JORNAL DO CONCELHO DE SEIA E REGIÃO

Eventos, Cultura e Lazer:

Tradicional Magusto em São Martinho (Seia) promete muita animação

A Comissão de Festas de São Martinho vai promover...

Mercado de Natal em Seia com inscrições abertas

O Município de Seia volta a organizar, na época...

Sabugueiro volta a reunir-se à volta do forno na Noite das Caçoilas

Este sábado, 8 de novembro, o Sabugueiro volta a...
Publicidadespot_imgspot_img

“Projeto Filarmonias”

O projeto “Filarmonias” foi criado em 2022, dinamizado pela Câmara Municipal de Seia e que une as Bandas Filarmónicas do concelho: Loriga, Torroselo, Santa Marinha, São Romão e Carragozela, tendo como objetivo divulgar e valorizar as cinco coletividades musicais do concelho. Estas Bandas Filarmónicas, muitas delas centenárias, desempenham um papel essencial na formação musical e na vida cultural das comunidades locais.

A edição deste ano do evento ‘Filarmonias’ vai ter alterações significativas. Os concertos vão decorrer em duas aldeias do concelho de Seia, na Casa Municipal da Cultura e no Anfiteatro. No concerto ao ar livre vai juntar-se a cantora Rita Guerra.

A Sociedade Musical Estrela da Beira (SMEB) será a primeira a apresentar o seu trabalho no projeto ‘Filarmonias’ 2025 e irá apresentar o seu trabalho em Sandomil. E porquê Sandomil? Correspondendo ao desafio proposto pela CMSeia a SMEB escolheu uma aldeia, que normalmente a SMEB não é convidada a estar presente e que, de outra forma, dificilmente seria anfitriã de um evento desta magnitude.

A aldeia de Sandomil estende-se nas margens do rio Alva e possui locais aprazíveis, destacando-se a praia fluvial, a ponte romana, os moinhos de água, a Corredoura e o lugar da fonte da Moura.

A SMEB é a banda mais velha do distrito da Guarda, mas nas suas fileiras corre muito sangue novo e muito sangue universitário. A média etária da SMEB situa-se nos 22 anos de idade e como tal existe muita vivacidade, alegria e energia. Foi com base nestas características que criámos o espetáculo que iremos apresentar no ‘Filarmonias’ 2025, no próximo dia 22 de Junho de 2025, iremos juntar a Tuna Académica da Escola Superior de Turismo e Hotelaria de Seia, a SenaTuna, e adicionamos ainda instrumentos menos usuais nas bandas filarmónicas que são a Guitarra elétrica, o baixo elétrico e o órgão.

Este concerto terá vários tipos de musicais, desde Pop, rock, metal, baladas etc., apresentando assim melodias para todos os gostos e que, certamente, vão ao encontro dos gostos musicais dos que estarão presentes.
A SenaTuna, que conta com 16 anos de história, o seu lema é “Beber, curtir e talvez cantar”, sendo as suas máximas “União, Dedicação e Sacrifício” será a responsável em dar voz às melodias e harmonias, assim como passar o máximo de energia e alegria ao espetáculo.

Estamos ansiosos por mostrar o resultado de vários meses de preparação, esforço e dedicação num espetáculo que será único com arranjos nunca antes apresentados e que, esperamos nós, fique para sempre na mente de todos os intervenientes e, principalmente, na mente da Aldeia de Sandomil e de todos os presentes neste espetáculo.

Próximos serviços da banda:

08 junho: Santo António – Póvoa Nova;
15 junho: Nossa Senhora das Necessidades – Vales;
19 junho: Procissão de Corpo de Deus – Santa Marinha;
21 junho: Marchas Populares (A. R. C. Vodrense) – Seia;
22 junho:
Filarmonias 2025 – Sandomil.

» Onde comprar o Jornal de Santa Marinha «

ARTIGOS DE OPINIÃO

O envenenamento de animais de rua e abandonados não é a solução!

O recente episódio de envenenamento de animais de rua...

Estudante universitária e a dedicação à SMEB

Por Beatriz Oliveira Ser estudante universitária em Portugal, nos dias...

Da bazuca ao tiro no pé

Todos se lembrarão da famosa “bazuca”, tema obrigatório nos...

As Invasões Francesas na Serra da Estrela

Entre 1810 e 1811, a 3.ª Invasão Francesa atravessou...

Como é que se pode acreditar?!…

Uma grande parte dos políticos não tem vergonha, só...

Gaza, a saúde e as autárquicas

Não há tema que deva estar mais na ordem...