JORNAL DO CONCELHO DE SEIA E REGIÃO

Eventos, Cultura e Lazer:

Expedição Científica – CISE organiza passeio expedicionário ao sopé da montanha

Com a chegada do frio à serra da Estrela,...

De 31 de outubro a 9 de novembro concelho de Seia acolhe Mostra de Gastronomia

Os Aromas e Sabores da Montanha regressam à mesa...

Sessões Snoezelen na Biblioteca Municipal de Seia para grávidas, bebés e seniores

Durante os meses de outubro e novembro, a Biblioteca Municipal de...
Publicidadespot_imgspot_img

Dar voz a SEIA


No âmbito do desafio “Dar Voz às Freguesias”, promovido pelo JSM para oferecer a todas as listas candidatas espaço e oportunidade de divulgar as suas ideias, as candidaturas foram convidadas a responder a três questões comuns, centradas nas suas prioridades, principais medidas e formas de promover a participação dos cidadãos na vida da freguesia. Estas foram as respostas que nos chegaram. Agradecemos a participação.

CDU

Candidato à Presidência – Zulmiro Rodrigues de Almeida

1 – Quais são as três prioridades da candidatura para a freguesia?

– Na opinião da CDU em Seia, há muito trabalho a desenvolver, pelo que deixamos as nossas prioridades:
a) Reabilitação e Valorização do Património
• Regeneração do Centro Histórico: A reabilitação urbana é um processo prioritário, com foco na proteção e valorização dos valores patrimoniais (históricos, arquitetónicos, arqueológicos e urbanísticos), dinamizando simultaneamente as funções habitacionais, comerciais e turísticas.
• Combate à Degradação: Intervir em áreas com construções antigas e em avançado estado de degradação, como parte da estratégia de reabilitação.
b). Infraestruturas e Qualidade de Vida em Áreas Específicas
• Intervenção em Bairros: Existem planos específicos para a requalificação de bairros históricos ou de expansão urbana com problemas de infraestruturas, como o Bairro da Raposeira. As necessidades identificadas nesta área, por exemplo, incluem:
Melhoria da rede viária e pavimentos.
–  Resolução de problemas na rede de drenagem de águas pluviais.
–  Qualificação e consolidação dos espaços verdes públicos.
–  Eficiência Energética: Incluir a reabilitação de edifícios com o objetivo de melhorar a sua eficiência energética, salvaguardando a integração arquitetónica e urbana.
c) Sustentabilidade e Integração Territorial
• Sustentabilidade Ambiental e Paisagística: As ações de requalificação visam ser complementares a uma estratégia municipal mais vasta, que afeta os níveis urbanístico, ambiental e paisagístico, ligando a lógica do lugar à sua identidade específica como concelho da Serra da Estrela.
• Colmatação de Vazios Urbanos: Procurar a requalificação de vazios urbanos para evitar a expansão desestruturada e consolidar o existente.
• Em resumo, as necessidades de requalificação em Seia prendem-se com a melhoria da qualidade de vida dos residentes, o reforço da imagem da cidade enquanto porta da Serra da Estrela, a recuperação do património edificado e a modernização e qualificação das infraestruturas e espaços.
 Eficiência Energética: Incluir a reabilitação de edifícios com o objetivo de melhorar a sua eficiência energética, salvaguardando a integração arquitetónica e urbana.
d) Sustentabilidade e Integração Territorial
• Sustentabilidade Ambiental e Paisagística: As ações de requalificação visam ser complementares a uma estratégia municipal mais vasta, que afeta os níveis urbanístico, ambiental e paisagístico, ligando a lógica do lugar à sua identidade específica como concelho da Serra da Estrela.
• Colmatação de Vazios Urbanos: Procurar a requalificação de vazios urbanos para evitar a expansão desestruturada e consolidar o existente.
Em resumo, as necessidades de requalificação em Seia prendem-se com a melhoria da qualidade de vida dos residentes, o reforço da imagem da cidade enquanto porta da Serra da Estrela, a recuperação do património edificado e a modernização e qualificação das infraestruturas e espaços públicos.

