O futuro do Design está na Inteligência Artificial?

A inteligência artificial está a transformar profundamente o universo do design.

Ferramentas como Dall-E e Midjourney permitem gerar imagens, layouts e protótipos apenas com alguns “inputs”. O que antes levava horas de trabalho, agora, pode ser feito em apenas alguns minutos e, por vezes, com resultados surpreendentes.

Este avanço tem facilitado o processo criativo, poupando tempo em tarefas repetitivas e abrindo novas possibilidades para uma experimentação visual.

Estas ferramentas baseadas em IA trouxeram um aumento de recursos criativos, permitindo que mais designers e pequenas empresas produzissem conteúdos de qualidade.

Mas nem tudo são boas notícias. A facilidade com que se produz também levanta questões sobre a originalidade, autoria e até sobre o valor do trabalho criativo.

Se qualquer pessoa pode criar “designs” com um clique, qual é o papel do designer neste novo cenário? A resposta pode estar no equilíbrio. A IA pode sugerir caminhos, mas ainda não possui sensibilidade cultural, pensamento crítico ou entendimento profundo de contextos humanos.

Usar inteligência artificial de forma consciente, ética e criativa, é o verdadeiro desafio.

Em vez de temer esta mudança, o design deve abraçá-la como se fosse uma oportunidade. A inteligência artificial não veio substituir o talento humano, mas sim, amplificá-lo. E talvez, mais do que nunca, o futuro do design dependa da nossa capacidade de criar com inteligência artificial.

Aléssia Varão – Designer da dappin – Agên. Marketing

» Onde comprar o Jornal de Santa Marinha «

ARTIGOS DE OPINIÃO

Desporto escolar: portas que se fecham

Num tempo em que tanto se debate o impacto...

Os Hobbies e a Sustentabilidade

A sustentabilidade é um tema de extrema importância e...

Qualquer pessoa cria vídeos. Poucas criam impacto

Durante anos, produzir vídeo foi sinónimo de conhecimento técnico,...

Quando o céu faz barulho: A trovoada, o inimigo dos animais

Como todos sabemos, as trovoadas são um fenómeno natural...

Ser livre

A liberdade não é apenas um direito político. Apesar...

Os Novos Tiranos e outros temas

Os portugueses acabam de comemorar 52 anos da “revolução”...

Liberdade Interior: território nem sempre conquistado

Vivemos num país onde a liberdade é celebrada, evocada...