Início Site Página 103

Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiar promove 1.º Encontro da Glocalidade, na Guarda

O auditório do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) vai acolher, no próximo sábado, 31 de maio, a partir das 9 horas, o 1.º Encontro da Glocalidade, da Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiar (USF-AN).

Este será o primeiro evento da USF-AN no distrito da Guarda e marca um momento simbólico de proximidade, diálogo e construção conjunta de soluções para os Cuidados de Saúde Primários (CSP) nas regiões do interior.

O 1.º Encontro da Glocalidade vai reunir profissionais, decisores e comunidade para refletir sobre a integração entre conhecimento global e práticas locais, colocando em destaque os desafios e oportunidades sentidos nos territórios mais rurais.

Durante este dia de trabalho e partilha, irão ser abordados diversos temas tais como: “O que acontece quando aplicamos o melhor da evidência global (USF) ao contexto local (ULS)?”; “Como apoiar as equipas nos territórios mais rurais?”; “A lei geral está adaptada à realidade local?”; “Como garantir a equidade de oportunidades entre regiões?”

Segundo esta Associação, “este encontro reforça a missão da USF-AN de promover a equidade e a qualidade dos cuidados de saúde, valorizando o potencial das regiões do interior e assegurando que nenhuma comunidade é deixada para trás.

IPG prepara a chegada de mais quatro startups internacionais à sua incubadora. As quatro novas empresas vão ter polos na Guarda, na Mêda e em Seia

O Politécnico da Guarda prepara a chegada de mais empresas de automação, logística, economia digital e economia social à sua incubadora desnuclearizada de investimentos tecnológicos. O IPG Business Summit 2025, que decorre até hoje, “é um espaço de partilha e de transferência de conhecimento que prepara a chegada de mais startups ao ecossistema de inovação do IPG”, afirma Joaquim Brigas.

As quatro novas empresas que o Instituto Politécnico da Guarda – IPG vai atrair até 2026 para a sua incubadora desnuclearizada de investimentos tecnológicos – com polos na Guarda, na Mêda e em Seia – “vão aumentar a competitividade empresarial de toda a região”, afirmou Joaquim Brigas na abertura do “IPG Business Summit 2025”, que termina hoje no campus da instituição. Três empresas de capital norte-americano, uma de capital indiano e várias de investidores nacionais já estão a inovar no acesso ao micro-crédito, no recrutamento de recursos humanos e na agricultura digital, entre outras áreas, mas novas empresas se irão seguir.

“Estamos a trabalhar intensamente para acolher mais startups com atividades ligadas à automação, às tecnologias para a logística, à economia digital e à economia social, anunciou Joaquim Brigas. “Este IPG Business Summit 2025 é um espaço de partilha e de transferência de conhecimento entre a academia, o tecido empresarial e o sistema empreendedor, que prepara a chegada de novas startups ao ecossistema de inovação e de competitividade que se tornou, nos últimos anos, uma das apostas estratégicas do Politécnico da Guarda”.

O IPG Business Summit 2025 reúne durante dois dias grandes empresas, startups, investigadores e docentes do IPG, incubadoras como o Instituto Pedro Nunes de Coimbra, a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), centros de investigação e ordens profissionais. “O objetivo é partilhar experiências, expectativas e sinais do mercado, para focar cada vez mais o Politécnico da Guarda na inovação e na transferência de conhecimento em interação com empresas e organizações”, afirma o presidente do Politécnico da Guarda.

“O nosso trabalho académico e científico está orientado para a valorização da economia regional, favorecendo as capacidades do nosso ensino e dos nossos estudantes produzirem inovação, para a aplicarem diretamente no território da nossa área de influência”, afirmou Joaquim Brigas. “Este IPG Business Summit 2025 está focado em favorecer o trabalho dos nossos docentes e investigadores, robustecendo a rede de trabalho com empresas e empreendedores para, assim, melhor prepararem o futuro”.

