Início Site Página 120

União de Freguesias de Santa Marinha e São Martinho promove “Carnaval da Freguesia”


A União de Freguesias de Santa Marinha e São Martinho vai promover, no sábado de Carnaval (1 de março), o “Carnaval da Freguesia”.
O desfile carnavalesco, que terá início pelas 15 horas, está aberto à participação de todos os interessados. Para tal, os foliões deverão levar um disfarce. A caminhada terá os seguintes pontos de encontro: São Martinho (Largo de Santo António), Santa Marinha (Rua da Feira) e Eirô (cruzamento).
O desfile, composto por carros alegóricos, música e muita animação, irá percorrer as comunidades de São Martinho, Santa Marinha e Eirô.
À noite, pelas 22 horas, o Polidesportivo de São Martinho irá acolher um baile de carnaval, animado pelo Irmãos Coragem.

Biblioteca Municipal de Seia acolhe oficinas de escrita criativa e dramaturgia “Velhas Maneiras”

A Biblioteca Municipal de Seia recebe, este mês de fevereiro, as oficinas de escrita criativa e dramaturgia “Velhas Maneiras”, dinamizadas pela Aldeia – Associação Cultural e Artística. Estas oficinas promovem uma experiência de escrita que alia criatividade, colaboração e reflexão sobre questões humanas intemporais, recorrendo a dinâmicas interativas e à construção coletiva de narrativas.

A iniciativa decorre este sábado, dia 8, das 10h00 às 17h00, com uma oficina prática que incentiva os participantes a explorar novas formas de expressão escrita e dramatúrgica. As inscrições podem ser feitas na Biblioteca Municipal de Seia, através do e-mail biblioteca@cm-seia.pt ou pelo telefone 238 310 247.

No dia 15 de fevereiro, às 15h00, terá lugar uma sessão de leituras encenadas, aberta ao público, onde serão apresentadas algumas das criações desenvolvidas durante a oficina.

Estrela Geopark promove caminhada, dia 22 de fevereiro, em Travancinha (Seia)

A Ciência continua a Caminhar pelo território do Estrela Geopark Mundial da UNESCO.

Este mês de fevereiro, o Estrela Geopark vai trilhar os caminhos de Travancinha, em Seia, ao longo de mais de 7 km, com uma paisagem marcada pela morfologia granítica. A iniciativa, marcada para o dia 22 de fevereiro, terá o seu ponto de encontro na Junta de Freguesia de Travancinha, às 9h30m.

Todos os meses o Estrela Geopark promove o “Ciência a Caminhar”, dando a conhecer o território e a paisagem da Serra da Estrela.

A realização desta atividade dependerá das condições meteorológicas.

Informações adicionais:

Distância: 7,3 km
Desnível: 150m D+
Grau dificuldade: fácil
Tipo: circular
Hora de partida: 9h30
Ponto de encontro: Junta de Freguesia de Travancinha, Seia | 40°25’14.6″N 7°49’16.2″W
Pontos de interesse: “Caixão”- sepultura antropomórfica – Pilar da Borceda – Morfologia granítica – Vale do André – Santuário da Nossa Sra. das Virtudes

2º Raid Região Beiras e Serra da Estrela passa, este domingo, por Seia

A segunda edição do Raid Beiras e Serra da Estrela vai para a estrada entre 7 e 9 de fevereiro. A caravana irá passar por seis concelhos da Comunidade Intermunicipal Beiras e Serra da Estrela: Belmonte, Covilhã, Fundão, Manteigas, Sabugal e Seia, num passeio cuja organização está a cargo da Comunidade Intermunicipal Beiras e Serra da Estrela e pelo Escape Livre.

O evento abraça a paisagem, a cultura e a gastronomia, juntando, ainda, o prazer de conduzir em locais de grande riqueza paisagística, desconhecidos pela maioria dos participantes.

Com a possibilidade da neve e do frio se fazerem convidados, o programa desta sexta-feira começa com uma prova de vinhos da Adega Cooperativa do Fundão.

Entre as visitas destaque para o Museu do Queijo em Peraboa; em Belmonte serão visitados o Ecomuseu do Zêzere, instalado na antiga Tulha dos Cabrais, e o Museu dos Descobrimentos que dá a conhecer a epopeia do Achamento do Brasil.

