JORNAL DO CONCELHO DE SEIA E REGIÃO

Eventos, Cultura e Lazer:

Tradição e Camaragem – Associação Paraquedistas da Estrela celebra o Magusto em Seia

​ A Associação Paraquedistas da Estrela (A.P.E.) vai promover...

Até 30 de novembro, no Posto de Turismo de Seia – Exposição “10 anos de existência do Boletim O Alforge”

O Boletim (in)formativo O Alforge assinala uma década de existência com...

CISE organiza curso prático de identificação de cogumelos

O Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE)...
Publicidadespot_imgspot_img

As 7 maiores curiosidades sobre gatos

Na edição anterior trouxe-vos algumas curiosidades sobre o olfato incrível dos cães. Na edição deste mês, trago-vos algumas curiosidades felinas que nos fazem gostar ainda mais dos nossos queridos gatinhos:

  1. Comunicação única: Os gatos têm uma forma especial de comunicar com os outros gatos, mas não só: eles geralmente usam sons diferentes quando miam para as pessoas, adaptando as suas vocalizações para chamar a atenção dos humanos!
  2. Habilidades de salto: Os gatos são incríveis nos saltos em altura! Podem chegar a saltar até seis vezes a altura do seu corpo, o que os ajuda a caçar e explorar o seu ambiente com facilidade.
  3. Sentido de olfato apurado: O olfato dos gatos é muito mais apurado do que o dos humanos. Eles têm cerca de 200 milhões de células olfativas (em comparação com os nossos 5 milhões), o que os ajuda a detectar cheiros e feromonas com grande precisão!
  4. Dorminhocos: Os gatos são conhecidos por serem grandes dorminhocos, e com razão: por dia passam cerca de 12 a 16 horas a dormir! Este facto é normal e facilmente entendemos o motivo: eles são predadores naturais e precisam de energia para suas atividades de caça.
  5. Patas macias e silenciosas: As patas dos gatos são projetadas para serem silenciosas. Eles têm almofadas macias que ajudam a absorver o som enquanto se movem, permitindo que eles se aproximem das suas presas sem serem notados.
  6. Ronronar: O ronronar dos gatos não é apenas um sinal de contentamento e felicidade. Eles também ronronam quando estão stressados, doentes ou com dores/feridas, pois o ronronar tem um efeito calmante e curativo para eles próprios.
  7. Cauda: A cauda dos gatos não serve apenas para o seu equilíbrio: ela também é uma ferramenta de comunicação. Os gatos usam a posição e o movimento da cauda para expressar as suas emoções. Por exemplo, uma cauda ereta geralmente indica felicidade e confiança, enquanto uma cauda baixa pode sinalizar medo ou submissão. O contexto é muito importante para conseguirmos perceber a emoção subjacente à posição da cauda, aliada aos restantes sinais corporais e faciais do gato.
    Espero que tenham achado esses factos sobre gatos tão fascinantes quanto eles são. Se quiser saber mais, é só perguntar!
    Em caso de dúvida, contacte-me através do email ritam_costper@hotmail.com ou nas redes sociais @beehaviourbyritapereira
» Onde comprar o Jornal de Santa Marinha «

ARTIGOS DE OPINIÃO

O envenenamento de animais de rua e abandonados não é a solução!

O recente episódio de envenenamento de animais de rua...

Estudante universitária e a dedicação à SMEB

Por Beatriz Oliveira Ser estudante universitária em Portugal, nos dias...

Da bazuca ao tiro no pé

Todos se lembrarão da famosa “bazuca”, tema obrigatório nos...

As Invasões Francesas na Serra da Estrela

Entre 1810 e 1811, a 3.ª Invasão Francesa atravessou...

Como é que se pode acreditar?!…

Uma grande parte dos políticos não tem vergonha, só...

Gaza, a saúde e as autárquicas

Não há tema que deva estar mais na ordem...