2 – Que projeto ou medida considera mais urgente implementar já no primeiro ano de mandato?

Zelar e exigir mais e melhor Higiene e Limpeza Urbana.
Enquanto serviços e ações essenciais que visam manter a salubridade, o bom aspeto e a qualidade de vida nos espaços públicos da freguesia /cidade, enquanto fundamentais para a saúde pública e para a sustentabilidade urbana, pois gerem os resíduos produzidos pela população e previnem problemas como inundações, pragas e doenças.

3 – De que forma pretende envolver os cidadãos da freguesia na vida e nas decisões da Junta?

Temos pilares fundamentais de atuar e estar – Quem nos conhece sabe e confia:
A) Em termos de comunicação e transparência para com os fregueses
• Criação de Canais Digitais Ativos: um website informativo e acessível com horários, contactos, atas de reuniões, orçamentos e informações sobre serviços. Redes sociais Boletins e Murais Informativos e Murais com informações da freguesia, Sessões de Esclarecimento) sessões públicas regulares (presenciais ou online) para apresentar grandes projetos, decisões
B) Participação Cívica – Trabalhar para garantir
• Orçamento Participativo: permitindo que os fregueses apresentem e votem em projetos específicos; Conselhos Consultivos/Temáticos: com grupos de trabalho; Caixas de Sugestões e Plataformas de Ocorrências: para a submissão de sugestões, reclamações e reportar ocorrências na via pública e garantia de um feedback sobre a ação tomada; reclamações e reportar ocorrências na via pública. Garantindo feedback sobre a ação tomada; Audiências Públicas e Reuniões Descentralizadas: Realize reuniões de Junta descentralizadas em diferentes lugares da freguesia.
C) Foco na Comunidade
• Aproximação / Proximidade aos Grupos-Alvo: – Desenvolver programas específicos para envolver diferentes grupos, como o público jovem (através de orçamentos participativos juvenis ou parcerias com escolas) e os seniores (com atividades e canais de comunicação adaptados).
• Defender os trabalhares e os seus direitos.


PSD/JPNT

1. Quais são as três prioridades da candidatura para a freguesia?

A nossa candidatura assenta em três prioridades claras: revitalizar, valorizar e cuidar.
Porque não basta prometer — é preciso cumprir. Somos uma equipa séria, de palavra, com experiência em trabalhar com as pessoas e para as pessoas.
1 – Revitalizar o Centro Histórico – O coração de Seia está parado no tempo. Queremos devolver-lhe vida, comércio e alegria com feiras, eventos, mercados e cultura. Um centro vivo atrai visitantes, gera economia e reaproxima as pessoas.
2 Turismo de Experiências – Seia tem paisagem, tradição e gastronomia de excelência. Queremos criar roteiros do queijo, do vinho e das tradições, miradouros e pontos de interesse que promovam a Serra e as nossas aldeias, dinamizando o turismo e o emprego.
3 Plano de Limpeza e Manutenção – Uma freguesia cuidada é uma freguesia respeitada. Vamos manter ruas e jardins limpos e dar atenção aos locais esquecidos. Cuidar do espaço público é cuidar da nossa imagem e do nosso orgulho coletivo.

2. Que projeto ou medida considera mais urgente implementar já no primeiro ano de mandato?

Mais do que urgente, esta é a medida mais justa: aproximar o poder local das pessoas. Durante demasiado tempo, a Junta foi distante; é tempo de estar presente, ouvir e agir.
Levarei as Assembleias de Freguesia a todas as anexas, porque Seia não é só o centro urbano — é também a Aldeia da Serra, Arrifana, Póvoa Velha, Quintela, Vales e Vodra. Cada uma conta, nenhuma será esquecida.
Queremos ouvir quem vive os problemas, resolver com rapidez e devolver representação e dignidade a todos.
Mas Seia não pode ficar parada no tempo.
Com o projeto “Freguesia Digital”, qualquer cidadão poderá reportar ocorrências, fazer sugestões e acompanhar pedidos. Modernizar é aproximar: unir tradição e tecnologia para fazer de Seia uma freguesia do século XXI — viva, participativa e conectada com as suas gentes.

