O projeto “Filarmonias” foi criado em 2022, dinamizado pela Câmara Municipal de Seia e que une as Bandas Filarmónicas do concelho: Loriga, Torroselo, Santa Marinha, São Romão e Carragozela, tendo como objetivo divulgar e valorizar as cinco coletividades musicais do concelho. Estas Bandas Filarmónicas, muitas delas centenárias, desempenham um papel essencial na formação musical e na vida cultural das comunidades locais.
A edição deste ano do evento ‘Filarmonias’ vai ter alterações significativas. Os concertos vão decorrer em duas aldeias do concelho de Seia, na Casa Municipal da Cultura e no Anfiteatro. No concerto ao ar livre vai juntar-se a cantora Rita Guerra.
A Sociedade Musical Estrela da Beira (SMEB) será a primeira a apresentar o seu trabalho no projeto ‘Filarmonias’ 2025 e irá apresentar o seu trabalho em Sandomil. E porquê Sandomil? Correspondendo ao desafio proposto pela CMSeia a SMEB escolheu uma aldeia, que normalmente a SMEB não é convidada a estar presente e que, de outra forma, dificilmente seria anfitriã de um evento desta magnitude.
A aldeia de Sandomil estende-se nas margens do rio Alva e possui locais aprazíveis, destacando-se a praia fluvial, a ponte romana, os moinhos de água, a Corredoura e o lugar da fonte da Moura.
A SMEB é a banda mais velha do distrito da Guarda, mas nas suas fileiras corre muito sangue novo e muito sangue universitário. A média etária da SMEB situa-se nos 22 anos de idade e como tal existe muita vivacidade, alegria e energia. Foi com base nestas características que criámos o espetáculo que iremos apresentar no ‘Filarmonias’ 2025, no próximo dia 22 de Junho de 2025, iremos juntar a Tuna Académica da Escola Superior de Turismo e Hotelaria de Seia, a SenaTuna, e adicionamos ainda instrumentos menos usuais nas bandas filarmónicas que são a Guitarra elétrica, o baixo elétrico e o órgão.
Este concerto terá vários tipos de musicais, desde Pop, rock, metal, baladas etc., apresentando assim melodias para todos os gostos e que, certamente, vão ao encontro dos gostos musicais dos que estarão presentes.
A SenaTuna, que conta com 16 anos de história, o seu lema é “Beber, curtir e talvez cantar”, sendo as suas máximas “União, Dedicação e Sacrifício” será a responsável em dar voz às melodias e harmonias, assim como passar o máximo de energia e alegria ao espetáculo.
Estamos ansiosos por mostrar o resultado de vários meses de preparação, esforço e dedicação num espetáculo que será único com arranjos nunca antes apresentados e que, esperamos nós, fique para sempre na mente de todos os intervenientes e, principalmente, na mente da Aldeia de Sandomil e de todos os presentes neste espetáculo.
Próximos serviços da banda:
08 junho: Santo António – Póvoa Nova;
15 junho: Nossa Senhora das Necessidades – Vales;
19 junho: Procissão de Corpo de Deus – Santa Marinha;
21 junho: Marchas Populares (A. R. C. Vodrense) – Seia;
22 junho:
Filarmonias 2025 – Sandomil.