O IPG Business Summit 2025 inclui painéis de discussão, apresentações de casos de sucesso e sessões dedicadas à transformação digital, à empregabilidade, internacionalização e empreendedorismo jovem. “O grande objetivo desta reunião de dois dias é, no final, orientar ainda mais a produção de ciência do IPG para ajudar a qualificar a região, contribuindo para a competitividade deste território e dos seus tecidos económico e social”, afirmou Joaquim Brigas na sessão de abertura.

“Agência de Feitiços e Maldições, S.A. – O Musical Original de Vanessa Silva” com estreia em Seia

Este fim de semana na Casa Municipal da Cultura de Seia

Este sábado, dia 31 de maio e domingo, dia 1 de junho, a Academia de Espetáculos VOZES EM ½ PONTA vai levar a palco o musical original da encenadora e figurinista Vanessa Silva, intitulado “Agência de Feitiços e Maldições, S.A.”.


Este musical, que decorre em duas sessões, pelas 21 horas, acontece no reino de Belladonna, onde as princesas estão destinadas a seguir um caminho tradicional – serem enfeitiçadas, salvas por príncipes e viverem felizes para sempre. No entanto, surge uma jovem princesa com um sonho diferente. “Cordélia” deseja ser uma artista! Uma escolha que desafia as normas da sua família real e coloca em risco o negócio da poderosa empresa, “Agência de Feitiços e Maldições, S.A.”, a grande mão que controla a sociedade, responsável pela produção dos feitiços e maldições, e por ditar os destinos das princesas.


Este é o mais recente musical original de Vanessa Silva, que vai ter a sua estreia em Seia. Através de uma narrativa ousada e mágica, está peça questiona as estruturas do poder e o peso das expectativas sociais. Enquanto a sua família e a empresa, liderada pela enigmática Fada Madrinha, CEO da organização, tentam convencê-la a aceitar o seu destino predefinido, Cordélia descobre a história de alguém que tentou romper com o passado e foi marginalizado, tornando-se uma figura temida e incompreendida.


Determinada a seguir o seu coração, Cordélia foge do reino e encontra essa pessoa, agora vivendo como um eremita. Através desse encontro, Cordélia aprende sobre as alegrias e dificuldades de viver um destino autêntico, fora das sombras da expectativa social.

Este é um Teatro Musical que celebra a coragem de escolher o próprio caminho, destacando a importância da autenticidade e da liberdade individual. Com uma narrativa envolvente, o espetáculo é um lembrete poderoso de que o verdadeiro destino de cada um é escolhido por si mesmo, e não pelo contexto social ou pressões externas.

Ao fugir, Cordélia encontra alguém que já tentou romper com o sistema e aprende o valor de viver de forma autêntica. Um espetáculo que celebra a coragem de traçar o próprio caminho, mesmo contra todas as expectativas.


Uma co-produção da Companhia de Espetáculos VOZES EM ½ PONTA e da Casa Municipal da Cultura de Seia, com o apoio da República Portuguesa – Cultura / Direção Geral das Artes | RTCP – Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.

Oliveira do Hospital acelera crescimento do Alva Skate Fest 

Mais de uma centena de atletas de quinze nacionalidades participaram, este fim de semana, na quarta edição do Alva Skate Fest, que decorreu na estrada que liga o Senhor das Almas a São Sebastião da Feira, em Oliveira do Hospital, conhecida pelas características únicas do traçado.

A prova, que integrou a primeira etapa do Euro Tour, do campeonato da Europa Skate Downhill e que fez também parte do campeonato nacional, decorreu numa pista de alcatrão, com mais de dois quilómetros e uma inclinação média de oito por cento, perante um cenário natural para o vale do Alva e as serras do Açor e da Estrela.

Foram promovidas as modalidades de Skate Downhill, Inline, Street Luge e Trikes. A combinação de adrenalina, técnica e espírito de comunidade fez deste um evento verdadeiramente único em Portugal.