O Raid passa ainda por Sortelha e pela Burel Factory em Manteigas. A última etapa do evento, que acontecerá no domingo, irá passar por Seia, onde os participantes irão almoçar no Museu do Pão e, posteriormente, farão uma visita guiada.

A marca oficial do Raid Beiras e Serra da Estrela é a Land Rover, através da MCOUTINHO, num passeio que conta ainda com o patrocínio da Bridgestone, First Stop, Valorpneu e SPAL.

Seia celebra tradição e sabores na Feira do Queijo Serra da Estrela

Seia volta a celebrar a sua identidade e tradição com a 48.ª edição da Feira do Queijo Serra da Estrela, de 1 a 4 de março, um evento que homenageia as raízes da pastorícia, o saber das queijeiras e a excelência dos produtos serranos.

Durante quatro dias, a cidade transforma-se num ponto de encontro entre sabores e saberes, onde o Queijo Serra da Estrela, produzido de geração em geração, assume o papel principal. Mais do que uma feira, este é um tributo às gentes da Serra, aos pastores e às queijeiras, guardiões de uma tradição que faz parte da identidade deste território.

A tradição secular da produção do queijo é enaltecida no Mercado do Queijo e dos Produtos Regionais, que conta com a participação de cerca de meia centena de expositores, incluindo pastores, queijarias tradicionais, produtores de queijo DOP e unidades fabris. Ao queijo unem-se os enchidos serranos, o pão de centeio, o vinho do Dão Sub-região da Serra da Estrela, o mel, o azeite, entre outros.

A base deste saber ancestral, a pastorícia, tem igualmente um espaço de destaque na área circundante ao mercado, com a recriação da Quinta do Pastor, onde a ovelha Serra da Estrela assume um papel central, e a horta pedagógica dinamizada pelo Centro de Interpretação da Serra da Estrela. O certame acolhe, ainda, o Concurso de Ovinos e Caprinos da Serra da Estrela, promovido pela Ancose – Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela, um momento de valorização dos melhores exemplares da raça.

Na feira, será também possível conhecer o Cão Serra da Estrela, fiel companheiro do pastor, numa mostra dinamizada pela LICRASE – Liga dos Criadores e Amigos do Cão Serra da Estrela. O evento integra igualmente uma área dedicada ao artesanato regional, demonstrações culinárias com “cozinha ao vivo” e as tradicionais tasquinhas de ‘comes e bebes’, dinamizadas pelo movimento associativo local, garantindo momentos de convívio e partilha de saberes.

Aliando tradição, criatividade e inovação, a programação inclui sessões de “dicas e saberes”, promovendo um maior conhecimento sobre os produtos endógenos da região. Entre os momentos altos do evento, destaca-se a produção do Maior Queijo de Ovelha de Seia, na tarde de segunda-feira, e a confeção de enchido ao vivo, na terça-feira, envolvendo vários produtores locais num processo demonstrativo das técnicas tradicionais.

A animação estará presente ao longo dos quatro dias, num programa diversificado que inclui a participação de bandas filarmónicas, ranchos folclóricos e grupos de música tradicional, reforçando o espírito festivo da feira.

O evento, promovido pelo Município de Seia, conta com a colaboração da LICRASE, da Ancose e da Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha (ADIRAM), com o apoio do Turismo Centro de Portugal.

A Feira do Queijo abre diariamente às 10h e encerra às 20h, à exceção da terça-feira de Carnaval, cujo encerramento será antecipado para as 16h. As tasquinhas prolongam o horário de funcionamento até às 23h nos primeiros três dias do evento.

Mais de seis mil euros de equipamentos doados ao Hospital de Seia

A Liga dos Amigos do Hospital  Nossa Senhora da Assunção de Seia (LAHNSAS) ofereceu neste Natal, prendas aos doentes e equipamentos para todos os serviços do Hospital, cujas ofertas doadas ultrapassaram os seis mil euros.

Destaque para três monitores de sinais vitais; cinco smart tvs; um esfigmomanómetro; um aquecedor/secador de roupa; quatro aquecedores; mantas, cachecóis, oxímetros, almofadas, ventilador, secadores de cabelo, pedaleira, rádio, entre outros.

A LAHNSAS agradece a todos os associados que contribuíram para que todos estes pedidos fossem realizados. Agradece, também, ao Município de Seia e União de Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros.

