Início Site Página 133

Campanha “Dê Troco a Quem Precisa”

Iniciativa solidária para apoiar os mais vulneráveis no acesso ao medicamento está de volta

No distrito da Guarda, são várias as farmácias aderentes. No concelho de Seia poderá deixar o seu contributo na Farmácia de São Romão e na Farmácia Sena.

Está de volta a Campanha solidária “Dê Troco a Quem Precisa”. A 11.ª edição desta iniciativa começa hoje e decorre até 29 de maio, em cerca de 600 farmácias aderentes em todo o país. Durante este período, qualquer cidadão poderá doar o troco das suas compras ao Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, da Associação Dignitude. Os donativos angariados vão ajudar famílias em situação de pobreza a acederem aos medicamentos de que precisam.

Segundo o Índice de Saúde Sustentável desenvolvido pela Nova Information Management School, 1 em cada 10 portugueses não consegue comprar os medicamentos de que precisa porque não tem dinheiro para os pagar.

Para apoiar esta causa basta ir a uma farmácia aderente ou poderá fazer o donativo por MB WAY (932 440 068) ou transferência bancária (PT50 0036 0000 9910 5914 8992 7).

Só no distrito da Guarda existe uma rede de 28 farmácias abem à qual 600 beneficiários acederam, sem custos, aos medicamentos prescritos pelos seus médicos. Desde o início do Programa abem em 2016, já foram dispensadas 34.124 embalagens de medicamentos apenas neste distrito no âmbito desta iniciativa.

Atualmente, a Rede abem conta com 9 entidades referenciadoras no distrito da Guarda:

Município de Aguiar da Beira

Município de Celorico da Beira

Município de Fornos de Algodres

Município de Manteigas

Município de Pinhel

Município de Seia

Município de Mêda

Município de Vila Nova de Foz Côa

Município do Sabugal

O Programa abem já apoiou mais de 36 000 beneficiários.

Seia volta a organizar Semana da Criança e do Brincar

A importância do brincar e da atividade lúdica no desenvolvimento das crianças volta a estar em destaque em Seia. O Município vai organizar, de 28 de maio a 1 de junho, a quarta edição da “Semana da Criança e do Brincar”, com uma programação gratuita destinada a pais, profissionais, crianças e jovens e comunidade em geral.

A Semana da Criança inicia a 28 de maio, com uma manhã de atividades no Estádio Municipal, um convite para as crianças dos jardins de infância e escolas do 1.º ciclo do concelho brincarem sem parar, não fosse este o Dia Mundial do Brincar. Além de jogos, insufláveis e brincadeiras tradicionais, a manhã é enriquecida com uma demonstração de meios da Guarda Nacional Republicana – GNR.

No dia seguinte, 29 de maio, a Biblioteca Municipal recebe, às 18h, um concerto para todas as idades, apresentado pela Boutique da Cultura. Este espetáculo combina música, poesia, trava-línguas e histórias, sendo ideal para um público de 3 a 193 anos. Mais tarde, às 21h, a criadora de conteúdos digitais Sofia Alves, autora do blogue “Eu Tu e 4 Filhos” e do livro “O Amor Cura”, partilhará suas experiências em “Conversas Sem Nome”.

No dia 30 de maio, duas sessões de teatro para bebés e crianças serão apresentadas pela Associação Cultural Primeira Pedra. Às 10h30, a peça “Um Mergulho no Mar” será destinada a bebés de 4 meses a 3 anos, seguida por uma sessão às 11h30 para crianças até 7 anos.

A sexta-feira, 31 de maio, será dedicada à reflexão e ao conhecimento com o IV Encontro “A Criança e o Brincar”, que este ano aborda o tema “Direitos das Crianças ou Crianças com Direitos”. A conferência, coordenada pelo pediatra Hugo Rodrigues, ocorrerá no auditório da Biblioteca Municipal e incluirá quatro painéis: “Direitos da Criança”, “Mais Amor, Melhor Educação”, “O Direito a Brincar: Passado, Presente e Futuro” e “Como Tornar Crianças Conscientes dos seus Direitos”.

Neste dia, às 18h, os animais do Canil Municipal são protagonistas do teatro “Um Amigo Patudo”, no parque verde do CISE – Centro de Interpretação da Serra da estrela.

Para o dia 1 de junho, Dia Mundial da Criança, o município preparou três atividades especiais. Pela manhã, a cantora Elvire de Paiva e a pianista Joana Rolo apresentarão o concerto “Vocalini, Vamos Cantar Ópera!” no Cineteatro da Casa Municipal da Cultura, com sessões às 10h30 para os mais pequenos e às 12h para crianças dos 5 aos 9 anos. Às 15h30, no mesmo local, será exibido o filme “A Grande Viagem 2 – Entrega Especial”.

