Início Site Página 117

IV Gala Anual do VOZES EM ½ PONTA

O VOZES EM ½ PONTA realizou a sua Gala Anual no passado dia 22 de fevereiro, no Solar de Maceira (Seia). A Gala contou com a presença de três centenas de membros da Família VOZES EM ½ PONTA, incluindo alunos, artistas, staff, familiares e simpatizantes.

Para a organização, esta foi uma “noite memorável, emocionante e inspiradora” que contou com várias homenagens a entidades e figuras que mais se destacaram e apoiaram o VOZES EM ½ PONTA na temporada 2023/24. A Gala serviu, também, para se anunciarem diversos espetáculos, performances e eventos previstos para decorrer ao longo do ano de 2025.

No palco da IV Gala VOZES EM ½ PONTA foram premiados, com especial destaque, as alunas Cheila Mota e Lara Amaro, bem como os patrocinadores que se destacaram pelo seu apoio, nomeadamente, Diogo Fernandes, da Solvida Group, Susana Almeida, da Bordados Ponto X e Conceição Silva, da FloriEstrela.

Os Fundadores aproveitaram esta noite especial para agradecer à sua comunidade pelo apoio constante que têm recebido ao longo dos últimos 8 anos de existência. 

Workshop “Aldeia Segura Pessoas Seguras – Prevenção e Autoproteção” reúne responsáveis locais no CISE

No próximo dia 22 de março, entre as 10h00 e as 13h00, o Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE) recebe o workshop “Aldeia Segura Pessoas Seguras – Prevenção e Autoproteção”, uma iniciativa destinada a oficiais de segurança locais, presidentes de juntas e uniões de freguesia do concelho de Seia.

O evento, organizado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil de Seia (SMPC), contará com a participação dos Corpos de Bombeiros de Loriga, São Romão e Seia, bem como da Guarda Nacional Republicana (GNR), reunindo especialistas para debater estratégias de prevenção e resposta a incêndios rurais.

A sessão de abertura será presidida por Luciano Ribeiro, Presidente da Câmara Municipal de Seia, seguindo-se apresentações sobre ações preventivas em curso no concelho, incluindo os Condomínios de Aldeia e o programa Aldeia Segura Pessoas Seguras. Será ainda divulgada a campanha “A sua casa é segura, em caso de incêndio rural?”, iniciativa que visa sensibilizar os proprietários para a proteção do edificado em espaço rural.

O programa inclui ainda a apresentação do projeto “Radar Social”, destinado a apoiar pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade, bem como intervenções dos Corpos de Bombeiros e da GNR sobre medidas de autoproteção e colaboração com os dispositivos de combate e segurança em caso de incêndio rural.

No âmbito do programa Aldeia Segura Pessoas Seguras, serão entregues focos de iluminação e armários de primeiros socorros para instalação nos abrigos de proteção e proceder-se-á à verificação dos veículos e equipamentos de ataque inicial a incêndios rurais das juntas e uniões de freguesia.

Com esta iniciativa, a Câmara Municipal de Seia e o SMPC reforçam o compromisso com a segurança das populações, promovendo a capacitação dos agentes locais e a adoção de medidas eficazes para a prevenção e autoproteção face ao risco de incêndios rurais.

A 48ª edição da Feira do Queijo contará com a presença do Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Silvério Regalado

De 1 a 4 de marçoSeia celebra tradição e sabores na Feira do Queijo Serra da Estrela

A 48ª edição da Feira do Queijo abrirá as suas portas já este sábado, dia 1 de março, pelas 10 horas, no Mercado Municipal de Seia. A inauguração contará com a presença do Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Silvério Regalado.

Seia volta a celebrar a sua identidade e tradição com a 48.ª edição da Feira do Queijo Serra da Estrela, de 1 a 4 de março, um evento que homenageia as raízes da pastorícia, o saber das queijeiras e a excelência dos produtos serranos.