Organizado pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital em parceria com a União de Freguesias de Penalva de Alva e São Sebastião da Feira e o Clube Portugal Longskate, com o apoio da marca Aldeias do Xisto e da ADI – Associação de Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital, o evento superou todas as expetativas e assumiu-se, uma vez mais, como uma marca importante no concelho e na região.

Com cada vez mais adesão de atletas de todo o mundo, o Alva Skate Fest voltou este ano a ter as presenças dos campeões do mundo da modalidade, masculino e feminino, Harry Clarke e Selina Arche.

Segundo o presidente da Câmara Municipal, José Francisco Rolo, “este ano, Oliveira do Hospital consolidou o Alva Skate Fest como uma referência mundial nos desportos de gravidade e ficou provado que este é um evento único, diferenciador e inimitável, que traz visitantes de todo o”.

Com isto, José Francisco Rolo garante que o evento “é já uma marca distintiva de Oliveira do Hospital, do vale do Alva e da rede das Aldeias de Xisto, e um forte evento, com cada vez mais impacto na região de Coimbra”. Por isso, “a tendência é para crescer, crescer, crescer”.

Pelo caráter diferenciador, pela notoriedade e pelo “efeito comunitário fantástico” que gera, o presidente da Câmara Municipal acredita que pode ainda “crescer mais” e que isso também “é visível no entusiasmo e na dinâmica de todos os parceiros envolvidos e que mostram vontade em fazer crescer este evento que tem tudo para continuar a destacar-se no panorama nacional e internacional”.

Para o vereador do Desporto da Câmara Municipal, Nuno Ribeiro, o Alva Skate Fest “é muito importante para a promoção do nosso território, para a promoção do desporto e para a diversidade desportiva que se pratica em Oliveira do Hospital”.

Nuno Ribeiro acrescenta ainda que o Alva Skate Fest “é um evento que muito nos orgulha, na medida em que tem vindo a crescer em número de participantes como na dimensão, na notoriedade e na atratividade que tem vindo a conquistar.

“A boa organização é também reconhecida e, neste aspeto, o parceiro Portugal Long skate afirma-se cada vez mais como um parceiro de excelência na organização deste evento”, afirma Nuno Ribeiro.

O programa da prova integrou sessões de Freeride (descidas livres) ao longo dos dois dias, uma prova de Time Trial no sábado, para apuramento dos riders mais rápidos, competicões oficiais no domingo, integradas na Eurotour – Campeonato Europeu de Skate Downhill) e no Campeonato Nacional Português, com emocionantes baterias de 4 atletas em simultâneo.

Sagraram-se vencedores do Alva Skate Fest 2025 no Stage 1 of the EUROTOUR, em primeiro lugar Jaime Arche, Espanha, em segundo, Alex Clark, Espanha, e, em terceiro lugar, Marco Zeni (Itália).

No segmento Womens Open Internacional, sagrou-se campeã Jasmijn Hanegraef, da Bélgica, em segundo lugar, Selina Theiler, da Suíça, e em terceiro lugar, Jennifer Shauerte, da Alemanha.

No Open Nacional, sagrou-se vencedor Cristiano Araújo, em segundo lugar Edgar Mateus e, em terceiro lugar, Vasco Castro.  

No total, cada atleta realizou até 28 descidas, percorrendo aproximadamente 64 km em skate, a toda a velocidade pela encosta do Alva.

À parte da competição, durante os dois dias do evento, o ambiente foi de festa e de partilhar entre os participantes e a comunidade local, “onde foi possível verificar o espírito de comunhão” existente que aliou “o espaço natural, fresco e agradável do verdejante vale do Alva com o desporto de adrenalina”.

A estimativa de público aponta para cerca de três mil visitantes ao longo do fim de semana, que puderam desfrutar de várias zonas de espetáculo, serviços de restauração e barraquinhas de comes e bebes, estrategicamente posicionadas ao longo da pista.

