Início Site Página 108

Concerto de abertura do Festival ARTIS com Manuel Cruz

Ornatos Violeta, Foge Foge Bandido, Pluto e Supernada são projetos que marcaram as últimas décadas da música portuguesa e que têm em comum o toque de génio de Manel Cruz.

Nome incontornável e figura carismática que, desde os anos noventa, se tem afirmado como uma personalidade de culto no rock português, conquistando a sua legião de fãs com centenas de concertos e um currículo musical sublime.

Este ano, após um hiato criativo, Manel Cruz está de volta aos palcos e prepara a chegada de novas canções em nome próprio.

Assistir a um concerto de Manel Cruz é poder cantar a plenos pulmões as suas letras icónicas, num espetáculo que terá tanto de emocionante como de irreverente.

Tour “Cru”

Este não é um concerto para apresentar músicas novas, não querendo dizer que não haja. Não é um concerto para revisitar músicas antigas, não querendo dizer que não aconteça. É sim sobretudo, um concerto que tem como finalidade, conseguir um espaço em que todas as canções se apresentem da forma mais crua e despida possível, privilegiando, através da fragilidade, o seu lado mais intimista.

Bilhetes: Normal – 10 €; C/ Cartão Municipal – 5 €

Festival Artis de 3 de maio a 27 de julho

O ARTIS é um festival de arte único, que acontece em Seia, no coração do interior de Portugal, entre 3 de maio e o 27 de julho de 2025. A temática deste ano é alusiva à Mobilidade e Transportes, convidando os artistas a refletirem sobre os desafios e as transformações do transporte coletivo, a mobilidade urbana e o impacto destes temas nas nossas vidas e no ambiente.

O festival reúne um vasto leque de expressões artísticas, como pintura, escultura e fotografia, destacando o talento de artistas emergentes e consagrados.

Ao longo de três meses, o ARTIS oferece uma programação rica e diversificada, com workshops, concertos, sessões de cinema, conversas e eventos especiais para todas as idades.

Segundo o presidente da Associação de Arte e Imagem de Seia (AAIS), Gabriel Ambrósio, “o Festival ARTIS começa a ser uma referência no meio artístico e cultural da nossa região e no panorama nacional.”

Com uma adesão visivelmente mais acentuada, este festival conta com cada vez mais artistas locais, nacionais e internacionais que respeitam a história deste Festival e o têm em consideração para expor as suas obras.

De referir que o principal objetivo deste Festival é “dar a oportunidade aos diferentes artistas de exporem as suas obras, num local tão único e belo como é a nossa cidade de Seia, no interior de Portugal”, salienta Gabriel Ambrósio.

O ARTIS tem vindo a ganhar o seu espaço e reputação, não só pela qualidade de artistas e obras que tem vindo a apresentar ao longo dos anos, mas, também, pela sua programação cada vez mais robusta, completa e diferenciada.

Um outro objetivo desta edição do ARTIS foi o de pulverizar as suas iniciativas por diversos espaços da cidade utilizando espaços públicos e privados de forma a conseguir dar uma maior visibilidade a estes locais.

O número de parceiros que se aliaram a este Festival tem vindo a aumentar e permitindo estreitar relações com alojamentos locais e restaurantes com descontos e promoções exclusivas para os participantes.

“Obviamente, todo este trajeto tem sido desenvolvido com base numa estratégia sólida, com uma equipa motivada e com apoios logísticos e monetários que tornam a sua execução possível”, conclui.

Operação “Peregrinação Segura 2025” – GNR aconselha os peregrinos a adotarem comportamentos preventivos durante o percurso

A Guarda Nacional Republicana (GNR), no âmbito das celebrações das aparições de Fátima, vai intensificar, a partir de hoje, dia 3, e até ao dia 14 de maio, as ações de patrulhamento nas principais vias de acesso à cidade de Fátima e ao seu Santuário, com o objetivo de apoiar e garantir a segurança dos peregrinos durante as suas deslocações. Será igualmente reforçado o policiamento no interior do Santuário e nas zonas envolventes.

Tratando-se de um evento de grande impacto nacional e internacional, que reúne milhares de fiéis de todo o mundo, a GNR prevê um elevado número de peregrinos a efetuarem o percurso a pé, em grupos numerosos e em vias com tráfego intenso, bermas estreitas ou mesmo inexistentes, aumentando o risco de atropelamentos. Este considerável aglomerado de pessoas exige uma especial preocupação nos aspetos relacionados com a segurança rodoviária.

