Início Site Página 123

Concerto do Ano de Fé na Igreja Paroquial de Santa Marinha

A Sociedade Musical Estrela da Beira irá apresentar, no próximo domingo dia 12 de janeiro, o Concerto do Ano da Fé que irá anunciar e comemorar a chegada do ano Jubileu de 2025 – Peregrinos da Esperança.

Este concerto conta com a participação do Coro Paroquial de Santa Marinha e será realizado, às 16h, na Igreja Matriz de Santa Marinha.

Paraquedistas da Estrela prestam homenagem a todos os que tombaram pela Pátria

Os Paraquedistas da Estrela vão organizar, no próximo dia 18 de janeiro, o seu V Almoço Convívio. 

Este será o primeiro de quatro eventos que os Paraquedistas da Estrela pretendem realizar durante este ano de 2025.

Neste encontro de dia 18, será feita uma homenagem a todos aqueles que tombaram ao serviço da Pátria. O Reagrupar acontece junto ao Monumento dos Antigos Combatentes, junto à rotunda dos Martinhos, em Seia, a partir das 11 horas.

Segue-se o cerimonial de homenagem com a colocação de flores junto ao Monumento.

No final haverá um almoço convívio para todos aqueles que se queiram juntar a esta iniciativa. Para tal deverão efetuar a sua reserva até ao próximo dia 13 de janeiro.

1⁰ Trail Rota da Telha

No próximo dia 12, o GDCR das Lajes (Seia) vai promover a sua 1ª edição do Trail Rota da Telha.

As inscrições encontram-se abertas até dia 7 de janeiro em: https://acorrer.pt/eventos/info/3644

Encontro de Cantar das Janeiras em Seia 

No próximo domingo, dia 5 de janeiro, a Igreja da Nossa Senhora do Rosário, em Seia, vai acolher, pelas 15h30m, um Encontro de Cantar das Janeiras.

A iniciativa contará com a participação dos ranchos folclóricos do concelho: Rancho Folclórico Estrela d’Alva; Rancho Folclórico “Os Pastores de São Romão”; Rancho Folclórico de Paranhos da Beira e Rancho Folclórico de Seia.

Casa do FCPorto de Seia promove recolha solidária de brinquedos

Até ao próximo dia 21 de dezembro, a Casa do FCPORTO de Seia está a fazer uma recolha de brinquedos (novos ou usados, mas em bom estado) para distribuir, neste Natal, às crianças carenciadas do concelho de Seia.

O local de entrega é na sede desta Casa, em Seia. Mais uma iniciativa louvável desta Casa que tem vindo, ao longo dos seus anos de existência, a mostrar o seu lado mais solidário e humano, apoiando diversas causas sociais.

Atletas do Maratona Clube da Vila Chã sobem ao pódio

No passado dia 30 de novembro realizou-se o I São Silvestre AD Castro Daire, na vila de Castro Daire. O Maratona Clube Vila Chã foi representado pelo atleta Jacinto Correia, que se classificou em 2.º lugar, do escalão de M60.

No fim de semana seguinte, o Maratona esteve presente em duas competições: no dia 7, no 3.º Torneio do Grande Prémio Eirense de Salto em Altura de sala, em Coimbra; e no dia 8, no 62.º Grande Prémio Internacional da Cidade de Viseu, em Viseu.

Na primeira competição, o Maratona foi representado pelo atleta Bernardo Coelho que saltou 1,63m, conquistando, assim, o 2.º lugar do escalão de Sub-18.

Na segunda prova, o Maratona esteve representado por quatro atletas. O atleta António Rodrigues classificou-se em 15.º lugar, no escalão de M40. No escalão de M55, o atleta Virgílio Figueiredo conquistou o 3.º lugar do pódio. No escalão de M60, o atleta Jacinto Correia venceu o escalão de M60. A fechar a equipa, o atleta Isaías Peralta classificou-se na 5.ª posição do escalão de M65.

O Maratona completa mais dois fins de semana com várias participações em provas por toda a região Centro.

Mário Patrão vence em Castelo Branco na etapa final do CNES. Aposta em moto 100% elétrica no CNES foi um enorme sucesso

Mário Patrão voltou a vencer entre os concorrentes com motos 100% elétricas na prova disputada em Castelo Branco, a quinta e derradeira etapa do Nacional de Enduro Sprint, Campeonato onde exerceu um domínio absoluto na respetiva Classe, tendo triunfado em todas as corridas da temporada.

Desde 2022 o piloto senense vem abraçando um projeto assente na sustentabilidade ambiental. Acérrimo defensor da inclusão de uma Classe para motos 100% elétricas nos Campeonatos que se disputam sob a égide da FMP, Mário Patrão viu este ano os seus intentos contemplados no regulamento da FMP o que lhe permitiu demonstrar o potencial das motos 100% elétricas em competição seja pela capacidade de gestão quer pela sua performance.

