No âmbito do desafio “Dar Voz às Freguesias”, promovido pelo JSM para oferecer a todas as listas candidatas espaço e oportunidade de divulgar as suas ideias, as candidaturas foram convidadas a responder a três questões comuns, centradas nas suas prioridades, principais medidas e formas de promover a participação dos cidadãos na vida da freguesia. Estas foram as respostas que nos chegaram. Agradecemos o contributo.
PS

1 – Quais são as três prioridades da candidatura para a freguesia?
– A nossa primeira prioridade é a instalação do Polo de Saúde no antigo Jardim de infância, que se encontra fechado e sem utilização, é um edifício maior, com outro tipo de capacidade e acessibilidade e que permitirá oferecer umas instalações mais apropriadas para os nossos utentes.
– Seguidamente temos a ampliação do cemitério. O nosso cemitério encontra-se quase cheio pelo que, a longo prazo, não é de todo viável o espaço que existe de momento.
– Abertura da variante com o prolongamento da Rua de Santa Luzia é outro dos objetivos. É uma situação que desejamos ver terminada brevemente.
2 – Que projeto ou medida considera mais urgente implementar já no primeiro ano de mandato?
A mudança de instalações do Polo de saúde de Pinhanços é de caráter urgente. Temos um edifício na freguesia, o antigo Jardim de Infância, que se encontra sem utilização diária para onde será possível transferir o Polo de saúde. Será a nossa primeira intervenção.
3 – De que forma pretende envolver os cidadãos da freguesia na vida e nas decisões da Junta?
Pretendemos manter a Junta de Freguesia próxima das pessoas, sempre de portas abertas e pronta a ouvir. Queremos valorizar as nossas tradições, cultura e coletividades/associações. Pretendemos promover atividades que envolvam as crianças, jovens e menos jovens, criando uma freguesia viva e participativa, aproveitando tudo o que a intergeracionalidade nos dá de bom.
PSD/JPNT

1 – Quais são as três prioridades da candidatura para a freguesia?
As três prioridades da nossa candidatura são a cultura, saúde e proximidade.
Pinhanços é uma freguesia com muito potencial para ser uma referência no nosso concelho e para isso pretendemos dinamizar e promover a cultura, gastronomia e turismo.
Para a valorização da freguesia é essencial estarmos próximos e envolver a população na freguesia e nas suas atividades, unidos conseguimos fazer mais.
A saúde da nossa população será sempre uma prioridade, dar condições aos profissionais de saúde para trabalhar e aos utentes para beneficiarem.
2 – Que projeto ou medida considera mais urgente implementar já no primeiro ano de mandato?
A situação que consideramos ser prioritária é dar condições de saúde à nossa população, bem como aos profissionais que trabalham no nosso posto médico.
Para isso pretendemos efetuar todos os esforços para reabilitar o edifício da antiga escola primária a fornecer todas as condições para que seja transferido o posto médico para este edifício.
Com isto, conseguiríamos também melhorar a acessibilidade da população ao edifício da junta de freguesia, uma vez que no local do atual posto médico iria funcionar a junta de freguesia, num objetivo de aproximação e acessibilidade para com os habitantes da nossa terra.
3 – De que forma pretende envolver os cidadãos da freguesia na vida e nas decisões da Junta?
Primeiramente estaremos sempre disponíveis para ouvir os problemas da população de forma a que juntos, podermos arranjar soluções. Para além disto pretendemos criar momentos em que os cidadãos possam manifestar as preocupações, sendo que esta solução passa por incentivar os habitantes a estarem presentes nas assembleias abertas à população, e nos dias definidos, em que as pessoas se podem dirigir à junta e transmitir as suas preocupações.
Valorizamos a transparência e, para isso, criar uma plataforma digital que permita aos cidadãos estarem sempre informados sobre as atividades, eventos da junta e decisões que vão sendo tomadas.
Por último tal como já referimos, juntos conseguimos fazer mais e é essencial mobilizar e envolver os cidadãos em atividades que promovam e valorizem a freguesia.