Durante quatro dias, a cidade transforma-se num ponto de encontro entre sabores e saberes, onde o Queijo Serra da Estrela, produzido de geração em geração, assume o papel principal. Mais do que uma feira, este é um tributo às gentes da Serra, aos pastores e às queijeiras, guardiões de uma tradição que faz parte da identidade deste território.

A tradição secular da produção do queijo é enaltecida no Mercado do Queijo e dos Produtos Regionais, que conta com a participação de cerca de meia centena de expositores, incluindo pastores, queijarias tradicionais, produtores de queijo DOP e unidades fabris. Ao queijo unem-se os enchidos serranos, o pão de centeio, o vinho do Dão Sub-região da Serra da Estrela, o mel, o azeite, entre outros.

A base deste saber ancestral, a pastorícia, tem igualmente um espaço de destaque na área circundante ao mercado, com a recriação da Quinta do Pastor, onde a ovelha Serra da Estrela assume um papel central, e a horta pedagógica dinamizada pelo Centro de Interpretação da Serra da Estrela. O certame acolhe, ainda, o Concurso de Ovinos e Caprinos da Serra da Estrela, promovido pela Ancose – Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela, um momento de valorização dos melhores exemplares da raça.

Na feira, será também possível conhecer o Cão Serra da Estrela, fiel companheiro do pastor, numa mostra dinamizada pela LICRASE – Liga dos Criadores e Amigos do Cão Serra da Estrela. O evento integra igualmente uma área dedicada ao artesanato regional, demonstrações culinárias com “cozinha ao vivo” e as tradicionais tasquinhas de ‘comes e bebes’, dinamizadas pelo movimento associativo local, garantindo momentos de convívio e partilha de saberes.

Aliando tradição, criatividade e inovação, a programação da Feira do Queijo Serra da Estrela oferece um leque de experiências enriquecedoras. As sessões de “Dicas e Saberes” proporcionam uma imersão no património gastronómico local, com destaque para o queijo DOP, em parceria com a Estrelacoop, o azeite, em colaboração com o Museu do Azeite da Bobadela, e o pão, com o apoio do Museu do Pão. Estas atividades procuram aprofundar o conhecimento sobre os produtos endógenos da região.

Entre os momentos mais aguardados do evento, salientam-se a produção do Maior Queijo de Ovelha de Seia, na tarde de segunda-feira, e a confeção ao vivo de enchidos, na terça-feira, reunindo vários produtores locais numa demonstração das técnicas tradicionais que preservam a autenticidade e o saber ancestral da Serra da Estrela.

A animação estará presente ao longo dos quatro dias, num programa diversificado que inclui a participação de bandas filarmónicas, ranchos folclóricos e grupos de música tradicional, reforçando o espírito festivo da feira.

O evento, promovido pelo Município de Seia, conta com a colaboração da LICRASE, da Ancose, da EstrelaCoop, da Escola Superior de Turismo e Hotelaria – IPG e da Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha (ADIRAM).

A Feira do Queijo abre diariamente às 10h e encerra às 20h, à exceção da terça-feira de Carnaval, cujo encerramento será antecipado para as 16h. As tasquinhas prolongam o horário de funcionamento até às 23h nos primeiros três dias do evento.

PROGRAMA

1 MARÇO I sábado

10h00  – Cerimónia de Abertura pelas Entidades Oficiais                           
– Prova do Maior Queijo – Produzido na Feira do Queijo Serra da Estrela – Seia 2024
– Fanfarrra dos Bombeiros Voluntários de Seia
– Sociedade Recreativa e Musical Loriguense         

14h00  Rancho Folclórico de Paranhos da Beira

15h00  Banda Filarmónica 1.º de Janeiro de Carragozela

16h00  Cozinha ao Vivo: “Entrecosto em Vinha d’alhos com Broa” e “Arroz Doce” I Restaurante Caverna da Bicharada