A Semana da Criança e do Brincar 2024 encerra com o concerto Miss Cindy e o Parque Mágico, às 21h, no Anfiteatro Municipal de Seia.

Todas as atividades são de participação gratuita.

Seia – Recuperação de raposa

O Comando Territorial da Guarda, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) de Gouveia, procedeu, no dia de ontem, 19 de maio, à recolha de uma raposa juvenil (Vulpes vulpes), na localidade de Vila Cova à Coelheira, no concelho de Seia.

No seguimento de um contacto por parte de um cidadão, que encontrou o animal numa zona de floresta, os militares da Guarda procederam à recolha do espécime e efetuaram o transporte e entrega da raposa juvenil no Centro de Recuperação de Animais Selvagens (CERVAS) em Gouveia, para monitorização e posterior libertação no seu habitat natural.

A Guarda Nacional Republicana, através do SEPNA, tem como preocupação diária a proteção ambiental e dos animais. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.

Santa Casa da Misericórdia de Seia promove “Manhã Ativa”

No próximo dia 25 de maio, a Santa Casa da Misericórdia (SCM) de Seia organiza uma manhã dedicada à atividade física, que irá decorrer no Parque Verde do CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela (Seia).

A iniciativa, intitulada por “Manhã Ativa”, conta com aulas de Ginástica Matinal (Município de Seia), Crossfit (CrossBox Açor) e Pilates Clínico (Clínica Médica da SCM Seia).

Os participantes poderão realizar a inscrição até ao dia 23 de maio, através do seguinte link: https://forms.gle/nH8s8jTLfcM3SC456 e tem o custo de 6 exercícios para o público em geral, 3 exercícios para colaboradores, Irmãos e voluntários da SCM Seia e 2 exercícios para crianças dos 7 aos 12 anos.

A “Manhã Ativa” é uma atividade inserida no programa da “Semana da Padroeira”, evento dedicado à comemoração da Nossa Senhora da Misericórdia que conta com diferentes iniciativas realizadas nas valências da SCM Seia.

ACR MUSIC & VOICES apresenta “A Cassete Amarela”, na Casa Municipal da Cultura de Seia

A Casa Municipal de Seia vai acolher, no dia 25 de maio, a partir das 21 horas, o espetáculo de música intemporal dos anos 70, 80 e 90 pelas alunas de Canto da Escola de Música ACR MUSIC & VOICES e Stand Up Comedy com o convidado especial Martim Costa.

Martim Costa tem 12 anos e foi um dos participantes do programa “Uma Canção Para ti”. Recentemente tem sido reconhecido ao nível televisivo pelo seu talento na área do teatro, dança, entretenimento e comunicação social.

Celorico da Beira – Recuperação de águia-de-asa-redonda

O Comando Territorial da Guarda, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da Guarda, recolheu, no dia 13 de maio, uma águia-de-asa-redonda (Buteo buteo) debilitada, na localidade de Prados, no concelho de Celorico da Beira.

No seguimento de uma comunicação por parte de um cidadão, os militares da Guarda deslocaram-se à referida localidade onde realizaram a recolha do espécime e efetuaram o seu transporte e entrega no Centro de Recuperação de Animais Selvagens (CERVAS), em Gouveia, para monitorização do seu estado de saúde, recuperação e posterior libertação no seu habitat natural.

A Guarda Nacional Republicana, através do SEPNA, tem como preocupação diária a proteção ambiental e dos animais. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.

Seia comemora Dia Internacional dos Museus

Programa contempla visitas à Galeria Técnica da Lagoa Comprida, com o Museu Natural da Electricidade, inauguração de uma exposição dedicada ao pião e espetáculo de dança no Museu do Brinquedo.

O Município de Seia vai assinalar o Dia Internacional dos Museus, criado pelo ICOM e que este ano tem como tema “Museus, Educação e Investigação”, com iniciativas nos museus municipais, do brinquedo e da eletricidade.

Antecipando a data comemorativa, o Museu Natural da Electricidade realiza em colaboração com a EDP Produção, no dia 17 de maio, às 11h00 e às 15h00, duas visitas à Galeria Técnica da Lagoa Comprida. 

As visitas guiadas dão a conhecer o túnel que permite a monitorização do comportamento da Barragem Marques da Silva, procedimento indispensável para garantir a segurança do segundo maior reservatório de água potável da Serra da Estrela.

A participação nesta atividade está limitada a 15 pessoas por visita, é gratuita, mas com marcação obrigatória junto do museu (238 316 276).