3. De que forma pretende envolver os cidadãos da freguesia na vida e nas decisões da Junta?

O nosso projeto baseia-se na proximidade e na participação ativa. Não queremos uma Junta fechada num gabinete — queremos uma Junta presente, que ouve, decide e age com as pessoas.
Criaremos o Orçamento Jovem Participativo, para dar voz real aos jovens e envolvê-los na construção do futuro da freguesia. Porque uma freguesia sem jovens é uma freguesia que envelhece. É urgente despertar neles o interesse pelo bem comum.
Promoveremos reuniões abertas, canais digitais diretos e auscultações públicas, tornando a Junta mais transparente e acessível.
Porque governar bem é ouvir — e só ouvindo todos construiremos uma freguesia mais justa, dinâmica e participativa.
Chegou o tempo de abrir caminho a pessoas diferentes, com ideias novas e coragem para fazer o que outros não fizeram.


PS

1 – Quais são as três prioridades da candidatura para a freguesia? 

– A nossa candidatura tem como principal foco as PESSOAS. Pretendemos implementar o “Cidadão 360” que é um serviço de apoio itinerante que leva informações, orientação e apoio nas áreas da saúde, ação social, economia circular e empreendedorismo jovem diretamente a todos os pontos da freguesia, aproximando a comunidade e facilitando a participação do cidadão.
– Planeamos colocar em prática “Seia 360”, um programa cultural que valoriza o talento local, envolvendo toda a comunidade. Inclui a Semana Cultural de Seia, com exposições e espetáculos; o Festival da Juventude, reunindo jovens em torno de cultura, natureza e desporto; e Arte à Vista, com intervenções artísticas digitais no espaço público, tornando a cidade mais viva e interativa. 
– Pretendemos apoiar as associações locais, reforçando o seu papel fundamental na coesão da comunidade, estimular a convivência e fortalecer os laços entre todas, tornando a freguesia mais unida e participativa. 

2 – Que projeto ou medida considera mais urgente implementar já no primeiro ano de mandato? 

– A nossa prioridade é devolver a rua às pessoas. Queremos transformar a envolvente do rio Seia, desde a zona da ESTH até à futura Horta Comunitária, criando um Parque Verde da Freguesia, com espaços de lazer, convívio, contemplação da natureza e prática desportiva. 
– Outro eixo essencial passa pela recuperação da Barroca de Fonte, que serve os bairros da Fisel, dos Lanteiros e de Nossa Senhora do Rosário, bem como pela valorização dos espaços verdes já existentes, como o Parque Municipal, a Urbanização Milenium e a Urbanização das Camélias. 
– Pretendemos ainda recuperar as zonas ribeirinhas e cursos de água que atravessam a Póvoa Velha, Vales, Vodra e Arrifana, até à envolvente do Rio Seia.  
– Criar locais de encontro nos bairros que funcionem como centros de vida social, abertos a todas as gerações, promovendo o diálogo, a solidariedade e a participação ativa dos moradores  
– Por fim, será desenvolvida uma rota de miradouros, destacando o Miradouro de Santana, que permitirá valorizar o património natural e cultural da freguesia. 

 3 – De que forma pretende envolver os cidadãos da freguesia na vida e nas decisões da Junta? 

