No âmbito do desafio “Dar Voz às Freguesias”, promovido pelo JSM para oferecer a todas as listas candidatas espaço e oportunidade de divulgar as suas ideias, as candidaturas foram convidadas a responder a três questões comuns, centradas nas suas prioridades, principais medidas e formas de promover a participação dos cidadãos na vida da freguesia. Estas foram as respostas que nos chegaram. Agradecemos a participação.
PSD /JPNT

Quais são as três prioridades da candidatura para a freguesia?
As nossas três prioridades são claras.
– Primeiro, o setor Social e Cultural, com a criação de um Serviço de Vizinhança para assistência direta aos cidadãos, que ajudará nas marcações médicas, transporte e compras. Também o desenvolvimento de ações culturais com parcerias entre associações locais.
– Segundo, o Turismo Sustentável, aproveitando sermos a aldeia mais alta de Portugal continental. Queremos melhorar a experiência de quem nos visita e criar eventos que atraiam turistas e não apenas visitantes.
– Terceiro, o setor Ambiental, com reabilitação de percursos pedestres e ações de reflorestação.
Que projeto considera mais urgente no primeiro ano?
O vetor turístico é fundamental. Queremos garantir a categoria de Praia Fluvial para o verão de 2026 e resolver o problema do estacionamento no Inverno. É urgente apostar na marca Sabugueiro como destino turístico de referência.
Como pretende envolver os cidadãos nas decisões da Junta?
Através da escuta ativa da população e comunicação eficaz de assembleias e eventos. O Serviço de Vizinhança será o elo de ligação direto com as necessidades dos cidadãos, garantindo que as suas vozes sejam ouvidas e as suas dificuldades resolvidas.
Juntos Chegamos mais alto
PS
Após vários contactos, o JSM não conseguiu obter qualquer resposta às questões enviadas, justificando, assim, a ausência de informação por parte desta candidatura.