Início Site Página 119

Dappin – Agência de Marketing de Seia vai inaugurar um novo espaço

A Agência de Marketing Dappin, com sede em Seia, vai inaugurar um novo escritório, esta sexta-feira, dia 14, a partir das 17 horas.

A nova loja está situada na rua do Mercado, junto à imobiliária AXADO.

A Dappin é uma agência de marketing “comprometida em destacar as marcas” e que oferece “uma colaboração única e personalizada”.

Esta agência tem como compromisso “libertar o cliente de qualquer preocupação, desde a conceção da ideia ascendendo até à fase final – a produção”.

Manteigas – Pulseira eletrónica por violência doméstica

0

O Comando Territorial da Guarda, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE), deteve, no dia 10 de fevereiro, um homem de 54 anos, por violência doméstica, no concelho de Manteigas.

No âmbito de uma investigação por violência doméstica, os militares da Guarda apuraram que o suspeito exercia violência física, psicológica e verbal contra a vítima, sua companheira de 51 anos.

Na sequência das diligências policiais, foi dado cumprimento a um mandado de detenção que culminou na detenção do suspeito.

No decorrer da ação, foi ainda efetuada uma busca domiciliária à residência do suspeito, tendo sido possível apreender uma espingarda; duas pistolas; dois revólveres e munições de diversos calibres.

O detido foi presente no Tribunal Judicial da Guarda, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de proibição de contacto com a vítima através de pulseira eletrónica, num raio de 1000 metros.

A violência doméstica é um crime público e denunciar é uma responsabilidade coletiva.

A Guarda Nacional Republicana realiza regularmente campanhas e ações de sensibilização sobre o tema da Violência Doméstica e relembra que, se precisar de ajuda ou tiver conhecimento de alguma situação de violência doméstica, participe:

· No Portal Queixa Eletrónica, em https://queixaselectronicas.mai.gov.pt;

· Via telefónica, através do número europeu de emergência 112;

·  No Posto da GNR mais próximo à sua área de residência, tendo os nossos contactos sempre à mão em www.gnr.pt/contactos.aspx;

· Na aplicação App MAI112 disponível e destinada exclusivamente aos cidadãos surdos, em http://www.112.pt/Paginas/Home.aspx;

· Na aplicação SMS Segurança, direcionada a pessoas surdas em www.gnr.pt/MVC_GNR/Home/SmsSeguranca.

Pedro Martins é candidato, em lista independente, à Junta de Freguesia de Valezim

Em comunicado enviado ao JSM, Pedro Martins assume a intenção de se candidatar à Presidência da Junta de Freguesia de Valezim, nas próximas eleições autárquicas, através de um movimento independente.

Pedro Martins nasceu em Valezim, a 6 de janeiro de 1983 e, nos últimos anos, tem feito parte do grupo de cidadãos que se tem dedicado à promoção da aldeia, da sua cultura e costumes. Segundo este candidato, a sua ligação e compromisso para com a gestão de desporto têm-no mantido afastado da política, “mas fruto da minha ambição para com o desenvolvimento da freguesia, decidi abraçar este novo desafio, que me levará a trabalhar em prol da comunidade onde nasci e cresci”, refere.

Ainda segundo Pedro Martins, “esta candidatura tem como base um Movimento Independente e será assente em cinco eixos fundamentais”, que consideram essenciais para o desenvolvimento e bem-estar da comunidade: “desenvolvimento– Criar atratividade, promover o crescimento económico e a modernização da freguesia, melhorando infraestruturas e serviços essenciais, com especial atenção para a comunidade sénior e juvenil; Valorização – valorizar o património natural, cultural e histórico de Valezim, preservando a nossa identidade e recursos locais; Sustentabilidade – Proteger o meio ambiente e implementar práticas sustentáveis, garantindo um futuro mais verde e resiliente; Participação  – Envolver os cidadãos na tomada de decisões, assegurando transparência e uma gestão próxima das pessoas e Coesão Social – Fortalecer os laços comunitários, promovendo a inclusão e o apoio a todos os grupos da nossa freguesia.”