Defendemos uma Junta próxima, que valorize a participação comunitária. Para isso, iremos criar grupos de trabalho temáticos, incentivar o voluntariado em projetos locais e promover frequentemente consultas públicas sobre decisões relevantes. Só com corresponsabilidade poderemos construir uma freguesia mais coesa e dinâmica. 
Queremos criar um Circuito Polinizador na freguesia, ligando jardins, parques e hortas comunitárias com flores nativas e abrigos para insetos. O projeto envolverá escolas, associações e moradores, que poderão cuidar dos canteiros e participar de oficinas. O objetivo é proteger polinizadores, aumentar a biodiversidade e criar um percurso pedonal educativo, fortalecendo a comunidade e tornando a freguesia mais limpa, atrativa e sustentável. 


Cuidar De Seia – Pelo Povo / CDS -PP

1 – Quais são as três prioridades da candidatura para a freguesia?

O principal desafio do nosso executivo da Presidência da Freguesia de Seia e das nossas seis anexas, Vodra, Arrifana, Quintela, Aldeia da Serra, Vales e Póvoa Velha é ligar a comunidade desta grande Freguesia ativamente num todo.
As assimetrias serem definitivamente afastadas e ligar a vasta região de forma ativa, fisicamente e mentalmente.
– A primeira prioridade é ter uma presença de proximidade constante, principalmente sobre os mais carenciados em particular os nossos idosos.
– A segunda prioridade é a proteção e segurança destas comunidades, bem como contribuir de forma ativa junto das coletividades para atividades envolventes, dinamizadoras e enriquecedoras das nossas tradições costumes e bem-estar social.
– A terceira prioridade é serviços de proximidade, auxiliando “in locco” as situações mais prementes, por exemplo auxiliar nos apoios aos fundos ambientais, ou no que diz respeito aos apoios monetários aos medicamentos, tarifa social da Luz, bilha de gás Solidária.

2 – Que projeto ou medida considera mais urgente implementar já no primeiro ano de mandato?

Instalar o GAP “Gabinete de atendimento à população”, nas supracitadas seis “anexas”, com regularidade quinzenal, evitando deslocações aos mais carenciados e ao mesmo tempo recolher informação de proximidade junto das populações.
Damos o exemplo das vítimas dos “incêndios”, não podemos pedir ao Pastor ao Apicultor ao Agricultor que saiba “entrar online” e subscreva rigorosamente os apoios de estado, respeitando os requisitos legais.
Tem forçosamente de ser a Junta de Freguesia a fazê-lo, na pessoa do seu executivo. Vindo assim ao encontro do drama das populações e prestar um verdadeiro serviço publico, auxiliando no levantamento dos danos, das carências humanas e animais, tranquilizado os afetados.

3 – De que forma pretende envolver os cidadãos da freguesia na vida e nas decisões da Junta?

Esta é uma excelente questão. O poder Publico e o Poder Politico não têm conseguido envolver as populações e ter essa relação de proximidade e confiança.
Acreditamos que a implementação das anteriores medidas explanadas no ponto 1 e 2, possam trazer esse objetivo.
Trarão, na nossa humilde opinião, por força da sua própria natureza, os cidadãos até nós. Caberá a nós, Junta de Freguesia estar à altura dos acontecimentos.
Para o nosso executivo, enquanto Presidente de Junta da Freguesia de Seia e suas anexas, não existem partidos nem religiões nem clubes, existem PESSOAS a ser tratadas de igual forma e modo, como SENENSES que são.

» Onde comprar o Jornal de Santa Marinha «

DAR VOZ A...

Dar voz a TRAVANCINHA

No âmbito do desafio “Dar Voz às Freguesias”, promovido pelo JSM para oferecer a todas as listas candidatas espaço e oportunidade de divulgar as...

Dar voz a U.F. de VIDE e CABEÇA

No âmbito do desafio “Dar Voz às Freguesias”, promovido pelo JSM para oferecer a todas as listas candidatas espaço e oportunidade de divulgar as...

Dar voz a VALEZIM

No âmbito do desafio “Dar Voz às Freguesias”, promovido pelo JSM para oferecer a todas as listas candidatas espaço e oportunidade de divulgar as...

Dar voz a SANDOMIL

No âmbito do desafio “Dar Voz às Freguesias”, promovido pelo JSM para oferecer a todas as listas candidatas espaço e oportunidade de divulgar as...