Hoje assinala-se o Dia Mundial Contra o Cancro. Mulheres a partir dos 45 anos vão ser chamadas para o rastreio de cancro da mama

Vão começar a ser chamadas para mamografia as primeiras mulheres a partir dos 45 anos para deteção precoce do cancro da mama. A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) estima que este alargamento vai permitir despistar o tumor em mais 200 mil utentes já este ano.

Até agora o exame era apenas dos 50 aos 69, com as recomendações europeias, passa a ser dos 45 aos 74.

A LPCC refere que o cancro da mama apresenta uma taxa de cura superior a 90%, quando diagnosticado e tratado precocemente e salienta a importância do rastreio.

Rafael Abreu, presidente da União de Freguesias de Santa Marinha e São Martinho, confirma a sua intenção em candidatar-se por Santa Marinha (Entrevista)

“… a minha vontade é voltar a candidatar-me!”

O Jornal de Santa Marinha conversou com o presidente da União de freguesias de Santa Marinha e São Martinho, Rafael Abreu, sobre o trabalho que tem vindo a realizar, em conjunto com a sua equipa, ao longo dos seus dois últimos mandatos. Refere que muito tem sido feito, mas que ainda há projetos que têm de ser concretizados. Muito recentemente, viu aprovada a desagregação da União das Freguesias de Santa Marinha e São Martinho, só faltando mesmo a promulgação do Presidente da República. Neste sentido, quando questionado sobre uma eventual recandidatura, Rafael Abreu diz que quer continuar a trabalhar em prol das pessoas e que vai apresentar a sua candidatura pela Freguesia de Santa Marinha. 

Jornal de Santa Marinha (JSM): Qual é o balanço que faz do seu trabalho como presidente de junta da União das Freguesias de Santa Marinha e São Martinho?

Rafael Abreu (RA): É um balanço positivo, mas com um trabalho inacabado! Existe muito ainda a fazer e por fazer. O território é grande e as necessidades são maiores. Se todos nós dispuséssemos de mais recursos financeiros e humanos, estou certo que chegaríamos com mais facilidade à resolução de alguns problemas que, no dia-a-dia, nos vai aparecendo. Temos muitos caminhos e espaços rurais que carecem de intervenções muito profundas. Com os poucos recursos financeiros e humanos que temos, não conseguimos chegar a todo o lado. Temos definido prioridades, mas sabemos que, por vezes, não chegamos a todas as vontades e necessidades. É necessário uma grande ginástica e um grande esforço na gestão de recursos financeiros para chegar a alguns objetivos que nos propomos.

Um dos maiores problemas com que esta Freguesia se debate é a falta de receitas próprias que, praticamente, são inexistentes. Dependemos cerca de 90% das receitas do Fundo de Financiamento das Freguesias (FFF), receitas provenientes do estado da delegação de competência e apoios extraordinários para investimentos da Câmara Municipal. Os outros 10% provêm de receitas das licenças dos canídeos, IMI (rústicos) e expediente da secretária (atestados, certidões, provas de vida, etc.).

JSM: Conhecendo-se as pequenas rivalidades entre freguesias, foi difícil conciliar vontades e fazer obra?

RA: Foi um grande desafio, mas acredito que consegui e juntos conseguimos! Criei uma forte união entre estas comunidades. Valorizei todos! Tenho muito orgulho nestas minhas comunidades e no trabalho de aproximação que foi e continua a ser feito. Exemplo disso são as mais diversas ações que temos desenvolvido na freguesia, como a iniciativa da festa da freguesia, a criação e dinamização dos grupos comunitários, o passeio da freguesia, os grupos de ginástica, a capacitação e valorização das nossas associações os contactos de proximidade que a minha equipa tem feito, entre muitas outras ações que permitem a união entre estes povos.

No início quando fui eleito Presidente da União das Freguesias em 2017, recordo que em Santa Marinha não acreditavam que, sendo natural de São Martinho, fosse uma pessoa tão próxima desta comunidade. Diziam que ia levar tudo para São Martinho e que só me iria preocupar com a minha aldeia natal. Mas demonstrei o contrário, porque acreditava e acredito que um verdadeiro projeto só faz sentido quando o executamos com alma e com paixão! E bem sabemos que Santa Marinha, sendo um território de grande valor e de grande potencialidade, tinha de ser trabalhada e valorizada. Por isso, realizámos obra em todas as povoações que fazem parte desta União das Freguesias. Quem percorre o território, consegue ver e perceber os investimentos estruturais, e não só, que foram e são feitos. 