Para o sucesso deste do Alva Skate Feste, a Câmara Municipal contou ainda com os “importantes parceiros” a Eptoliva, o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, o Restaurante e Alojamento Local Olhar Sobre o Alva, o Clube Recreativo Feirense, VitalFisio, Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital e de Lagares da Beira, GNR e população geral, que colaborou para a célere montagem e desmontagem do cenário da estrada, com especial destaque para a colocação e retirada dos mil fardos de palha que foram colocados ao longo da descida, para segurança dos atletas.

Empresas de Portugal e Espanha vão reunir-se, amanhã, na Escola Superior de Turismo e Hotelaria de Seia para as jornadas Luso-Espanholas de Turismo Acessível e Sustentável

A construção de soluções inovadoras para tornar as unidades de turismo rural na Península Ibérica mais acessíveis, inclusivas e sustentáveis, vai juntar empresas de Portugal e Espanha em Seia, amanhã, dia 28 de maio, na Escola Superior de Turismo e Hotelaria. Empresários e profissionais de Portugal e Espanha vão trabalhar em soluções para os seus negócios turísticos transfronteiriços com a colaboração de investigadores, docentes e estudantes do IPG. Da Escola Superior de Turismo e Hotelaria, em Seia, irão sair atividades turísticas mais acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida, deficiência ou limitações de ordem sensorial e mental. O objetivo é gerar novas atividades económicas e criar mais emprego.

O Instituto Politécnico da Guarda vai apoiar empresas ibéricas a tornarem o turismo rural mais inclusivo. Investigadores e docentes de Informática, Marketing e Design do Instituto Politécnico da Guarda – IPG irão trabalhar com empresários, com jovens profissionais e com estudantes portugueses e espanhóis na conceção e no desenho de novas atividades económicas neste subsetor do turismo. O desenvolvimento das zonas fronteiriças luso-espanholas e a criação de empregos nos dois países vão estar no centro das Jornadas Luso-Espanholas de Turismo Acessível e Sustentável.

Estas jornadas fazem parte das ações do polo turístico do projeto RIS Fronteira, em que participa o Politécnico da Guarda, enquadrado no Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha – Portugal (POCTEP).

“No centro destas jornadas vão estar as necessidades e as expectativas de diferentes tipos de turistas – nomeadamente de pessoas com deficiência, pessoas mais idosas e outros grupos com necessidades específicas a nível físico, mental ou sensorial – e a forma de as empresas turísticas lhes darem resposta, fidelizando clientes e alargando o seu mercado para outros públicos”, afirma Ricardo Guerra, diretor da Escola Superior de Turismo e Hotelaria. “Pretende-se identificar os atuais obstáculos existentes nas diferentes atividades turísticas em zonas rurais e promover o desenvolvimento e a inovação que as tornem mais acessíveis e inclusivas”.

Nos Desafios da Inovação vão participar equipas multidisciplinares que irão desenvolver soluções criativas, tecnológicas e sociais para problemas reais enfrentados por turistas e comunidades locais em áreas como a acessibilidade, a sustentabilidade e a inclusão no turismo. As soluções que irão ser apresentadas deverão ter impacto direto nas práticas turísticas e nos territórios abrangidos pelo projeto. Os desafios vão contar com o apoio de mentores académicos e empresariais e culminarão com apresentações públicas das soluções desenvolvidas,

São três os desafios a que os trabalhos das jornadas vão dar respostas. Como pode ser usada a tecnologia para criar destinos mais acessíveis, eficientes e inclusivos; Como tornar a informação turística verdadeiramente acessível a todos os públicos; Como garantir que o turismo pode gerar impacto social e territorial positivo e duradouro. As três soluções vencedoras vão receber prémios que são patrocinados por empresas portuguesas e espanholas.