A Operação “Peregrinação Segura 2025” será realizada em duas fases:

1.ª fase – de 3 a 11 de maio, através da orientação do esforço de policiamento para as vias mais críticas, designadamente as vias utilizadas pelos peregrinos pedestres e envolventes dos locais do evento e respetivos eixos viários de acesso, bem como para a sensibilização dos peregrinos;

2.ª fase – de 12 a 14 de maio, focada na garantia da segurança durante as celebrações religiosas que decorrem no Santuário de Fátima e zonas envolventes.

Nesse sentido, e uma vez que este aglomerado significativo de pessoas implica uma preocupação acrescida nos aspetos relacionados com a segurança, a GNR aconselha os peregrinos a adotarem os seguintes comportamentos durante o percurso:

·  Andar em fila indiana;

·  Sinalizar o início e o fim dos grupos;

·  Circular preferencialmente pela berma, nunca pela estrada, devidamente sinalizados com coletes refletores;

·  Caminhar sempre na berma contrária ao sentido do trânsito;

·  Evitar locais onde seja proibida a circulação de peões;

·  Não usar auscultadores, auriculares, nem fazer uso do telemóvel durante a caminhada;

·  Não andar sozinho(a) durante a noite;

·  Ter especial cuidado ao atravessar as vias.

Na cidade de Fátima e no Santuário, a GNR recomenda ainda:

·  Chegar atempadamente, de forma a evitar filas prolongadas;

·  Não deixar bens à vista no interior das viaturas, devendo guardá-los na bagageira antes de estacionar;

·  Transportar sempre consigo os documentos pessoais, evitando deixá-los no veículo;

·  Não transportar a carteira/telemóvel no bolso de trás ou na mochila. Sempre que possível, guarde-os num bolso da frente ou numa bolsa com fecho que esteja sempre em contato com o corpo;

·  Evitar andar com grandes quantias de dinheiro, divida-o e distribua-o por vários locais;

·  Não levar bens de valor, nem objetos que sejam ostensivos;

·  Ter sempre o telemóvel com bateria e o contacto dos demais elementos do grupo;

·   Logo após o fim das cerimónias, sair de forma calma e gradual, evitando as filas prolongadas;

·  Nunca perder de vista os idosos e crianças que o acompanham, devendo ter sempre consigo um contacto de um adulto do grupo.

Grupo de 90 alunos da Escola Dr. Guilherme Correia de Carvalho visitou alguns espaços culturais de Santa Marinha e a redação do JSM

O Jornal de Santa Marinha recebeu, durante a tarde da última terça-feira, dia 29 de abril , 90 alunos do 8⁰ ano, da Escola Guilherme Correia de Carvalho ( Seia).

A visita destes alunos à redação do JSM proporcionou uma aproximação destes jovens com o mundo do jornalismo e da comunicação social. Esta experiência foi uma maneira de despertar o interesse dos estudantes pela leitura de notícias, pela produção de conteúdos informativos e pela importância da imprensa regional na sociedade.

Tiveram, ainda, a oportunidade de conhecer a evolução tecnológica do Jornal de Santa Marinha ao longo dos seus 32 anos de existência e de conhecer o dia a dia de um jornal, desde a procura da notícia e a confirmação da sua veracidade, até à edição final, passando pelas diversas etapas de produção, como a reportagem, a fotografia, a redação e o design. 

Para além do jornal físico, tiveram também oportunidade de conhecer a outra aposta do Jornal: a sua presença online. Ficaram a conhecer como é feita a publicação de notícias em tempo real assim como a facilidade de comentar e partilhar artigos nas redes sociais. De forma simples, compreenderam como a notícia pode ser difundida de forma quase imediata, alcançando um público global em apenas alguns segundos.

Tiveram igualmente, a oportunidade de conhecer os estúdios de rádio, onde é produzida a emissão “A Voz da Solidariedade”.

Durante a visita, os alunos foram, ainda, desafiados a dar voz às suas ideias e a experimentar o papel de jovens autores, sendo convidados a escrever textos de opinião, reflexão ou criatividade para a nossa secção “Jovens Pensadores“. Este espaço está aberto a todos os jovens que queiram partilhar pensamentos, inquietações ou visões sobre o mundo que os rodeia, incentivando a participação ativa na vida cívica e no debate público.