Este Movimento acredita que, “com trabalho, diálogo e dedicação, podemos construir um futuro melhor para Valezim e para a sua comunidade. Além disso, sabemos que ao valorizarmos o nosso território estaremos também a acrescentar valor e dar mais atratividade ao interior e ao nosso concelho, em particular”.

A lista será composta por um grupo de pessoas “apaixonadas pela nossa bela aldeia pitoresca, cujo único e principal interesse é o de contribuir para o crescimento e desenvolvimento de Valezim, assim como estimular a prosperidade dos Valezinenses”, pode ler-se.

CISE recebe exposição de fotografia de Miguel Serra sobre o Covão da Ametade nas quatro estações

O CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela inaugura, no próximo dia 14 de fevereiro, pelas 16h40, a exposição de fotografia “Covão da Ametade nas Quatro Estações”, com a presença de Miguel Serra, autor dos trabalhos.

A mostra estará patente até 30 de abril e resulta de um projeto fotográfico desenvolvido ao longo de um ano, entre dezembro de 2023 e novembro de 2024, e retrata a transformação deste emblemático local da Serra da Estrela ao longo das diferentes estações.

Através de um olhar atento e de uma abordagem intimista, Miguel Serra captou as nuances da luz e da paisagem do Covão da Ametade, destacando três elementos naturais centrais: água, árvores e rochas. O curso do Rio Zêzere, com os seus reflexos, fluxos e pequenas quedas de água, assume especial protagonismo, tal como as bétulas que povoam a paisagem, plantadas para conter a erosão do solo. O enquadramento é completado pela imponência das formações graníticas que rodeiam o vale e conferem ao local um caráter único e intemporal.

A exposição reflete a experiência de visitar e revisitar um mesmo lugar ao longo do ano, observando as suas transformações e a forma como a luz e os elementos naturais moldam a paisagem. O projeto evidencia também a riqueza do Covão da Ametade, situado a cerca de 1.500 metros de altitude, no sopé do Cântaro Magro, onde o Rio Zêzere ganha forma antes de percorrer o Vale Glaciário. Este é um dos locais mais emblemáticos da Serra da Estrela, conhecido pela sua vegetação característica, pelos relvados naturais e pelo enquadramento singular proporcionado pelos Cântaros Magro, Gordo e Raso.

Natural de Manteigas, Miguel Serra nasceu a 13 de junho de 1973 e tem dedicado grande parte do seu percurso à valorização da Serra da Estrela. Licenciado em Comunicação e Relações Públicas e pós-graduado em Marketing Territorial, desempenha funções na Câmara Municipal de Manteigas e tem vindo a explorar, através da fotografia, a identidade e os detalhes únicos da paisagem serrana.

Associação Recreativa e Cultural Vodrense organizou I Festival de Sopas

Realizou-se, no passado sábado, dia 8 de fevereiro, o I Festival de Sopas promovido pela Associação Recreativa e Cultural Vodrense (ARCV), tendo contado com doze sopas, onze das quais a concurso.

O evento contou com a presença de mais de três centenas de visitantes, que se deliciaram com as diversas sopas confeccionadas por diversas associações.

Neste Festival estiveram presentes várias associações do concelho de Seia e vários particulares, entre eles:

– a Associação organizadora, ARCV.

– Lurdes e Cristina, de Vodra

– José Alcino, de Vodra 

– Centro Cultural e Recreativo Os Viriatos de Arrifana 

– Comissão de Melhoramentos Póvoa Nova 

– Centro Desportivo e Recreativo de Quintela 

– Associação de Recreio e Instrução de Santa Comba 

– Irmandade das Almas de Folhadosa

– Mordomos São Tiago de Várzea de Meruge 

– Tiquinho eventos de Pinhanços 

– Mordomos Senhora das Febres de Vila Verde 

– ACRID da Folgosa da Madalena 

O primeiro prémio foi para Lurdes e Cristina, de Vodra. 

O segundo lugar foi para os Mordomos Senhora das Febres de Vila Verde e a Irmandade das Almas, de Folhadosa, obteve o  terceiro lugar.

A ARCV agradece a todos os participantes, aos visitantes,  à Câmara Municipal de Seia, à União de Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros, bem como a todas as pessoas que colaboraram para a realização deste festival.