17h00  Grupo de Cantares de Tourais

17h30  Dicas e Saberes: “Como Apresentar e Conservar o Queijo Serra da Estrela” I Estrelacoop
Prova do Queijo Serra da Estrela DOP com Harmonização de Vinhos do Dão

19h00  Rancho Folclórico de Seia

20h00  Grupo Musical “Fonte da Pipa”

2 MARÇO I domingo

10h00  Fanfarrra dos Bombeiros Voluntários de São Romão

11h00  Banda Academia de Santa Cecília

12h00  Demonstração da Ordenha da Ovelha I ANCOSE

12h30  Tuna de Figueiredo

14h00  Rancho Folclórico “Estrela D´Alva”

15h00  Entrega de Prémios do Concurso Ovinos Serra da Estrela I ANCOSE

16h00  Banda Torroselense Estrela D´Alva

17h00  Cozinha ao Vivo: “Trilogia de Queijos de Seia” com o Chef Rui Cerveira I ESTH/IPG

17h30  Dicas e Saberes: “Do lagar à mesa: História, produção e degustação do ouro líquido” I Museu do Azeite da Bobadela

18h00  Rancho Folclórico “Os Pastores de São Romão”

19h00  Grupo de Cantares Casa Velha de Santiago

20h00  Grupo Musical “Jony & Letty”

3 MARÇO I segunda-feira

10h00  Grupo de Concertinas de Sameice

11h00  Grupo de Cantares e Cavaquinhos da Academia Sénior de Seia

12h00  Demonstração da Ordenha da Ovelha I ANCOSE

14h00  Produção ao Vivo do Maior Queijo de Ovelha de Seia I Produtores do Concelho

15h30  Senatuna – Tuna da Escola Superior de Turismo e Hotelaria de Seia

16h00  Cozinha ao Vivo: Produtos Serra da Estrela DOP com Sandra Master Chef I Estrelacoop

17h00  Prova de Requeijão e Doce de Abóbora I Produtores do concelho, Confraria do Requeijão com Doce de Abóbora e Confraria da Broa e Bolo Negro de Loriga

17h30  Dicas e Saberes: “Pão que nasce da farinha e cresce com as mãos” I Museu do Pão

20h00  Grupo Musical “Siga a Farra”

4 MARÇO I terça-feira

10h00  Grupo de Concertinistas da Folgosa da Madalena

11h00  Sociedade Musical Estrela da Beira 

14h30  Produção ao vivo do enchido de Seia I Produtores do Concelho – comentada pela Prof.ª Cristina Rodrigues da ESTH / IPG

15h30  Grupo de Bombos “Zés Pereiras Aikdoy”

Exposição no Posto de Turismo “Guardiões da Tradição”

Horário da Feira
10h00 às 20h00*
* Quinta do Pastor – 10h00 às 18h00
* Tasquinhas – 10h00 às 23h00
Dia 4 de março – encerra às 16h00

Autárquicas 2025 – Líder Parlamentar do CHEGA visita Feira do Queijo de Seia

Pedro Pinto, líder parlamentar do CHEGA, vai estar, este sábado à tarde, na Feira do Queijo de Seia.

O líder parlamentar deste partido vai fazer-se acompanhar por João Tilly, candidato à Câmara Municipal de Seia e que é, também, deputado na Assembleia da República e na Assembleia Municipal.

A visita, que acontecerá por volta das 18 horas, está inserida nas atividades partidárias de pré-campanha eleitoral para as próximas eleições autárquicas.

Seia – Lançamento do Livro Solidário “Frederico, o Gato do Conde”

A Nós é Mais Bichos – Associação de Proteção dos Animais Errantes do Concelho de Seia vai promover a cerimónia de lançamento do Livro Solidário “Frederico, o Gato do Conde”, da autoria de Gabriela Almeida.

A cerimónia terá lugar no dia 2 de março 8domingo), pelas 18 horas, no Conservatório de Música de Seia.