Este contato direto com os profissionais da área e com o ambiente de trabalho foi, por certo, bastante enriquecedor para a formação destes jovens.

A experiência contribuiu, certamente, para o desenvolvimento do senso crítico e da capacidade de análise dos estudantes em relação às informações que lhes chegam.

Para além do JSM,  o alunos puderam visitar outros espaços em Santa Marinha, nomeadamente, o Museu da Paróquia, o Centro Interpretativo da Ovelha Serra da Estrela (CIOSE) e Museu da Sociedade Musical Estrela da Beira.

Esta atividade destinou-se a consolidar alguns conhecimentos/conteúdos e aprendizagens de diferentes disciplinas através do contacto com o património natural, cultural, oral e construído da freguesia de Santa Marinha, no concelho de Seia.

Seia recebe a terceira edição do Racenature Serra da Estrela  

 A partir de amanhã, dia 1 de maio, Seia volta a ser o palco da adrenalina, superação e comunhão com a natureza, com a realização da terceira edição do Racenature Serra da Estrela. O evento de BTT decorre até dia 4 e reunirá alguns dos melhores betetistas nacionais, bem como atletas e entusiastas da modalidade oriundos de vários pontos do país.

Organizado pela Cabreira Solutions, em parceria com o Município de Seia, o Racenature Serra da Estrela distingue-se por ser uma prova de BTT com orientação por GPS, um formato que obriga os participantes a navegar por percursos sem marcações físicas no terreno. Esta exigência acrescenta um nível de dificuldade extra à prova, testando não só a resistência física dos atletas, mas também a sua capacidade de leitura de terreno e navegação autónoma.

Ao longo de quatro dias de competição, os participantes enfrentarão três etapas em linha e um prólogo, num total de cerca de 200 km. O prólogo, com cerca de 15 km, realiza-se na quinta-feira e servirá para definir quem enverga a camisola de líder em cada escalão. Na sexta-feira disputa-se a etapa rainha, com cerca de 70 km, percorrendo alguns dos caminhos mais montanhosos e técnicos da Serra da Estrela. As etapas de sábado e domingo, com cerca de 60 km cada, consolidarão a classificação final e levarão os participantes a descobrir algumas das Aldeias de Montanha da região.

Mais do que uma competição, o Racenature Serra da Estrela é uma experiência de superação individual, onde o respeito pela natureza, o espírito de camaradagem e a promoção do território assumem papel central. Com paisagens de cortar a respiração e percursos únicos no coração do Parque Natural da Serra da Estrela, esta é uma oportunidade ímpar para atletas e famílias descobrirem tudo o que o território tem para oferecer.

Maratona Clube Vila Chã – Atletas conquistam títulos e sobem ao pódio

No passado dia 25 de abril realizou-se o Campeonato Nacional de Masters de 10.000 em Pista, na Marinha Grande.

O atleta Isaías Peralta representou o Maratona Clube Vila Chã conquistando o título de vice-campeão do escalão de M75.

No dia 27 de abril realizou-se o VIII Nelas Trail Running, na vila de Nelas. O Maratona foi representado pelo atleta Joaquim Almeida que conquistou o 1.º lugar do Trail Curto, no escalão de M60.

Nesse mesmo dia realizou-se, além-fronteiras, a XVIII Media Maraton Ciudad Rodrigo. O Maratona foi representado por cinco atletas. No escalão de Seniores, Afonso Mendonça classificou-se em 10.º lugar. No escalão de M40, António Rodrigues terminou a prova em 14.º lugar. No escalão de M50, Figueiredo classificou-se em 6.º lugar e José Gonçalves completou a prova na 25.ª posição. Por fim, no escalão de M60, Jacinto Correia conquistou o 2.º lugar do pódio.

“Loriga, o sabor de ser único” – Bolo Negro de Loriga recebe prémio “Portugal Cinco Estrelas 2025”

No passado dia 8 de abril decorreram as nomeações dos prémios “Portugal Cinco Estrelas 2025”, na qual o Bolo Negro de Loriga foi reconhecido.