“Disputámos em Castelo Branco a última prova do CNES. Foi um Campeonato muito interessante. Fizemos todas as provas com a mota 100% elétrica que era o nosso grande objetivo. Conseguimos a pontuação máxima entre as elétricas, o que foi muito bom. Esta prova teve especiais muito bonitas e muito técnicas e também muito difíceis para a moto. Eram muito longas, o que consome bastante a autonomia. Foi necessário fazer uma gestão de corrida muito grande para conseguir terminar a prova. Esta foi a mais difícil de todo o campeonato, mas felizmente conseguimos e é isso que importa. Estamos muito felizes por isso”, salienta Mário Patrão, que aproveita para dirigir algumas palavras de agradecimento: “Aproveito para agradecer à Federação por ter permitido ao Campeonato contemplar esta categoria. Entretanto já há motos mais potentes e esperamos que a Federação nos permita competir com este tipo de motas já no próximo ano, a ver se conseguem ter um pouco mais de rapidez nas especiais, contribuindo para o espetáculo, tendo sempre e essencialmente a preocupação com a sustentabilidade ambiental. Quero agradecer aos patrocinadores por todo o apoio e a oportunidade de continuar a disputar provas no nosso país. Haverá no próximo fim de semana uma competição extracampeonato para a qual me estou a organizar, a ver se consigo participar: queremos uma vez mais correr com a moto elétrica. Esse é o nosso objetivo e é esse o foco do nosso trabalho: tentar fazer o maior número de provas possível aos comandos de uma moto 100% elétrica.”

Filarmonias 2024 encerra com Sons de Natal

No passado dia 8 de dezembro, a Sociedade Recreativa e Musical Loriguense encerrou com chave de ouro a 3.ª edição do projeto Filarmonias com um concerto dedicado aos Sons de Natal.

O concerto decorreu no Cineteatro da Casa Municipal da Cultura de Seia e teve a participação especial do Orfeão de Seia e de Sara Gouveia.

A Sociedade Recreativa e Musical Loriguense, fundada em 1 de julho de 1906, é uma das principais embaixadoras culturais de Loriga, destacando-se pela preservação e promoção da música filarmónica. Sob a regência do maestro Victor Moura, a banda conta atualmente com cerca de 40 músicos, em grande parte jovens, que asseguram a continuidade desta tradição centenária.

A sua história começou com a estreia na festa de Nossa Senhora da Guia, no ano da sua fundação, tendo desde então desempenhado um papel importante na vida cultural da vila. Embora originalmente associada às festividades religiosas, a banda tem vindo a diversificar a sua atuação, participando em variados eventos culturais.

O projeto Filarmonias, promovido pelo Município de Seia desde 2022, tem como objetivo valorizar e divulgar o trabalho das cinco bandas filarmónicas do concelho, muitas delas com um legado centenário. Estas bandas desempenham um papel fundamental na formação musical e no enriquecimento cultural das comunidades locais.

Impostos municipais nos níveis mais baixos de sempre – Autarquia volta a baixar o IMI, mantendo metade da devolução do IRS e a Derrama em valores tendencialmente zero

Pela quarta vez consecutiva, a autarquia senense volta a baixar os impostos municipais, que se situam nos níveis mais baixos dos últimos anos. Em 2025, o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) volta a cair mais um ponto (de 0,35 para 0,34 por cento), mantendo-se todas as minorações e benefícios, com particular destaque para a redução em função do agregado familiar, até ao máximo permitido na lei.

A Taxa de Derrama sobre a coleta do IRC manter-se-á em valores tendencialmente zero para as empresas com volume de negócios até 150.000 euros, com o propósito de auxiliar os negócios locais e os munícipes continuarão a beneficiar da devolução de 50% da Taxa da Participação Variável no IRS, fixada em 2,5%.

Com a atual proposta, explica o Presidente da Câmara Municipal, Luciano Ribeiro, “encontram-se cumpridos os objetivos fixados eleitoralmente, nomeadamente a redução progressiva do IMI, que desta forma se fixa na média da taxa cobrada na região, bem como a Derrama e do IRS, alcançados no ano transato”.

Deste modo, assegura o edil, “a autarquia manterá as contas municipais equilibradas, acautelando recursos para responder às necessidades das pessoas e do território, concretizando o mandato e o programa eleitoral num quadro de rigor na gestão municipal”.

O autarca relembra que a situação financeira do Município justificava perfeitamente manter os impostos como antes. Frisando que muitos concelhos não devolvem o IRS, adiantou que o executivo não quis ir por esse caminho, implementando o decréscimo dos impostos de forma gradual e faseada.

De resto, o relatório económico-financeiro reconhece a evolução que tem sido feita, mas ainda há objetivos que é preciso concretizar, explica.

