JORNAL DO CONCELHO DE SEIA E REGIÃO

Eventos, Cultura e Lazer:

Tradição e Camaragem – Associação Paraquedistas da Estrela celebra o Magusto em Seia

​ A Associação Paraquedistas da Estrela (A.P.E.) vai promover...

Até 30 de novembro, no Posto de Turismo de Seia – Exposição “10 anos de existência do Boletim O Alforge”

O Boletim (in)formativo O Alforge assinala uma década de existência com...

CISE organiza curso prático de identificação de cogumelos

O Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE)...
Publicidadespot_imgspot_img

Todos a votos no dia 18 de maio. Queremos um governo capaz de resolver os problemas deste país

No momento em que escrevemos este Editorial ainda estamos em choque pela notícia da morte de sua Santidade Papa Francisco. Todo o mundo católico ficou atónito, muito embora se verificasse que a saúde de sua Santidade já era bastante débil.
Como católico que somos não podíamos ficar indiferentes perante o desaparecimento de uma figura que deixa os católicos mais pobres. Sua Santidade deixa-nos uma mensagem de humildade que todos nós devíamos seguir e imitar. Os pobres e os mais desfavorecidos da sociedade eram dois dos principais temas de luta deste Homem bondoso e desprovido de bens materiais. Seguir o seu exemplo é, e será sempre, o nosso lema. Obrigado Papa Francisco, pelos exemplos de vida.

Vamos ter no dia 18 de maio as eleições legislativas. Já não vamos ter outra edição até àquela data. Por isso, vamos fazer a nossa reflexão sobre tão importante acontecimento para o povo português. Os portugueses têm obrigação e o dever cívico de irem votar naquele dia, pois vai partir da atitude de cada um de nós, o próximo governo.
Dentro do expecto politico temos partidos para todos os gostos. No entanto, na nossa opinião, existem alguns partidos com ideologias que se aproximam mais para ser governo.

Uma das muitas questões que o futuro governo terá de resolver é o grave problema que se prende com o Serviço Nacional de Saúde (SNS) que, atualmente e infelizmente, não é um serviço para todos. Não é concebível ter urgências encerradas ao fim de semana, deixando as pessoas desprovidas de cuidados, reféns de interesses económicos que nada servem as pessoas especialmente os mais necessitados.

Seja qual for o partido que ganhe e venha a formar governo, quiçá, os profissionais de saúde (médicos) devem ter a obrigatoriedade de prestar serviço no sistema público por um período determinado. Esta pode ser uma medida a adotar por parte do partido vencedor e que vá ao encontro dos princípios fundadores do SNS.

Outro problema grave e que parece não ter fim à vista é a área da habitação. Há que lhe dar a urgência que merece. Temos a noção que as rendas praticadas são incompatíveis com os salários auferidos.

O governo que nos governa ou aquele que nos venha a governar não pode manter-se de braços cruzados perante a grave situação existente no país. Terá de pôr mão nos especuladores que até aqui têm tido campo livre para exercer a seu bel-prazer a sua atividade especulativa. Naturalmente que pertence ao governo travar estas situações abusivas que, infelizmente, não tem feito, ou antes, tem estimulado.

Em qualquer dos casos, mesmo que o futuro voto da maioria dos portugueses recaia na AD ou PS estes devem fazer acordos com partidos verdadeiramente democráticos e não com aqueles que, pela sua linguagem e atitudes embora falando dos pobres e dos desprotegidos, não passam de falsas promessas.

Assim, no dia 18 de maio, não fique em casa, vá votar, para não corrermos o risco de ficarmos com o mesmo governo ou pior.

Não podíamos passar a data do 25 de Abril, dia que nos foi concedida a liberdade, sem deixar de lhe fazer uma referência. Além de ser um dia em que o povo saiu à rua e se manifestou de uma forma incrível apoiando os militares de Abril, também nós, nos sentimos felizes por fazer parte dessa mole humana indiscritível. Ah! Se os jovens, mulheres e homens, hoje com 40 anos, soubessem como vivíamos antes de 25 de Abril, certamente que teríamos cidadãos mais politizados e que dariam mais importância às políticas e políticos que defenderam e defendem os valores de Abril.
Viva o 25 de Abril. Hoje e sempre!

» Onde comprar o Jornal de Santa Marinha «

ARTIGOS DE OPINIÃO

O envenenamento de animais de rua e abandonados não é a solução!

O recente episódio de envenenamento de animais de rua...

Estudante universitária e a dedicação à SMEB

Por Beatriz Oliveira Ser estudante universitária em Portugal, nos dias...

Da bazuca ao tiro no pé

Todos se lembrarão da famosa “bazuca”, tema obrigatório nos...

As Invasões Francesas na Serra da Estrela

Entre 1810 e 1811, a 3.ª Invasão Francesa atravessou...

Como é que se pode acreditar?!…

Uma grande parte dos políticos não tem vergonha, só...

Gaza, a saúde e as autárquicas

Não há tema que deva estar mais na ordem...