No âmbito do desafio “Dar Voz às Freguesias”, promovido pelo JSM para oferecer a todas as listas candidatas espaço e oportunidade de divulgar as suas ideias, as candidaturas foram convidadas a responder a três questões comuns, centradas nas suas prioridades, principais medidas e formas de promover a participação dos cidadãos na vida da freguesia. Estas foram as respostas que nos chegaram. Agradecemos a participação.
PSD /JPNT

Quais são as três prioridades da candidatura para a freguesia?
– Desenvolver políticas sociais para os mais velhos e para os mais novos. Para tal, iremos instaurar uma política de proximidade e dinamização que contribua para o aumento da qualidade de vida e bem-estar dos séniores. Iremos ainda investir nos jovens, criando mais oportunidades para os mesmos e tornando mais atrativas as atividades decorrentes nas nossas Freguesias.
– Uma das nossas apostas é o fortalecimento das ofertas ao turismo, promovendo uma aldeia aprazível, com espaços atrativos que motivem as pessoas a ter estadias mais prolongadas e a interagir com o comércio local e com os habitantes. Levando-os assim a descobrir e ter vontade de investir em habitações locais, ainda que como local de segunda habitação. Tudo isto para combater de forma eficaz o despovoamento das nossas aldeias.
– Visamos ainda promover o ordenamento florestal de uma forma sustentável, que possa trazer alguma liquidez aos proprietários e, simultaneamente, servir de elemento chave à prevenção de incêndios florestais.
Que projeto ou medida considera mais urgente implementar já no primeiro ano de mandato?
O nosso projeto constitui uma linha de ação interligada e direcionada à qualidade de vida. Nenhuma das nossas propostas surge isolada, mas sim integrada numa cadeia. Este projeto, estudado e equacionado pelos membros da nossa lista, tem a vantagem de só depender dos esforços a desenvolver por nós, não passando por projetos camarários que já estão em prática ou ainda em estudo.
O foco da nossa preocupação é o bem-estar da nossa população. Deste modo, as medidas sociais, quer para os mais idosos, quer para os mais jovens, são a nossa prioridade. Serão essas que tentaremos implementar logo de início.
De que forma pretende envolver os cidadãos da freguesia na vida e nas decisões da Junta?
Para conseguirmos envolver os cidadãos nas políticas e atividades da Junta, temos que credibilizar a política de proximidade do poder local. Utilizaremos os meios digitais para dar a conhecer os projetos, orçamentos, contas e atas das Assembleias. Em estudo está uma sugestão de um freguês, que consiste na transmissão em direto das Assembleias, visto a maior parte delas ser no inverno e já muita gente não sair àquela hora. As convocatórias, mais detalhadas, devem ser atempadamente divulgadas.
Para nós, é inadmissível que na última Assembleia de um mandato, o executivo não consiga esclarecer quais as receitas nem as despesas que teve, quanto mais detalhá-las. Aumenta a estranheza não terem a noção do valor do património da Junta que administram.
Se queremos que as pessoas participem, temos de ter noção que a transparência não se apregoa – exerce-se.
PS

1 – Quais são as três prioridades da candidatura para a freguesia?
Para a candidatura do Partido Socialista à União de Freguesias de Carragozela e Várzea de Meruge, existem três prioridades que ressalvamos:
– a primeira prioridade é a melhoria das infraestruturas locais, através da requalificação e pavimentação de caminhos e estradas fundamentais para a mobilidade de todos.
– A segunda prioridade é o bem-estar da população, reforçando um maior apoio à natalidade, à juventude e aos séniores, garantindo qualidade de vida em todas as fases da vida.
– A terceira prioridade é a valorização dos espaços comunitários, com a requalificação dos parques infantis existente em Carragozela e em Várzea de Meruge e a construção de um novo parque nos Penedos Miúdos, criando locais seguros de convívio para as famílias e crianças.
2 – Que projeto ou medida considera mais urgente implementar já no primeiro ano de mandato?
No primeiro ano de mandato, a medida mais urgente a implementar é a requalificação dos Parques Infantis, por motivos de segurança e de utilização imediata pelas famílias. Em paralelo, iniciaremos os processos de pavimentação dos caminhos mais degradados, de modo a melhorar rapidamente a circulação e a segurança rodoviária.
3 – De que forma pretende envolver os cidadãos da freguesia na vida e nas decisões da Junta?
A candidatura do Partido Socialista pretende envolver ativamente os cidadãos na vida e nas decisões da Junta com uma gestão participativa e transparente, através de:
Orçamento participativo em pequena escala, permitindo que a população proponha e vote em projetos de interesse comum.
Reuniões públicas periódicas em todas as localidades da União de Freguesias, para recolher sugestões e prestar contas.