Seia acolhe, este sábado, a Academia Antonio Almeida Santos promovida pela Federação do PS da Guarda

A Casa Municipal da Cultura de Seia vai acolher, este sábado, dia 15, a Academia António Almeida Santos, que decorrerá entre as 09h30 e as 12h30.

Trata-se de uma iniciativa de formação da Federação do Partido Socialista da Guarda, dirigida a todos os militantes e simpatizantes do PS, que incluirá um conjunto de sessões de discussão, distribuídas em quatro temáticas, de acordo com o seguinte programa:

09h30 – Abertura 

– Alexandre Lote (Presidente da Federação do PS da Guarda)

– Luciano Ribeiro (Presidente da Concelhia do PS de Seia)

10h00 – Sessões Paralelas de Discussão

  • “Boas práticas autárquicas” – Jorge Sequeira (Presidente da Câmara de São João da Madeira), Grande Auditório
  • “Orçamento municipal – uma ferramenta de planeamento e gestão” – (a definir), Sala de Reuniões

11h00 – Sessões Paralelas de Discussão

  • “O poder da comunicação nas eleições autárquicas” – Maria José Lopes – Vereadora da Câmara Municipal de Paredes de Coura, Grande Auditório
  • “Conflitos de interesses – autarquias locais e estatuto funcional e remuneratório dos Autarcas” – José Amaral Veiga – Presidente da Assembleia Municipal de Trancoso/ Presidente da CIM Beiras e Serra da Estrela, Sala de Reuniões

12h00 – Encerramento

– António Almeida Santos (pela família Almeida Santos) 

– Ana Mendes Godinho (Deputada do PS eleita pelo Círculo da Guarda)

– Pedro Vaz (Secretário Nacional do PS)

12h30 – Almoço Geral de Militantes no Manjar da Serra, em Pinhanços 

14h30 – Homenagem ao Dr. António Almeida Santos

Cemitério de Vide, Seia

Na visita do presidente da AR, Aguiar-Branco, à Escola Superior de Turismo e Hotelaria de Seia

Joaquim Brigas pediu atenção à Revisão do RJIES que “deve garantir financiamento adequado às instituições do interior”

Para o presidente do Politécnico da Guarda, “o regresso da possibilidade de alunos internacionais e de regimes especiais poderem matricular-se até 30% além do total de vagas das instituições de ensino superior e a garantia de equidade às instituições do interior na contratação de investigadores altamente qualificados”, são aspetos que devem merecer a atenção da Assembleia da República quando a revisão do RJIES for discutida, afirmou Joaquim Brigas, durante a iniciativa “Parlamento Próximo” que trouxe hoje Aguiar-Branco ao distrito da Guarda.

“Sem estas condições, não há política de coesão territorial no que respeita ao ensino superior, como não há apoio ao interior nem à sua capacidade para atrair e fixar quadros”, afirmou. “Sem estas condições, os politécnicos e as universidades destes territórios não conseguirão cumprir a sua missão”.

(Texto na íntegra na próxima edição do JSM)

Aguiar-Branco almoça na Escola de Turismo e Hotelaria do IPG em Seia

O presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, vai almoçar esta segunda-feira, 10 de fevereiro, com estudantes da Escola Superior de Turismo e Hotelaria, em Seia, uma das unidades do Instituto Politécnico da Guarda – IPG. Esta passagem de Aguiar-Branco pela escola de Seia insere-se na iniciativa “Parlamento Próximo” que o presidente da Assembleia da República vai dedicar, amanhã, ao distrito da Guarda.

“A visita do Dr. Aguiar-Branco tem a dupla virtude de aproximar os deputados da Assembleia da República de uma escola do ensino superior tão singular como a de Turismo e Hotelaria em Seia e, ao mesmo tempo, de aproximar os estudantes do IPG da vida política e da atividade de quem faz as leis do país”, afirma Joaquim Brigas, presidente do Politécnico da Guarda. “Será também uma boa oportunidade de mostrar aos deputados eleitos pelo círculo da Guarda o trabalho académico e científico que Politécnico da Guarda está a desenvolver em Seia”.