“Esta atividade tem como objetivo, não só fomentar a inovação, mas também gerar uma maior consciencialização sobre a necessidade de tornar o turismo mais acessível e inclusivo para todos”, afirma Teresa Paiva, docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão e responsável pelo RIS Fronteira no IPG.

As jornadas pretendem fomentar o intercâmbio de experiências entre estudantes e profissionais das áreas do turismo, tecnologia, design e marketing e incentivar o desenvolvimento de soluções inovadoras com benefícios sociais, territoriais e ambientais. Segundo o programa, a colaboração entre entidades de Espanha e Portugal vai permitir partilhar experiências, identificar soluções viáveis e construir um modelo de turismo mais justo e inclusivo para a região.

Promover novas atividades económicas e criar emprego local

O projeto RIS Fronteira tem como objetivo promover uma rede de Centros de Inovação Social ou ‘hubs’ transfronteiriços, no domínio das novas economias – saúde e cuidados, turismo inovador e economia ecológica – no distrito da Guarda e em diferentes territórios de Salamanca, León e Zamora, no país vizinho. Estes “hubs” vão funcionar como focos de inovação e empreendedorismo em cada uma das diferentes áreas territoriais.

No âmbito do “hub” de Turismo, o RIS Fronteira visa promover a criação de novas atividades económicas, gerar emprego local e fomentar a formação em matéria de sustentabilidade e acessibilidade, dotando as empresas e as comunidades rurais de ferramentas para atrair um público mais vasto e diversificado. Ao mesmo tempo, afirma Teresa Paiva, “o projeto irá criar ecossistemas territoriais, aproveitando a especialização das entidades parceiras e também os seus conhecimento e experiência de gestão”.

O projeto RIS Fronteira envolve nove parceiros estratégicos: Asociación ASPRODES, (em Salamanca, Espanha); Instituto Politécnico da Guarda, (Portugal); Plena Inclusión Castilla y León, (em Valladolid, Espanha); ADM Estrela – Associação Social e Desenvolvimento, (Guarda, Portugal); Fundação INTRAS, (em Valladolid, Espanha); CERCIG (Guarda, Portugal); Fundación ASPAYM Castilla y León, (em Valladolid, Espanha); Câmara Municipal da Guarda (Portugal); Gerencia de Servicios Sociales de Castilla y León, (em Valladolid, Espanha).

Torneio Seia Basket em São Romão

O Seia Basket vai promover, no próximo dia 31 de maio, a partir das 14h30m, um torneio de basquetebol, a realizar no Gimnodesportivo de São Romão. 

O Torneio Seia Basket promete uma tarde vibrante, com jogos emocionantes, jovens talentos em destaque e muito espírito desportivo.

Segundo a organização, este torneio é” mais do que competição, é a celebração da comunidade, da dedicação e do desporto.”

A entrada é gratuita e aberta a todas as pessoas. 

Colisão na Avenida Terras de Sena, em Seia, envolve dois veículos ligeiros e uma mota. Um ferido em avaliação no local

Uma colisão entre um dois veículos ligeiros e uma mota, ocorrida esta sexta-feira na Avenida Terras de Sena, em Seia, provocou um ferido que está ainda a ser avaliado pelas equipas de emergência no local.

Para o local foram mobilizados dois veículos dos Bombeiros Voluntários de Seia, com um total de sete operacionais, assim como a viatura de Suporte Imediato de Vida (SIV) do INEM. A GNR de Seia está a acompanhar a ocorrência, garantindo a segurança e o controlo do tráfego na zona.

O trânsito está a circular com algumas restrições devido à presença dos meios de socorro.

Seia vai receber voluntários jovens para a preservação da natureza e florestas

O Município de Seia vai acolher, de 7 a 25 de julho, 20 voluntários no âmbito do Programa de Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas 2025, para vigilância, limpeza e manutenção florestal.

