No âmbito do desafio “Dar Voz às Freguesias”, promovido pelo JSM para oferecer a todas as listas candidatas espaço e oportunidade de divulgar as suas ideias, as candidaturas foram convidadas a responder a três questões comuns, centradas nas suas prioridades, principais medidas e formas de promover a participação dos cidadãos na vida da freguesia. Estas foram as respostas que nos chegaram. Agradecemos a paricipação.
CDU

1 – Quais são as três prioridades da candidatura para a freguesia?
– Uma das prioridades prende-se com as questões do Apoio Social aos fregueses, no que diz respeito à assistência social, médica, essencial para a população da freguesia de Alvoco.
– Outra prioridade prende-se com as questões ambientais, nomeadamente a defesa intransigente da Água Pública, a manutenção do trabalho efetuado no que diz respeito à limpeza e higiene urbana, incluindo espaços verdes e a cooperação com os baldios para defesa da nossa floresta.
– Outra das prioridades relaciona-se com a questão do Património, com a necessidade de requalificação de ruas, edifício, parques, recintos – e outras estruturas da nossa freguesia
2 – Que projeto ou medida considera mais urgente implementar já no primeiro ano de mandato?
Considerando o flagelo dos incêndios que deflagraram este verão na nossa freguesia, uma das prioridades é, em conjunto com o Conselho dos Baldios, o Governo e a Câmara Municipal encontrar soluções para quem foi afetado pelos incêndios, garantir uma melhor defesa da floresta e assegurar a intervenção nos taludes ardidos, evitando a sua possível derrocada.
3 – De que forma pretende envolver os cidadãos da freguesia na vida e nas decisões da Junta?
O trabalho da CDU é feito em conjunto com as populações, ouvindo as suas preocupações e anseios. Foi assim que construímos o nosso programa, baseado nas necessidades reais da freguesia e dos fregueses.
É também dessa forma que continuaremos, nas ruas, a ouvir todos e a construir as soluções que Alvoco precisa.
Grupo de Cidadãos Eleitores “Independentes da Freguesia de Alvoco da Serra” – IFAS

1. Quais são as três prioridades da candidatura para a Freguesia?
A candidatura “Independentes da Freguesia de Alvoco da Serra (IFAS)” apresenta-se às eleições autárquicas de 2025 com um projeto assente na proximidade, competência e compromisso com todas as aldeias da Freguesia – Alvoco da Serra, Outeiro da Vinha, Vasco Esteves de Baixo, Aguincho e Vasco Esteves de Cima. Com uma equipa composta por pessoas reconhecidas pela sua dedicação e ligação à comunidade, assumimos o objetivo de promover um desenvolvimento equilibrado, sustentado na valorização do território, na melhoria das condições de vida e na participação ativa dos cidadãos.
“Representamos cada Aldeia, Servimos toda a Freguesia”, com o firme propósito de fazer mais e melhor, com seriedade, diálogo e transparência.
A nossa candidatura define como grandes prioridades para o mandato 2025-2029:
– A melhoria das infraestruturas e acessibilidades em todas as aldeias, com intervenções essenciais como a requalificação de ruas e calçadas, melhoria no abastecimento de água e instalação de corrimões para garantir maior segurança e mobilidade para todos.
– Na valorização do património, ambiente e turismo sustentável defendemos uma Freguesia que valoriza os seus recursos naturais e históricos, investindo em projetos como a Piscina da Eira, o Poço do Lagar, a revitalização da Ribeira de Alvoco, a manutenção de rotas e trilhos pedestres e a dinamização do Turismo de Montanha, apoiando a concretização do projeto do teleférico Alvoco-Torre. Face aos incêndios de agosto, que atingiram drasticamente a Freguesia, assumimos ainda o compromisso de promover uma ação conjunta de reflorestação, envolvendo associações, entidades e a comunidade local.
– Por fim, vamos reforçar os apoios sociais, apoiar as coletividades locais, promover hábitos de vida saudável e desenvolver iniciativas para combater o isolamento sénior e melhorar a qualidade de vida dos nossos habitantes.
2. Que projeto ou medida considera mais urgente implementar já no primeiro ano de mandato?
No primeiro ano de mandato, consideramos prioritária a intervenção nas acessibilidades e segurança nas aldeias, com destaque para a elaboração de um Projeto de Estudo para a criação de um novo acesso rodoviário a Vasco Esteves de Cima.
Estão também previstas intervenções imediatas como a conclusão do acesso à Piscina da Eira, a requalificação de ruas no Outeiro da Vinha e no Aguincho, e a colocação de corrimões em zonas com maior dificuldade de acesso, especialmente para apoio à população mais idosa.
Estas intervenções respondem a necessidades imediatas e refletem o compromisso da candidatura com a melhoria da qualidade de vida de todos os fregueses.
Simultaneamente, vamos realizar um diagnóstico social da Freguesia, para identificar situações de maior vulnerabilidade e orientar os apoios sociais com maior eficácia e justiça.
3. De que forma pretende envolver os cidadãos da Freguesia na vida e nas decisões da Junta?
Acreditamos numa Junta próxima das pessoas.
Por isso, propomos a realização de Assembleias de Freguesia descentralizadas, em todas as aldeias, como forma de garantir que todos os fregueses são ouvidos e podem participar nas decisões que os afetam.
Pretendemos, também, promover momentos regulares de diálogo com a população, incentivando sugestões e a participação ativa na vida da Freguesia.
Para além disso, reforçaremos a colaboração com associações, coletividades e instituições locais, em iniciativas que envolvam a comunidade e contribuam para uma Freguesia mais dinâmica, solidária e coesa.
Trabalhamos com todos e para todos, sempre com o lema que nos guia: “Representamos cada Aldeia, Servimos toda a Freguesia”.