“Frederico, o Gato do Conde” é um livro de três contos infantis, inspirados na vivência da autora com os gatos residentes na colónia da Praça da República, em Seia. Ainda segundo a Gabriela Almeida, “através deste livro podemos conhecer venturas e desventuras de um grupo de gatos e dos seus amigos.”

O livro mostra-nos, também, “a importância de respeitarmos estes animais”, enquanto nos elucida sobre as relações de afeto que se estabelecem entre os animais e o Homem.

A cerimónia é de entrada livre e o programa da sessão será oportunamente divulgado.

Autárquicas 2025 – PSD/JPNT – Paulo Hortênsio é o candidato à Câmara Municipal de Seia e Lúcia Leitão à presidência da Assembleia Municipal

O PSD de Seia e o Movimento Juntos Pela Nossa Terra (JPNT) apresentaram esta tarde, em conferência de imprensa, os cabeças de lista à Câmara Municipal de Seia e à Assembleia Municipal.

Paulo Hortênsio é o candidato à Câmara Municipal de Seia, enquanto Lúcia Leitão concorre à presidência da Assembleia Municipal.

“Seia tem de voltar a ser o concelho de referência da região”

Paulo Hortênsio, candidato à Câmara Municipal de Seia, deu os parabéns ao PSD e ao JPNT “pela capacidade que tiveram em perceber que este era o momento de invertermos o processo que parece não ter fim e cujos principais prejudicados são as populações.”

Destacou que “este é o início de uma nova caminhada que vamos trilhar conjuntamente. Uma oportunidade de poder servir as nossas populações com integridade, transparência e compromisso”, frisando que “são anos e anos de uma espiral regressiva de desenvolvimento que tem de ser rapidamente invertida sobre o risco de uma total despovoamento populacional.”

Referiu que no próximo mandato, o centro da ação política desta União será o reforço das pessoas no concelho. “Este será o primeiro e o nosso verdadeiro compromisso para um concelho que nos viu nascer, viver e trabalhar. Temos de criar condições para podermos colocar em funcionamento um triângulo estratégico entre pessoas, empresas e autarquia.” Salientou que “Seia tem de voltar a ser o concelho de referência da região. E isto inicia-se com a criação de condições para a verdadeira atratividade populacional.” Para tal, disse, que é importante trazer vida nova ao concelho de Seia e que “a atração passará pelo investimento empresarial e de necessária ação dinamizadora da autarquia, inexistente nos últimos mandatos. Exige-se da autarquia, a procura de potenciais investidores, para além de demonstrar capacidade para projetar a Marca Seia no território nacional e não só.”

Disse serem a “alternativa à atual situação de apatia e conformismo, com uma equipa competente, séria e tecnicamente preparada para os desafios que se avizinham.”

Paulo Hortênsio finalizou dizendo que o PSD e JPNT pretendem construir “um programa numa lógica de auscultação e de envolvimento da sociedade civil, dos empresários aos artesãos, das IPSS´s ao movimento associativo. É preciso mudar e é possível modificar.”

“É preciso convencer os eleitores que somos diferentes.”

Na posse da palavra, Lúcia Leitão salientou que esta união de forças se vai apresentar junta no próximo ato eleitoral e que “todos tiveram a capacidade e a vontade de negociação para conseguirem esta união.”

Informou os presentes que decidiu aceitar este desafio “com muito gosto e gratidão”, porque diz ter enorme respeito e admiração pelo trabalho que têm vindo a desenvolver e porque sempre foi defensora desta ideia de agregação de forças políticas. “Ainda muito antes de as coisas chegarem a este ponto, eu já tinha, para comigo, uma grande vontade que isto acontecesse”, referiu, acrescentando que “esta agregação não significa mais que uma união de forças, para definir os objetivos e as melhores estratégias, para corrigir o que está mal e colocar este concelho em movimento.”

