de Seia às suas raízes. A animação ficou a cargo do Grupo de Concertinistas da Folgosa da Madalena (Seia).
Com as suas sonoridades genuínas, o grupo levou a alegria da cultura popular ao público nacional, provando que a tradição em Seia continua viva e recomenda-se. No plano institucional, a Vereadora Teresa Pereira representou o Município de Seia e a organização do evento. Em declarações, a autarca reforçou a importância da Feira do Queijo como um dos maiores embaixadores da identidade senense e um motor de excelência económica para o território.
A Feira do Queijo Serra da Estrela decorre a partir de amanhã, dia 14 e até 17 de fevereiro, reafirmando-se como um evento obrigatório, onde o saber-fazer dos antepassados está aliado com a promoção de um território único e um destino de eleição. Cortesia e direitos de Imagem: RTP – Programa “Praça da Alegria”