Com a atribuição deste prémio, o Bolo Negro de Loriga passa a integrar um conjunto de referências que se destacam pela excelência e tradição, contribuindo para a promoção da Vila de Loriga e do seu concelho. O prémio reconhece não só a qualidade e o sabor único do Bolo Negro, mas, também, o seu papel na preservação da cultura e património loriguense.

O trabalho árduo de promoção e divulgação nos últimos 10 anos por parte da Confraria da Broa e Bolo Negro traduz-se em mais este reconhecimento para Loriga e para as suas gentes. O Prémio Cinco Estrelas é um prestigiado sistema de avaliação que reconhece produtos, serviços e marcas que se destacam pela excelência e satisfação dos consumidores em Portugal.

Luís Costa, da Confraria do Bolo Negro de Loriga, agradece às cerca de 500 mil pessoas, “que votaram para que este prémio fosse possível.” Agradece, igualmente, “à Loripão e Câmara Municipal de Seia. Sem eles este prémio não seria possível. Loriga, o sabor de ser único.”

Veredas da Estrela promove fim de semana sobre ação comunitária e prevenção de incêndios

Figueiró da Serra, no norte da Serra da Estrela, será o palco de um fim de semana prolongado de ação comunitária para a prevenção de incêndios. O evento decorre de 1 a 4 de maio e é promovido pela Associação Veredas da Estrela, em parceria com a Fundação Montescola e a Associação Verdegaia, da Galiza. A iniciativa insere-se no projeto europeu “De Monte a Monte – Territórios Resilientes”, que promove estratégias participativas de regeneração ecológica e resiliência climática em regiões rurais de Portugal e Espanha.

Durante quatro dias, Figueiró da Serra e Gouveia acolhem oficinas, saídas de campo, ações de voluntariado e encontros comunitários, com especialistas e participantes dos dois lados da fronteira. O programa é diversificado e acessível a todos os públicos, com várias atividades abertas à participação de crianças e famílias – como o Bioblitz (1 de maio), uma exploração da floresta à procura de vida selvagem, a ação de controlo de mimosas (1 de maio), ou a oficina de construção de caixas-ninho para chapins e morcegos (3 de maio), especialmente pensada para toda a família.

A manhã de sábado (3 de maio) inclui também um dos destaques da programação: uma ação prática de gestão florestal, que servirá como campo de experimentação de boas práticas ecológicas de prevenção de incêndios, como as chamadas faixas vivas — zonas de vegetação autóctone que promovem a biodiversidade e funcionam como barreiras naturais ao fogo. Esta abordagem, dinamizada em parceria com o grupo Faixas Vivas, será aplicada no terreno com a orientação do biólogo Manuel Malva, co-fundador da Associação Milvoz.

“Desde que fundámos a Veredas da Estrela, temos procurado aliar a prevenção de incêndios à conservação e regeneração de ecossistemas afetados pelos incêndios de 2017 e 2022. Nesta atividade queremos perceber melhor como uma faixa viva pode funcionar como aliada para proteger pessoas e ecossistemas”, explica Corinna Lawrenz, presidente da Associação Veredas da Estrela.

Para complementar esta atividade, a segurança no trabalho florestal será abordada numa oficina orientada por Bruno Vilela, especialista galego com vasta experiência na formação de operadores de motosserra e brigadas de proteção civil.

O programa conta, ainda, com a participação de Elizabete Marchante, investigadora da Universidade de Coimbra e especialista em espécies invasoras, que orientará uma oficina prática de controlo de mimosas e uma formação e ação de campo em Gouveia, em parceria com a Câmara Municipal, dedicada à recuperação de um ecossistema ripícola afetado pela proliferação de plantas exóticas.

A iniciativa culmina a 4 de maio com uma assembleia comunitária aberta ao público, com a participação das Brigadas Deseucaliptizadoras da Galiza, num momento de partilha de experiências, desafios e caminhos comuns para um futuro mais resiliente.

O projeto “De Monte a Monte – Territórios Resilientes” pretende fortalecer a capacidade das comunidades para responder aos desafios das alterações climáticas e da perda de biodiversidade, com base na ação local, na partilha de conhecimentos e na cooperação transfronteiriça. O projeto é co-financiado pelo programa Erasmus+ da União Europeia.

Santa Marinha (Seia) – Encontrado sexagenário sem vida dentro de casa

Um homem, de 69 anos, foi hoje encontrado sem vida, caído no chão da sua residência, em Santa Marinha (Seia). Ao que tudo indica, a vítima não era vista desde terça-feira.