Decidiu, também, aceitar este desafio, porque considera importante desmistificar a ideia de que os partidos são todos iguais. “É preciso convencer os eleitores que somos diferentes. Custa-me muito admitir que uma região como a nossa, que bem conheço a geografia nas suas várias perspetivas, que apesar das suas fragilidades, tem características únicas de posição geográfica estratégica, a meio caminho entre o litoral e a Espanha, contrariando aqueles que a veem periférica, com alguns produtos agrícolas e pecuários excecionais, com uma gastronomia rica e variada, com uma diversidade paisagística e uma invulgar hospitalidade, teima em se localizar nos lugares mais baixos do desenvolvimento económico da competitividade, ao nível nacional e mesmo ao nível regional da comunidade intermunicipal de que fazemos parte.”

A candidata à presidência da Mesa da Assembleia Municipal de Seia disse, também, que “continuamos a não atrair gente, a não atrair empresas de valor acrescentado e, ainda mais grave, a perder os que cá nascem e os que cá estão.” Compromete-se a trabalhar com estas duas forças “com empenho dedicação, espírito crítico e construtivo para que, em primeiro lugar, possamos ter uma vida política transparente. Sinto-me muito contente e agradecida por estar incluída neste combate. Tenho uma enorme expectativa quanto ao que nos reserva o futuro do concelho de Seia”, concluiu.

Segundo a presidente do PSD de Seia, Susana Ferreira, “esta união tem como missão apresentar soluções objetivas para os problemas que são cada vez maiores no nosso concelho e que a governação socialista não consegue ultrapassar”. Na sessão de apresentação a presidente do PSD disse, ainda, que esta união irá trabalhar em conjunto para “garantir que as necessidades de Seia e da nossa região sejam atendidas”. Referiu, também, que “o PSD não é um partido fechado em si” e neste caso considera que “a união faz a força e a força traz a vitória”.

Rodrigo Amaro, vereador da Câmara Municipal de Seia e representante do Movimento Independente JPNT, frisou que “esta união de pensamento, determinação, filosofia e, sobretudo, o de colocar os nossos egos individuais abaixo dos interesses da alternativa política certa, se poderá mudar, definitivamente, o concelho de Seia.”

União de Freguesias de Santa Marinha e São Martinho consegue manter o multibanco em Santa Marinha

Após 20 anos de permanência da máquina de multibanco em Santa Marinha, estava, agora, prevista a sua retirada, ao que tudo indica devido ao não cumprimento de algumas exigências contratuais, por parte dos anteriores executivos da Junta e derivado ao baixo número de movimentos.  

Contactado pelo JSM, Rafael Abreu, presidente da União de Freguesias de Santa Marinha e São Martinho referiu que os esforços encetados pelo executivo desta União junto da entidade bancária Montepio permitiram a sua continuidade.

O presidente informou que “procurou as melhores soluções e alternativas para que Santa Marinha não perdesse mais um serviço de extrema importância para os cidadãos, como é o multibanco nesta vila.”

Após várias reuniões e conversações, o executivo conseguiu estabelecer um protocolo com a entidade bancária Montepio para a continuidade do multibanco e instalação de uma nova máquina. Para tal, a Junta de Freguesia assumiu o pagamento de um valor mensal de 150 euros ao Banco Montepio.

Rafael Abreu justifica que “de momento estão a ser realizadas todas as vistorias e pareceres técnicos com as entidades competentes, especificamente com a Guarda Nacional Republicana, para que a continuidade do ATM seja possível.”

Mais refere que era “injusto e desproporcional a retirada do multibanco de Santa Marinha, quando o reforço será a criação de novos serviços públicos para a Freguesia, mais especificamente com a concretização do Espaço Cidadão a ser criado na União das Freguesias de Santa Marinha e São Martinho.”

Ao que tudo indica, a nova máquina será instalada já no mês de março.

Jorge Ferreira é a escolha do PSD para a Câmara Municipal de Gouveia

Jorge Ferreira é a escolha do Partido Social Democrata para a Câmara Municipal de Gouveia nas próximas eleições autárquicas.

