JORNAL DO CONCELHO DE SEIA E REGIÃO

Eventos, Cultura e Lazer:

“Um lugar à varanda”Produção d’Fusão apresenta a programação cultural para Valezim, Loriga e Sabugueiro

Entre setembro e novembro, a programação cultural regressa a...

Festival de Sopas da Serra da Estrela decorre a 9 de novembro, em São Paio (Gouveia)

O 24º Festival de Sopas da Serra da Estrela...

Festival do Cobertor de Papa

A freguesia de Maçainhas (Guarda) vai acolher, este fim-de-semana...
Publicidadespot_imgspot_img

Eleições autárquicas 2025 – Apresentação pública dos candidatos da CDU de Seia – Ilda Bernardo está convicta de que Seia “conseguirá sair deste ciclo vicioso de interesses de uma minoria”

A CDU de Seia apresentou publicamente os seus cabeças de lista para as próximas eleições autárquicas, marcadas para 12 de outubro. A apresentação teve lugar na passada sexta-feira, 4 de julho, no Largo de Santo António, em São Romão.

Estão oficialmente apresentados, os candidatos da CDU de Seia à Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Juntas de Freguesia. A sessão decorreu na passada sexta-feira, em São Romão e contou com a presença dos candidatos.

Ilda Bernardo é a candidata à Câmara Municipal de Seia, enquanto Carlos Veloso concorre à Assembleia Municipal.

Na sua intervenção, Ilda Bernardo afirmou que o projeto da CDU assenta no “trabalho, honestidade e competência na intervenção, sem tibiezas, e na defesa intransigente dos interesses da maioria dos munícipes.” A candidata sublinhou a necessidade de mudar o rumo das decisões políticas em Seia, responsabilizando o PS, o PSD e os “ditos independentes que, agora se juntam ao PSD,” pela perda de direitos dos munícipes.

Críticas à Gestão Atual e Propostas da CDU

Ilda Bernardo criticou a “matriz da privatização e concessão de serviços públicos”, defendendo a oposição da CDU à alienação do património público municipal e intermunicipal. Acusou o executivo socialista de “inércia” e de não ter realizado obras significativas prometidas em anos eleitorais.

A candidata também abordou a perda de população nas freguesias, que atribuiu “às opções políticas do poder central e à anuência do poder local com a destruição do setor produtivo, nomeadamente na área dos lanifícios”. Lamentou o encerramento de escolas do 1º ciclo e extensões de saúde, relembrando que o executivo municipal do PS seguiria o mesmo caminho de anuir com o encerramento de 12 extensões, caso não fosse a “luta das populações que sempre contaram com a solidariedade da CDU-PCP/PEV.”

Outro ponto de crítica foi a “vergonhosa decisão do executivo municipal PS” em não se opor ao encerramento de diversas estações de correio (Loriga, Paranhos da Beira, Torroselo e São Romão), levando as juntas de freguesia a assumir esse papel. Destacou, ainda, a supressão da oferta educativa em Loriga (3º ciclo), as insuficiências na rede viária intra-concelhia e os “paupérrimos apoios financeiros às freguesias”, com alegada “discriminação política no investimento público municipal e central das que não são de cor”.

A candidata reafirmou que a CDU esteve sempre ao lado das populações, na luta e no apoio à reposição das freguesias de Seia, São Romão, Lapa dos Dinheiros, São Martinho e Santa Marinha, e garantiu que a CDU não desistirá da reposição das freguesias de Cabeça e Vide e “em todas onde as populações demonstrem vontade expressa na reposição”.

Ilda Bernardo enfatizou a importância da presença da CDU no executivo municipal, nomeadamente, “para a criação de um espaço de discussão e decisão política”; “na promoção da gestão de estruturas da Câmara assente na co-responsabilização participativa de todos os trabalhadores do município”; no combate à passagem de obrigações do estado para o município e na gestão cuidadosa do património.

Ilda Bernardo tem 58 anos e é a primeira candidata à Câmara Municipal de Seia. É Enfermeira e Membro da  Direção Regional da Guarda do PCP e da  Comissão Concelhia de Seia do PCP. É, também, dirigente sindical do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses e da Direção da União dos Sindicatos da Guarda/ CGTP-IN.

