Depois um balanço bastante positivo da época 24/25, na qual “os objetivos foram amplamente conseguidos”, a Associação Desportiva de São Romão (ADSR) parte para a época 25/26 “com a mesma ambição de sempre e com altas expectativas”, refere a direção.


Em 24/25, a ADSR fez-se representar nos encontros de Sub 6, Sub 8 e Sub 11 organizados pela AF Guarda, nos quais obtiveram excelentes prestações.
Em Sub 13, a ADSR sagrou-se Campeã Distrital; em Sub 15 obteve 4º lugar no Campeonato Distrital; em Sub 17 alcançou o 5º lugar no Campeonato Distrital e em Sub 19 obteve o 6º lugar no Campeonato.
Já a equipa Sénior manteve-se no Campeonato Distrital da I Divisão, onde obteve o 10º posto, garantindo a sua manutenção.
De referir, também, que, após os campeonatos oficiais, as equipas de Formação participaram em variados Torneios de Futebol de Formação, nos quais obtiveram excelentes prestações no Guarda Cup 25; na III Edição do ADSR CUP 25, com lugares no pódio no Nelas Cup 25; no Cerejinhas Cup 25 (Fundão) e no Torneio Ovos Matinados (Cidade de Gouveia).
III Edição da ADSR CUP 2025
Sendo considerado o maior Torneio Juvenil da Serra da Estrela, esta Associação Desportiva promoveu a III Edição do ADSR CUP 2025, onde participaram 58 equipas num total de 800 atletas (6 aos 17 anos de idade) e no qual foram registadas cerca de 1200 entradas. “Foi sem dúvida um encontro que decorreu com enorme espírito de partilha e Fair Play entre todos os intervenientes”, refere a direção da Associação.
Foi por esta ocasião que a Associação aproveitou, também, para realizar melhoramentos e pinturas no Estádio.
Festa de apresentação e arranque da nova época
A 14 de setembro decorreu no Estádio Nossa Senhora da Conceição, a Festa de Apresentação de todas as equipas de formação e da equipa sénior, que realizou um jogo de preparação contra a AD Lagares da Beira, onde a equipa de São Romão venceu por 3-0. Ainda neste dia foram homenageados todos os Soldados da Paz.
Início da Época 2025/2026
O pontapé de saída para a época 25/26 com a equipa de seniores foi dado na última semana de agosto.
Em relação à formação, os trabalhos de preparação para a nova época começaram já no início de setembro, com as habituais reuniões com todos os escalões de formação.
Ambição e Responsabilidade
O reconhecimento por todo o trabalho realizado aconteceu a 13 de setembro, com a conquista do Galardão de Entidade Formadora 3 estrelas, atribuído pela FPF, na Gala da AF Guarda. “É sem dúvida um acontecimento marcante na vida do nosso clube que certamente deixa a todos orgulhosos”, refere a direção.
Com este reconhecimento, a direção da ADSR parte com “as expectativas em alta e com muita ilusão em conseguirmos colocar as nossas equipas nos lugares cimeiros nas diversas competições nas quais estão inseridas, sabendo da responsabilidade do que é gerir um universo de mais ou menos 180 atletas no decorrer de 10 meses de competição”.
Compromisso
Até maio de 2026, a direção diz que vai continuar a trabalhar “com os pés bem assentes na terra” para dotar o clube de uma estrutura forte, coesa, moderna e sofisticada para enfrentar os projetos futuros.