Eram cerca das 12.20h quando os Bombeiros Voluntários de Seia foram acionados pelo CODU de Coimbra para esta situação.

No local estiveram três elementos dos BV Seia, com uma viatura, GNR de Seia, com dois elementos e um meio e SIV de Seia, com dois elementos.

O óbito foi declarado no local pela Delegada de Saúde e a vítima foi transportada para o Instituto de Medicina Legal da Guarda.

O Associativismo como Alicerce

O despovoamento das comunidades do interior não é apenas um problema estatístico ou uma questão a ser resolvida exclusivamente pelo poder político. É um desafio que nos diz respeito a todos: a quem escolheu viver nestes territórios, a quem sente o peso da sua história e a quem acredita no seu futuro. Não podemos esperar por soluções que venham de fora. Se queremos um interior vivo, dinâmico e sustentável, temos de ser nós os primeiros a arregaçar as mangas.

O associativismo é uma das formas mais eficazes de fazer a diferença. Sempre que uma associação organiza um evento, recupera uma tradição, dinamiza um espaço ou cria uma oportunidade para os mais jovens, está a contribuir ativamente para que o interior seja um lugar mais atrativo para viver. São estas pequenas ações coletivas que fazem a diferença, que fortalecem o tecido social e que transformam desafios em possibilidades.

A cultura e as artes têm um papel fundamental neste processo. A participação em associações culturais que promovam o teatro, a música e outras expressões artísticas é essencial para despertar crianças e jovens para o mundo das artes e incentivar a criatividade. Projetos deste tipo não só enriquecem a vida da comunidade, como ajudam a combater o isolamento e a atrair pessoas para o território, promovendo um ambiente mais dinâmico e inspirador.

O desporto é outro fator de coesão e dinamização do interior. Colaborar com clubes desportivos locais é contribuir para a criação de espaços onde crianças, jovens e adultos possam desenvolver hábitos de vida saudáveis, espírito de equipa e sentido de pertença. O desporto não é apenas uma atividade recreativa – é uma ferramenta poderosa para unir comunidades, atrair visitantes e fomentar o desenvolvimento local.

Ao mesmo tempo, a preservação das tradições e da cultura regional deve ser uma prioridade. O interior tem um património riquíssimo que merece ser valorizado e promovido. Eventos como as feiras do queijo em Seia e noutras localidades vizinhas demonstram o potencial que existe quando se aposta na identidade local como motor de desenvolvimento. Estas iniciativas não só atraem turistas e dinamizam a economia, como também reforçam o orgulho da população nas suas raízes e tradições.

Por outro lado, o poder local tem um papel essencial, mas a sua ação só será verdadeiramente eficaz se contar com o envolvimento das populações. As autarquias podem criar infraestruturas, promover políticas de fixação de pessoas e atrair investimento, mas nada disto terá impacto real se as comunidades não se mobilizarem, se não houver participação ativa, propostas concretas e vontade de construir um futuro melhor.

Se escolhemos viver no interior, então também escolhemos cuidar dele. Precisamos de estar atentos, de contribuir, de dar ideias, de apoiar iniciativas e de assumir a responsabilidade pelo território que queremos deixar às próximas gerações. Isso pode significar desde participar numa associação local até apoiar o comércio da terra, desde dinamizar um projeto comunitário até simplesmente valorizar e divulgar o que de melhor existe na nossa região.

O interior não tem de ser sinónimo de abandono ou de falta de oportunidades. Pelo contrário, é um território cheio de potencial, onde a qualidade de vida, a proximidade entre as pessoas e a riqueza cultural podem ser os motores de um novo ciclo de desenvolvimento. Mas nada disto acontece por inércia. A revitalização do interior precisa de ação, precisa de todos.

É tempo de nos envolvermos, de fazermos acontecer.

Convívio Comunitário em Santa Marinha culmina com o hastear da Bandeira de Mérito Social 2025

É já amanhã, dia 22, que a sede da União de Freguesias de Santa Marinha e São Martinho vai acolher, a partir das 18 horas, um convívio comunitário.

Este é um momento especial de encontro, partilha e união das comunidades. O evento conta, ainda, com o hastear da Bandeira de Mérito Social 2025, uma distinção atribuída recentemente.