No Dia Internacional dos Museus, a 18 de maio, o Museu do Brinquedo inaugura, pelas 15h, a sua nova exposição temporária, intitulada “Pião: Um brinquedo sem idade”.

A exposição revela a história do pião, desde suas origens até à sua evolução como um brinquedo elaborado e decorativo. Apresenta piões tradicionais de madeira feitos à mão de países como Portugal, Brasil e Japão, até aos modernos de metal e plástico, produzidos em massa em fábricas ao redor do mundo.

Com a colaboração de entidades nacionais e internacionais, a exposição reúne representações de cerca de quarenta e cinco países, convidando os visitantes a redescobrir a magia e a diversão deste brinquedo intemporal, destacando como o pião tem unido pessoas de diferentes origens e gerações ao longo dos séculos através de jogos e tradições associadas a ele em diversas culturas.

No mesmo dia, e em associação à Noite Europeia dos Museus, este espaço museológico é palco (às 20h30) do espetáculo “Road to Golden Voice”, apresentado pela companhia de espetáculos Vozes em ½ Ponta.

O Museu do Brinquedo de Seia conta com uma exposição de 10 mil brinquedos, de Portugal e do mundo. O museu apela à fantasia das crianças e favorece, nos mais idosos, o “regresso” aos tempos felizes da infância. “Conhecer o Mundo a Brincar” é a sala que preserva a memória da cultura lúdica mundial com brinquedos típicos de todos os continentes. Na sala “Memórias de Infância” os guizos, bonecas, carrinhos, animais de pano e de borracha recordam os tempos de criança. “Brincar… é sonhar” é o espaço onde as histórias apelam ao sonho e à imaginação. Os brinquedos tradicionais portugueses, de papel, barro, madeira, canas, cortiça … são exemplos da identidade cultural de Portugal, por várias décadas de brincadeiras.

O Museu Natural da Electricidade nasceu a partir da centenária Central Hidroelétrica da Senhora do Desterro e tem como missão divulgar o património tecnológico, histórico, natural e social associado à produção de energia elétrica em Portugal, de 1909 até à atualidade. A exposição permanente é composta por quatro grupos geradores de energia equipados com turbinas Pelton e alternadores síncronos, equipamentos que, durante nove décadas, permitiram o fornecimento de eletricidade a 18 concelhos dos distritos da Guarda, de Viseu e de Castelo Branco.

Novo percurso pedestre em Gouveia convida a descobrir paisagens de montanha, locais de memória e novas práticas de restauro ecológico.

No dia 19 de maio, o Município de Gouveia e a Associação Veredas da Estrela inauguram a nova pequena rota “Veredas e Barrocas” (PR8 GVA) na União de Freguesias de Figueiró da Serra e Freixo da Serra. A rota circular interliga as duas aldeias por caminhos e veredas, e convida a descobrir vales verdejantes e vistas panorâmicas, mas também os vestígios de uma paisagem de montanha outrora resiliente e práticas de regeneração do território que visam dar nova vida aos ecossistemas e às comunidades.

O percurso pedestre de 12,3 km e um desnível de 688 metros, foi elaborado numa parceria entre o Município de Gouveia e a Associação Veredas da Estrela, dando especial importância à integração de veredas na rota – os caminhos estreitos criados por humanos, rebanhos ou pela vida selvagem que deram o nome à associação que nasceu após o incêndio de agosto de 2022 com o objetivo de regenerar os ecossistemas em torno das duas aldeias. “O nosso objetivo foi criar uma rota diversa, e as veredas têm essa particularidade: permitem-nos chegar a lugares mais escondidos, caminhar entre antigos muros de pedra ou descobrir poços nas ribeiras”, explica Nik Völker da Veredas da Estrela.

Além disso, a rota permite conhecer alguns dos locais que, até ao século passado, eram fundamentais para uma economia local sustentável: Os Moinhos da Fraga onde os cereais cultivados nas redondezas eram moídos para depois serem transformados em pão caseiro, a antiga fábrica têxtil de Figueiró da Serra que dava uso à lã local, e ainda os bosques de castanheiros que em muito contribuíram para a alimentação das famílias.

No dia de inauguração, os participantes terão a possibilidade de fazer a rota completa ou descobrir uma parte do trilho num passeio interpretativo. “A quem gosta de descobrir trilhos de montanha a pé, que procura diversidade paisagística e que aprecia o desafio de troços tecnicamente exigentes, recomendo vivamente fazer a rota PR8 Veredas e Barrocas completa”, comenta Nélson Rodrigues que irá acompanhar o grupo no dia da abertura.