Respondendo à oposição, que preconiza a fixação dos impostos municipais nos valores mínimos, adianta que tal não é possível e comprometeria seriamente o futuro. “Se no primeiro ano de mandato este executivo tivesse reduzido o IMI ao mínimo, acabasse com o IRS e com a derrama, no primeiro ano em que os juros subiram, o Município fechava. São cerca de dois milhões e quinhentos mil euros. Só de juros foram mais de um milhão de euros, não mencionando trabalhos complementares, revisões de preço e renegociações das obras que se encontravam em progressão e dos aumentos salariais decretados pelo Governo”, argumenta o autarca.

Tribunal da Relação de Coimbra – Recursos contra Joaquim Brigas são “totalmente improcedentes”

O Tribunal da Relação de Coimbra ilibou definitivamente o presidente do Instituto Politécnico da Guarda – IPG, Joaquim Brigas, e o seu vice-presidente, Carlos Rodrigues, de todas as acusações de interceção ilegítima da caixa de e-mails dos seus antecessores Constantino Rei e Gonçalo Poeta Fernandes.

Depois de uma primeira absolvição em 2021, o Tribunal da Relação de Coimbra instou o Tribunal da Guarda para que fundamentasse melhor a sua decisão, o que sucedeu em junho de 2024, tendo este mantido a decisão. Constantino Rei e Gonçalo Poeta Fernandes recorreram nessa altura, mas a Relação de Coimbra considera agora “totalmente improcedentes os recursos interpostos pelo Ministério Público e pelos assistentes Constantino Mendes Rei e Gonçalo José Poeta Fernandes”.

Em Acórdão de 6 de novembro, as juízas desembargadoras, não só descrevem os procedimentos de Joaquim Brigas como naturais e legítimos, como não se coíbem de criticar severamente Constantino Rei e Poeta Fernandes: “Mal andaram os assistentes em, anteriormente à sua saída dos cargos que ocupavam, terem efetuado um backup de todos os emails existentes nas contas institucionais dos presidente e vice-presidente do IPG para novos e-mails criados por sua ordem, ostentando ainda aqueles cargos, não deixando qualquer informação de caráter institucional aos novos dirigentes, pese embora a importância da mesma na continuação da atividade destes em representação do IPG ”, escrevem as desembargadoras.

O caso remonta a dezembro de 2018 quando os antecessores da atual presidência do IPG continuaram a servir-se dos e-mails institucionais dos seus antigos cargos, durante várias semanas, sem fazerem chegar a informação que recebiam à nova presidência.

“Esta decisão do Tribunal da Relação absolve quem foi acusado injustamente e quem apenas procurou salvaguardar o interesse do Politécnico da Guarda”, afirma Paulo Veiga e Moura, advogado dos atuais dirigentes do IPG. “A decisão acaba por censurar os antigos presidente e vice-presidente, os quais quiseram fazer seus os e-mails institucionais como se não tivessem deixado de ocupar os cargos e continuassem a ter direito a estar à frente dos destinos do Politécnico”.

“Em causa não estavam endereços pessoais”

A censura das desembargadoras da Relação de Coimbra é muito clara: “Acresce que em causa não estavam endereços de email pessoais dos assistentes, mas institucionais, tendo estes ‘entregue’ [aspas das juízas] aos sucessores nos cargos contas de email vazias de conteúdo, nomeadamente mails que interessariam à prossecução dos assuntos pendentes da Direção com terceiros”. As juízas confirmam “não ter o arguido [Joaquim Brigas] tido acesso aos mails remetidos em data anterior ao reencaminhamento, nem ao conteúdo dos mails reencaminhados”.

Concluem as magistradas que, “tratando-se de emails atribuídos aos presidente e vice-presidente do IPG, não podiam os assistentes [Constantino Rei e Poeta Fernandes] continuar a utilizá-los – donde decorre a desnecessidade de obtenção prévia de qualquer autorização” da sua parte para as decisões tomadas à época por Joaquim Brigas.

“Com uma decisão tão clara e veemente como esta da Relação de Coimbra, não podem restar quaisquer dúvidas de que eu e o vice-presidente Carlos Rodrigues não fizemos nada de censurável, não violámos a correspondência pessoal de ninguém, nem tivemos acesso à informação de qualquer conta que fosse anterior à cessação dos cargos dos nossos antecessores”, afirma o presidente do Politécnico da Guarda, Joaquim Brigas.

Por outro lado, afirma o presidente do IPG, “tanto o Tribunal da Guarda, como Tribunal da Relação de Coimbra são explícitos e taxativos quanto à atuação ilegítima e inaceitável de Constantino Rei e de Poeta Fernandes, que tinham acabado de perder os cargos”. Conclui Joaquim Brigas que “ficará na história do IPG que houve um grupo desta instituição com falta de cultura democrática que, em 2018, tentou por todos os meios contrariar uma decisão legítima tomada pelo Conselho Geral de eleger um novo presidente”.