Foi no passado dia 31 de janeiro que a Comissão Política do PSD Gouveia se reuniu para discutir e votar a candidatura apresentada pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal de Gouveia. Cumprindo o calendário interno previamente definido, e após um processo aberto a todos os militantes ao longo dos últimos oito meses, a concelhia aprovou por unanimidade a candidatura do professor Jorge Ferreira.

Em comunicado enviado ao JSM, a Comissão Política refere que Jorge Ferreira tem “uma vasta experiência autárquica” e é “o perfil ideal para encabeçar um novo e ambicioso projeto que alie renovação, visão e experiência, traçando o caminho para um novo ciclo de desenvolvimento para o concelho.” A Comissão salienta, ainda, “o seu forte compromisso com Gouveia, a proximidade com os munícipes e a sua identificação com os valores do PSD.

Pode ler-se, também, que “a sua vasta experiência autárquica e o compromisso com um projeto de desenvolvimento para Gouveia foram fatores determinantes para a sua escolha.”

O seu percurso também reflete “uma forte ligação ao movimento associativo do concelho, tendo participado ativamente em várias instituições, como a Sociedade Musical Gouveense Pedro Amaral Botto Machado, a Associação dos Antigos Alunos da Escola Apostólica de Cristo-Rei, a Santa Casa da Misericórdia de Gouveia, a AssociaSão Julião, a Associação Costumes do Horizonte, a Confraria Báquica, Gastronómica e do Requeijão da Serra da Estrela, a Liga de Amigos de Rio Torto e a Associação Desportiva de Rio Torto e a Filarmónica Gratidão Riotortense.”

Jorge Ferreira assume este novo desafio “com determinação e vontade de impulsionar o desenvolvimento do concelho.” A apresentação pública da sua candidatura decorrerá em março, ocasião em que dará a conhecer as principais linhas orientadoras do seu projeto para Gouveia.

Jorge Ferreira iniciou a sua carreira de docente no Agrupamento de Escolas de Gouveia (2002-2009) e, posteriormente, no Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira (2009-2013). Em 2013, foi convidado pelo atual Presidente da Câmara, Luís Tadeu, para integrar o seu gabinete como adjunto. Desde 2015, desempenha funções como Vereador Permanente e, em 2020, assumiu o cargo de Vice-Presidente da autarquia.

“Reconhecido pela sua proximidade com a população, Jorge Ferreira é amplamente elogiado pela sua disponibilidade e pela forma humana e empática com que trata todos os munícipe”, pode ler-se.

PSD de Seia e JPNT apresentam cabeças de lista à Câmara e Assembleia Municipal

O PSD de Seia e o Movimento Juntos Pela Nossa Terra (JPNT) vão apresentar, este sábado, em conferência de imprensa, os cabeças de lista à Câmara Municipal de Seia e à Assembleia Municipal.

A apresentação acontecerá pelas 16 horas, na Quinta do Crestelo, em Seia.

Gouveia – Três detidos em flagrante por furto de metais não preciosos


O Comando Territorial da Guarda, através do Posto Territorial de Gouveia, deteve no dia 15 de fevereiro, em flagrante, três homens, com idades compreendidas entre os 24 e os 54 anos, por furto de metais não preciosos, no concelho de Gouveia.

Na sequência de uma denúncia de furto de cobre, os militares da Guarda deslocaram-se de imediato para o local, onde foi possível localizar e intercetar os suspeitos. No seguimento da ação, foi efetuada uma revista de segurança aos suspeitos e uma busca ao veículo, no decorrer da qual foi detetado cobre furtado, motivo que levou às suas detenções.

Da ação resultou ainda a apreensão de uma viatura; uma rebarbadora e 60 metros de cobre.

Esta ação contou com a colaboração do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Gouveia.

Os detidos foram constituídos arguidos, e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Gouveia.