O passeio interpretativo será acompanhado por Joel Correia – arqueólogo da Câmara Municipal de Gouveia – e Ricardo Brandão do Centro de Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS) que irão partilhar conhecimentos sobre o património arqueológico e a biodiversidade ao longo da rota. “Todo o processo histórico de construção de uma identidade cultural está, subliminarmente, gravado nas paisagens. Aqui há a particularidade de as dinâmicas de povoamento, de várias escalas,  representarem-se desde os períodos mais remotos da nossa história. Ao longo deste Percurso Pedestre, é possível observar as várias estratégias desta relação, num produto riquíssimo para a valorização do Património Cultural, material e imaterial, visível e sentida”, comenta Joel Correia.

Além disso, o passeio dará a oportunidade de visitar alguns dos locais de intervenção da Veredas da Estrela, incluindo um souto de 10 hectares que a associação começou a recuperar. “A paisagem destas aldeias conta muitas histórias, e queremos que a rota permita às pessoas conhecerem algumas dessas histórias – mas também o presente e os projetos para um futuro que volte a tornar este território mais resiliente”, explica Júlio Teles da Associação Veredas da Estrela.

O dia de inauguração é uma iniciativa do Município de Gouveia com a Associação Veredas da Estrela e conta com o apoio da União de Freguesias de Figueiró da Serra e Freixo da Serra, do turismo de bem-estar New Life Portugal, da Queijaria Conde de Vinhó, do CERVAS e da Festa de Santa Eufémia Figueiró da Serra 2024.

Seia comemora Dia Municipal do Bombeiro

O Município de Seia, em parceria com as três corporações de bombeiros do concelho (Loriga, São Romão e Seia), celebra no próximo dia 18 de maio o Dia Municipal do Bombeiro.

O programa inicia às 14h30, com a habitual deposição de coroa de flores e formatura conjunta das corporações de Seia, São Romão e Loriga, uma homenagem aos “soldados da paz” a decorrer no Monumento do Bombeiro, em Seia.

O programa comemorativo prossegue em Loriga, com a receção das entidades oficiais às 16h, no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Loriga, seguindo-se um desfile motorizado na vila de Loriga, pelas 16h30.

A sessão solene está agendada para as 17h00, momento em que a autarquia irá proceder à entrega de material de desencarceramento, pré-hospitalar e fardamento, às corporações de bombeiros voluntários de Seia, São Romão e Loriga.

A homenagem municipal aos bombeiros do concelho foi institucionalizada em 2017, com o objetivo de valorizar e evidenciar a dedicação dos três corpos de bombeiros do Concelho, e do bombeiro em particular.

Pedro Álvaro, o jogador de futebol natural de Sandomil que joga na 1ª Liga e que veste a camisola do Estoril Praia

“Sou muito grato ao Estoril por tudo aquilo que tem feito por mim”

Natural de Sandomil (concelho de Seia), Pedro Álvaro saiu de casa dos seus pais aos 12 anos, para a Academia do Benfica, no Seixal, onde permaneceu durante 10 anos, tendo feito aqui toda a sua formação. Depois do Benfica, Pedro Álvaro foi chamado, em 2022, para vestir a camisola do Estoril Praia onde é, atualmente, jogador titular. O defesa-central do Estoril foi entrevistado pelo JSM, onde deu a conhecer o seu percurso e abordou os bons e menos bons momentos da sua vida.

Pedro Álvaro tem 24 anos e é jogador de futebol do Estoril Praia. Ainda muito novo foi para o futsal por insistência de um professor de educação física. ”Era novo e esse mesmo professor era o treinador. Foi por isso que optei e me iniciei no futsal. As coisas começaram a correr bem e, foi a partir daqui que passei para o futebol,” referiu o defesa-central. Em Seia representou o Seia Futebol Clube e a Associação Desportiva de São Romão.

Aos 12 anos saiu de casa dos seus pais onde iria começar um sonho. Mudou-se para o Seixal, para a Academia do Benfica, onde fez toda a sua formação. Aqui permaneceu durante 10 anos.

O apoio da família foi de extrema importância em todo este seu processo. “Apesar de os meus pais estarem longe de mim, a família é a nossa zona de conforto. Não foi fácil sair aos 12 anos, nem para os meus pais, nem para mim. Acabava por os ver de duas em duas semanas. Mas quando estamos em busca dos nossos sonhos, há sacrifícios que têm de ser feitos e este foi um deles”, salienta Pedro Álvaro. Sempre que tem oportunidade e quando tem folgas, vem até Sandomil, sua terra natal, para estar com a sua família e com os seus amigos.