O programa é direcionado a jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos e resulta de uma candidatura da autarquia ao programa do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

As atividades a decorrer no concelho de Seia englobam a vigilância a pé ou em bicicleta em áreas definidas, atividades de limpeza e manutenção nas margens do rio Seia e nos pontos de água DFCI.

O Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas contempla a realização de 5 horas diárias, as quais podem decorrer todos os dias da semana entre as 9 e as 14 horas.

Aos participantes será atribuída uma bolsa diária no valor de 13€, o equipamento de trabalho e um seguro de acidentes pessoais. As inscrições decorrem até cinco dias antes do início do projeto na plataforma ou durante o projeto, caso existam vagas, no portal do IPDJ.

O programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas visa promover práticas de voluntariado juvenil no âmbito da preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas, através da sensibilização das populações em geral, bem como da prevenção contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental, da monitorização e recuperação de territórios afetados.

CISE acolhe a sessão “Prospetiva das Beiras e Serra da Estrela”

O Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE) vai acolher, no próximo dia 5 de junho, a sessão “Prospetiva das Beiras e Serra da Estrela”.


Este evento, que decorre no Dia Mundial do Ambiente, é organizado pela Plataforma ODSlocal, conta com os apoios da Fundação ‘la Caixa’ e com a colaboração da Câmara Municipal de Seia, CIMBSE – Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela e a ENERAREA – Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior.

A sessão irá reunir agentes da sociedade civil, especialistas da sub-região e representantes das diversas câmaras municipais da CIM. Segundo a organização, o evento tem “o propósito de discutir questões relevantes para o futuro da sub-região e fortalecer a colaboração para o Desenvolvimento Sustentável – Ambiente, Energia, Economia e Sociedade.”

Oliveira do Hospital acolhe Alva Skate Fest decorre amanhã, a partir das 9h30m

Este sábado, a partir das 9h30m, vai decorrer, em Oliveira do Hospital, o Alva Skate Fest. Este evento desportivo realiza-se na Estrada Municipal (Rua do Gré) que liga a localidade de Senhor das Almas e São Sebastião da Feira, cujo acesso é feito pela EN17 (Senhor das Almas).

Um percurso de estrada conhecido pela descida vertiginosa, onde a adrenalina irá estar em alta. O evento celebra a paixão e o espírito competitivo dos atletas, que demonstram no asfalto as suas habilidades em desportos de gravidade: skatedownhill, ludge, rollers e trikes.

A edição deste ano faz parte da primeira etapa do Euro Tour do Campeonato da Europa de skatedownhill e tem a participação de mais de uma centena de participantes, atletas do top mundial do skatedownhill, de 15 nacionalidades. Em 2023, esta prova de skate downhill foi apelidada de “a Nazaré do Asfalto” pelo campeão da modalidade, Diego Poncelet, precisamente pelas características únicas do evento. 

O evento contará com a presença de Hélio Catarino, natural de Caldas da Rainha, que ficou conhecido do público, em 2011, quando um vídeo que protagonizou a circular em cima de um skate, se tornou viral, juntamente com a frase “Sai da Frente, Guedes!”. 

Paralelamente à competição, o Alva Skate Fest procura preservar e promover a paisagem natural de Oliveira do Hospital. O evento decorre num dos locais de maior beleza natural de Oliveira do Hospital, com vistas desafogadas para a Serra da Estrela e Serra do Açor e para o Vale do Alva. A par da valorização do património pretende, igualmente, dinamizar o tecido socioeconómico do concelho e renovar as artes e ofícios. 

OAlva Skate Fest é organizado pela Portugal Long Skate em parceria com o Município de Oliveira do Hospital e a União de Freguesias de Penalva de Alva e São Sebastião da Feira e conta com o apoio das Aldeias do Xisto. O evento tem ainda a colaboração do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, EPTOLIVA, Alva Valley Hotel e Olhar Sobre o Alva – Turismo Rural e Sabores.