Dar voz a ALVOCO DA SERRA

No âmbito do desafio “Dar Voz às Freguesias”, promovido pelo JSM para oferecer a todas as listas candidatas espaço e oportunidade de divulgar as...

Dar voz a SAZES DA BEIRA

No âmbito do desafio “Dar Voz às Freguesias”, promovido pelo JSM para oferecer a todas as listas candidatas espaço e oportunidade de divulgar as...

Dar voz a LAPA DOS DINHEIROS

No âmbito do desafio “Dar Voz às Freguesias”, promovido pelo JSM para oferecer a todas as listas candidatas espaço e oportunidade de divulgar as...

Dar voz a LORIGA

No âmbito do desafio “Dar Voz às Freguesias”, promovido pelo JSM para oferecer a todas as listas candidatas espaço e oportunidade de divulgar as...

Dar voz a SÃO ROMÃO

No âmbito do desafio “Dar Voz às Freguesias”, promovido pelo JSM para oferecer a todas as listas candidatas espaço e oportunidade de divulgar as...

Dar voz a U.F. de SAMEICE e SANTA EULÁLIA

No âmbito do desafio “Dar Voz às Freguesias”, promovido pelo JSM para oferecer a todas as listas candidatas espaço e oportunidade de divulgar as...

Dar voz a SANTA MARINHA

No âmbito do desafio “Dar Voz às Freguesias”, promovido pelo JSM para oferecer a todas as listas candidatas espaço e oportunidade de divulgar as...

Dar voz a U.F. de TORROSELO e FOLHADOSA

No âmbito do desafio “Dar Voz às Freguesias”, promovido pelo JSM para oferecer a todas as listas candidatas espaço e oportunidade de divulgar as...

Dar voz a VILA COVA À COELHEIRA

No âmbito do desafio “Dar Voz às Freguesias”, promovido pelo JSM para oferecer a todas as listas candidatas espaço e oportunidade de divulgar as...

Dar voz a PINHANÇOS

No âmbito do desafio “Dar Voz às Freguesias”, promovido pelo JSM para oferecer a todas as listas candidatas espaço e oportunidade de divulgar as...

Dar voz a GIRABOLHOS

No âmbito do desafio “Dar Voz às Freguesias”, promovido pelo JSM para oferecer a todas as listas candidatas espaço e oportunidade de divulgar as...

Dar voz a PARANHOS DA BEIRA

No âmbito do desafio “Dar Voz às Freguesias”, promovido pelo JSM para oferecer a todas as listas candidatas espaço e oportunidade de divulgar as...

Dar voz ao SABUGUEIRO

No âmbito do desafio “Dar Voz às Freguesias”, promovido pelo JSM para oferecer a todas as listas candidatas espaço e oportunidade de divulgar as...

Dar voz a SANTA COMBA

No âmbito do desafio “Dar Voz às Freguesias”, promovido pelo JSM para oferecer a todas as listas candidatas espaço e oportunidade de divulgar as...

Dar voz a SANTIAGO

No âmbito do desafio “Dar Voz às Freguesias”, promovido pelo JSM para oferecer a todas as listas candidatas espaço e oportunidade de divulgar as...

Dar voz a SÃO MARTINHO

No âmbito do desafio “Dar Voz às Freguesias”, promovido pelo JSM para oferecer a todas as listas candidatas espaço e oportunidade de divulgar as...

Dar voz a U.F. de CARRAGOSELA e VÁRZEA DE MERUGE

No âmbito do desafio “Dar Voz às Freguesias”, promovido pelo JSM para oferecer a todas as listas candidatas espaço e oportunidade de divulgar as...

Dar voz a U.F. de TOURAIS e LAJES

No âmbito do desafio “Dar Voz às Freguesias”, promovido pelo JSM para oferecer a todas as listas candidatas espaço e oportunidade de divulgar as...