(Artigo completo na edição impressa Nº 609 de 31 de janeiro de 2025)

Teatro Marionet e Camané em fevereiro na Casa Municipal da Cultura de Seia

Fevereiro traz a Seia dois grandes momentos artísticos: “Oxímoro, Entre Solstícios e Equinócios“, um espetáculo teatral intenso e comovente sobre a doença bipolar, no dia 8, e Camané, a voz incontornável do fado, que sobe ao palco da Casa Municipal da Cultura no dia 15.

Apresentada pelo Teatro Marionet, a peça “Oxímoro, Entre Solstícios e Equinócios” entra em cena dia 8 de fevereiro, pelas 21h30, e mergulha na complexidade da doença bipolar. Baseado em testemunhos reais, o espetáculo transporta o público para um universo de emoções extremas, onde a euforia e a depressão se cruzam em cenários do quotidiano – do espelho à consulta de psiquiatria, passando por conversas informais e relações familiares. Através de uma abordagem poética e sensível, a peça dá voz a quem vive com a doença e a quem a acompanha de perto, sublinhando que, por vezes, a realidade de uns pode ser a ficção de outros.

No dia 15 de fevereiro, também às 21h30, é a vez de Camané preencher o Cineteatro com a sua voz única e inconfundível. Considerado um dos maiores intérpretes do fado, Camané traz a Seia o seu mais recente trabalho, “Horas Vazias”, onde dá nova vida a poemas de nomes como Amália Rodrigues, Fernando Pessoa, Sérgio Godinho, Jorge Palma, entre outros. O concerto promete ser um encontro intimista entre o fadista e o público, numa viagem pelos sentimentos mais profundos que só o fado consegue traduzir.

Os espetáculos em exibição incorporam a programação da Casa Municipal da Cultura, enquanto membro da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses, ao programa de apoio da Direção-Geral das Artes, organismo do Ministério da Cultura da República Portuguesa.

Turismo Centro de Portugal aposta na valorização das EN16 e EN17 com o projeto “Estradas com História”

Descobrir o Centro de Portugal através das suas estradas
 
“Estradas com História: EN16 e EN17” é um novo produto turístico, que pretende transformar duas das mais emblemáticas estradas do interior do país em eixos de descoberta cultural, patrimonial e gastronómica. Para esse efeito, está a ser criada uma rede colaborativa que junta operadores turísticos, municípios e agentes locais, numa estratégia integrada de valorização do território.
 
Com um investimento de cerca de 1 milhão de euros, o projeto é liderado pela Turismo Centro de Portugal e promovido também pelas Comunidades Intermunicipais Viseu Dão Lafões, Região Beiras e Serra da Estrela, Região de Aveiro e Região de Coimbra – territórios atravessados pelas duas estradas. O objetivo é estruturar uma oferta turística inovadora, assente na riqueza paisagística, cultural, patrimonial e gastronómica dos 24 municípios abrangidos. 

EN16, com 219 quilómetros de extensão, liga Aveiro a Vilar Formoso, percorrendo os distritos de Aveiro, Viseu e Guarda. Já a EN17, conhecida como Estrada da Beira, percorre 129 quilómetros entre Coimbra e Celorico da Beira, unindo os distritos de Coimbra e Guarda.
 
Mais do que um simples percurso, a nova rota turística “Estradas com História: EN16 e EN17” está assente em quatro objetivos principais: dinamizar o turismo no interior, através de uma rede colaborativa que junta operadores turísticos, municípios e agentes locais; valorizar a autenticidade das comunidades e dos seus recursos endógenos, enriquecendo as experiências dos visitantes; reforçar a sustentabilidade turística da região Centro de Portugal, ao contribuir para o incremento do número de dormidas e do tempo de permanência de visitantes na região; e promover a mobilidade no território, impulsionando a descoberta de novos destinos ao longo das EN16 e EN17.
 
O plano de ação do novo produto turístico prevê a implementação de várias medidas estratégicas, que incluem a criação de roteiros turísticos, o desenvolvimento de infraestruturas de sinalização, a capacitação de agentes locais e uma abrangente campanha de promoção.