O Presidente da Assembleia da República tem procurado, ao longo do seu mandato, aproximar o Parlamento dos cidadãos e do território nacional. Com a iniciativa “Parlamento Próximo”, durante um dia o Presidente da Assembleia da República visita um círculo eleitoral, acompanhado pelos deputados eleitos por esse círculo. Reúne com autarcas e entidades locais, dando especial destaque aos jovens e às instituições de ensino e procurando conhecer de perto a realidade do terreno. Aguiar-Branco vai ser acompanhado pelos deputados eleitos por este círculo eleitoral: Dulcineia Moura (PSD), Ana Mendes Godinho (PS) e Nuno Simões e Melo (CH).

Programa:

09:00Reunião com Presidentes de Câmara do distrito da Guarda.
O Presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, participa numa reunião com Presidentes de Câmara do distrito da Guarda.
Local: Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, Guarda.

12:00Visita ao Museu da Miniatura Automóvel.
O Presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, participa numa visita ao Museu da Miniatura Automóvel.
Local: Gouveia.

13:30Almoço na Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Instituto Politécnico da Guarda.
O Presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, almoça com estudantes na Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Instituto Politécnico da Guarda.
Local: ESTH-IPG, Seia.

14:15Encontro com estudantes.
O Presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, participa num encontro com estudantes da Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Instituto Politécnico da Guarda.
Local: ESTH-IPG, Seia.

16:30Visita às obras de Remodelação das Instalações da Empresa Laticínios da Marofa.
O Presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, visita as obras de remodelação das instalações da empresa Laticínios da Marofa.
Local: Zona Industrial, Figueira de Castelo Rodrigo.

17:15Visita à Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP).
O Presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, visita a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) em Figueira de Castelo Rodrigo.
Local: Avenida Sá Carneiro 72, Figueira de Castelo Rodrigo.

Última hora – PSD de Seia e JPNT unem-se e vão concorrer juntos nas próximas eleições

Em comunicado enviado ao JSM, o PSD de Seia e o Movimento Juntos Pela Nossa Terra (JPNT) anunciam a celebração de um “Acordo Político, com vista a concorrer em conjunto nas próximas eleições autárquicas no Concelho de Seia para o Mandato 2025-2029.”

Segundo esta coligação agora formada, “este Acordo Político tem por base uma união de esforços cujo objetivo é promover uma mudança urgente e iniciar um novo ciclo político na governação autárquica do Concelho de Seia.”

Pode ler-se, ainda, que “desde 1993 que o Município de Seia é governado pelo Partido Socialista (PS)” e “como consequência nas últimas décadas de governação socialista, temos vindo a assistir a um retrocesso económico e social acentuado do nosso Concelho.”

Conscientes de que o desenvolvimento do concelho é fundamental “para garantir a qualidade de vida das populações e que é urgente criar condições para a promoção de um ambiente propício ao crescimento económico e social”, o Partido Social Democrata (PSD) e o Movimento Juntos pela Nossa Terra (JPNT) decidiram celebrar este acordo político e dizem que vão apresentar um programa político e económico “que colocará o desenvolvimento e os interesses do concelho em primeiro lugar” e que juntos lutarão pelo progresso do concelho de Seia.

São Romão acolhe jovens universitários no projeto “Missão País”

“Missão País” é o nome do projeto de voluntariado que está a decorrer, desde o passado dia 2 até 9 de fevereiro (domingo), na vila de São Romão (Seia) e que conta com 60 jovens universitários que estão distribuídos pelas escolas e instituições do concelho. 

Foram várias as atividades que estes jovens realizaram ao longo da semana e, para amanhã, dia 8 (sábado), vão apresentar a peça de teatro intitulada “Rogai por Nós”, a decorrer pelas 19 horas, no Salão Paroquial da Igreja Nova de São Romão. Segue-se um jantar preparado pelos missionários, onde todos os interessados poderão levar uma entrada ou sobremesa e, pelas 21h30m haverá a atuação do Rancho Folclórico “Os Pastores de São Romão”.

A equipa responsável pela Missão País do Polo I da Universidade de Coimbra lança o convite para que a comunidade se junte neste dia de união e partilha.