Visão para a Assembleia Municipal

Carlos Veloso, candidato à Assembleia Municipal (AM) de Seia, afirmou que a lista que encabeça será composta por “gente que sente a vida, que sabe os problemas do concelho” e que “dará a voz aos problemas das suas populações, mas, acima de tudo, apontará soluções.” Comprometeu-se a dar continuidade ao trabalho da CDU ao longo dos anos, partido que, segundo o candidato, “levou mais de 80 temas à Assembleia Municipal no mandato que agora termina.”

Carlos Veloso tem 39 anos e é o primeiro candidato à AM de Seia. É serralheiro mecânico e, atualmente, deputado eleito na Assembleia Municipal de Seia e membro da direção da organização regional da Guarda e da Comissão Concelhia de Seia do PCP, além de dirigente sindical e associativo.

Candidatos às Juntas de Freguesia

Na mesma sessão, foram também apresentados os candidatos às juntas de freguesia pela CDU:

  • Maria Inês Galvão é candidata à Junta de Freguesia de Alvoco da Serra. Tem 49 anos, é animadora sociocultural e eleita da CDU como membro do executivo  e militante do PCP.
  • Zulmiro Almeida é o candidato à freguesia de Seia. Tem 75 anos, é independente, aposentado dos CTT, ex-dirigente sindical regional e nacional do Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios (SNTCT) e membro do Conselho Nacional da CGTP. Atualmente é o porta-voz da Comissão de Utentes da A25.
  • Paulo Cruz é o candidato pela freguesia de São Romão. Tem 48 anos, trabalha por conta própria e é canalizador. É, ainda, membro da Comissão Concelhia de Seia do PCP.

CDU quer uma atitude “sagaz de cada munícipe”

A CDU de Seia expressou uma mensagem de esperança e confiança, com Ilda Bernardo convicta de que Seia “conseguirá sair deste ciclo vicioso de interesses de uma minoria” e que “vai ser capaz de prosseguir um outro projeto.” Acreditam que o progresso e o desenvolvimento só se conseguirão “com a atitude sagaz de cada munícipe”. Mas, para tal, “tem de haver sólidos alicerces de ação política no executivo municipal de Seia, que contará com os trabalhadores e populações”.

» Onde comprar o Jornal de Santa Marinha «

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ministra do Ambiente e Energia apoia Candidatura da Estrela à UNESCO

“A Serra da Estrela tem de ser preservada, valorizada e promovida através de políticas públicas de conservação da natureza, coesão social e desenvolvimento sustentável.”A...

“Um lugar à varanda”Produção d’Fusão apresenta a programação cultural para Valezim, Loriga e Sabugueiro

Entre setembro e novembro, a programação cultural regressa a Valezim, a Loriga e ao Sabugueiro, cuja organização está a cargo da Produção d'Fusão.A rentrée...

Festival de Sopas da Serra da Estrela decorre a 9 de novembro, em São Paio (Gouveia)

O 24º Festival de Sopas da Serra da Estrela terá lugar no dia 9 de novembro de 2025, na Adega Casa Américo, em S....

Festival do Cobertor de Papa

A freguesia de Maçainhas (Guarda) vai acolher, este fim-de-semana (13 e 14 de setembro), mais uma edição do Festival do Cobertor de Papa.O festival,...

Prisão preventiva para suspeito de ter ateado fogo no concelho de Seia. Foram consumidos cerca de dois mil hectares de floresta

Um homem de 49 anos, suspeito de ter ateado dois incêndios florestais no concelho de Seia, teve a sua prisão preventiva decretada pelo juiz...

CIRAC celebra Implantação da República com Encontros de Outubro dedicados ao papel da mulher na História

O Município de Seia promove, no próximo dia 5 de outubro, a primeira edição dos Encontros de Outubro, uma nova iniciativa cultural que se...

EPSE amplia oferta formativa com Cursos EFA. Adultos podem concluir a sua escolaridade e adquirir novas competências profissionais

A Escola Profissional da Serra da Estrela conta, a partir deste ano letivo, com mais uma oferta formativa que se vai juntar aos seus...

Município de Seia ativa Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil

O Presidente da Câmara Municipal de Seia ativou, pelas 17h00 do dia 6 de setembro de 2025, o Plano Municipal de Emergência de Proteção...