Início Site Página 126

Águas Públicas da Serra da Estrela (APdSE) recebeu o “Selo da qualidade exemplar de água para consumo humano” atribuído pela ERSAR

A Águas Públicas da Serra da Estrela foi reconhecida pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) com o prestigiado “Selo da Qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano”. A distinção foi entregue, no passado dia 2 de outubro, durante a cerimónia dos “Prémios e Selos dos Serviços de Águas e Resíduos”, que teve lugar no Seminário Nacional de Abastecimento de Água (SENAG), realizado no Hotel dos Templários, em Tomar.

Liderada pelo presidente da Câmara de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, a Águas Públicas da Serra da Estrela (APdSE), responsável pela gestão e distribuição de água nos municípios de Gouveia, Oliveira do Hospital e Seia, foi distinguida com o “Selo da Qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano”, atribuído pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR). Este reconhecimento público sublinha o compromisso e a excelência da APdSE em garantir um serviço de qualidade à população.

A distinção resulta de uma avaliação rigorosa que analisou dados quantitativos e indicadores de desempenho, baseados no ciclo de regulação do controlo da qualidade da água. Foram monitorizados parâmetros críticos que asseguram a segurança e potabilidade da água fornecida à população.

O “Selo da Qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano” reconhece “o esforço contínuo da APdSE em manter os mais altos padrões de qualidade no fornecimento de água, refletindo o seu compromisso em assegurar que a água distribuída é segura e de qualidade superior, em conformidade com as exigências nacionais e europeias.”

Este prémio reforça a confiança da APdSE como entidade gestora, sublinhando a importância da qualidade da água para a saúde pública, e o seu empenho em continuar a garantir a excelência na gestão deste recurso essencial.

Rede Expressos reforça rotas universitárias

Covilhã, Bragança, Vila Real, Coimbra e Aveiro com mais ligações

A Rede Expressos reforçou as suas ligações a cinco cidades universitárias para responder à crescente procura dos estudantes que se deslocam entre casa e faculdade. As cidades da Covilhã, Bragança, Vila Real, Coimbra e Aveiro vão contar com um aumento significativo de autocarros, facilitando a mobilidade dos jovens durante o período letivo.

No total, foram adicionados 144 horários, com especial incidência entre sexta e segunda-feira. Destacam-se 35 horários para a Covilhã, 42 para Bragança, 24 para Vila Real, 34 para Coimbra e 28 para Aveiro. Esta medida reflete o compromisso da Rede Expressos em oferecer um serviço que acompanhe as necessidades de quem estuda em cidades universitárias e institutos politécnicos, tornando as viagens mais flexíveis e frequentes. Segundo comunicado da empresa, os estudantes representam aproximadamente 28% do total dos passageiros e 44% da receita gerada pela empresa.

Além do reforço nas rotas, a Rede Expressos oferece o desconto “jovem” para os estudantes e o programa RFlex, com descontos progressivos que podem chegar até 65% do valor do bilhete inteiro. Esta iniciativa pretende apoiar os jovens nas suas deslocações regulares, tornando o transporte ainda mais económico.

Além das cinco cidades mencionadas, a empresa reforçou também outras importantes zonas universitárias, como Lisboa, Porto, Braga, Guimarães, Évora e Faro.

“A Rede Expressos tem uma atenção especial para o segmento universitário, pois sabemos que os estudantes são dos que mais dependem da mobilidade, tanto para deslocações do litoral ao interior, como para as grandes universidades espalhadas pelo país”, afirmou Carlos Oliveira, diretor geral da Rede Expressos.

TORNEIO DO 25.º ANIVERSÁRIO ASSOCIAÇÃO DE TÉNIS DE MESA DO DISTRITO DEVISEU

Teve lugar, no passado dia 29 de setembro, no Pavilhão Municipal de Anreade, em Resende, o Torneio alusivo ao 25.º aniversário da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu  (ATMDV), em vários escalões.
Organizado pela ATMDV, o evento contou com a colaboração do clube filiado da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Resende. Marcaram presença 53 atletas em representação de 6 clubes filiados na presente época desportiva, sendo eles: ADDA – Vouzela, BV de Seia, BV de Resende, APEE AE Mundão – Viseu,  AV Lamego – Ténis de Mesa e
CSC de Carvalhal – Tondela. 
No final da cerimónia, a ATMDV ofereceu aos representantes das várias entidades presentes, um troféu alusivo às Comemorações do 25.º Aniversário.

II Encontro de Música Tradicional em Valezim (Seia)

A Associação Vallecinus vai promover, este sábado, dia 5 de outubro, a II edição de Corais – Encontro de Música Tradicional de Valezim.

O evento decorrerá na Igreja Nossa Senhora do Rosário (Igreja Velha), em Valezim, a partir das 16 horas e contará com o regresso do Grupo Coral da Bairrada e, também, com a presença do Orfeão de Seia.

A Associação Vallecinus tem o apoio do IPDJ, Câmara Municipal de Seia e Junta de Freguesia de Valezim.

15º Aniversário da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Seia

A Delegação de Seia da Cruz Vermelha Portuguesa vai celebrar, no próximo dia 9 (quarta-feira), o seu 15º aniversário.

O evento terá início às 10h, na sede da Delegação de Seia e contará com vários momentos (ver programa).

Para esta delegação, este será um momento onde todos poderão conhecer melhor o trabalho que desenvolvem no terreno.

Operação “Censos Sénior 2024”

No ano passado, no distrito da Guarda foram sinalizados 5477 idosos, tendo sido o distrito com um maior número de casos

A Guarda Nacional Republicana (GNR) está a realizar, entre o dia 1 de outubro e o dia 15 de novembro, em todo o território nacional, a Operação “Censos Sénior 2024”, no âmbito do policiamento comunitário, a qual visa garantir um conjunto de ações de patrulhamento e de sensibilização à população mais idosa, com o objetivo de sensibilizá-las para comportamentos de autoproteção de segurança e reforçar o sentimento de segurança.

Este conjunto de ações encontram-se enquadradas no período em que ocorre a celebração do Dia internacional do Idoso, a 1 de outubro e onde os cerca de 400 militares das Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário distribuídos por todo o País, com o apoio e a sinergia dos vários parceiros locais e nacionais, vão privilegiar a proximidade junto da população idosa e com maior vulnerabilidade, e/ou que vivem sozinhas e/ou isoladas. O objetivo visa reforçar os comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco dos idosos se tornarem vítimas de crimes, nomeadamente em situações de violência, de burla e furto.

Este ano, a Guarda irá prolongar o período da operação, uma vez que se continua a revelar fundamental alertar as pessoas idosas para os procedimentos de autoproteção em situações de violência, burlas, conto do vigário e furto em residências, assim como prevenir comportamentos de risco associados ao consumo de álcool e combater o isolamento social, identificar cuidadores informais e capacitação de adultos para utilização da internet.

Na edição de 2023 da Operação “Censos Sénior”, a Guarda sinalizou 44 114 idosos que vivem sozinhos e/ou isolados, ou em situação de vulnerabilidade, em razão da sua condição física, psicológica, ou outra que possa colocar em causa a sua segurança, tendo sido as situações de maior vulnerabilidade reportadas às entidades competentes, sobretudo de apoio social, no sentido de fazer o seu acompanhamento futuro. No ano passado, no distrito da Guarda foram sinalizados 5477 idosos, tendo sido o distrito com um maior número de casos.

DistritoIdosos sinalizados
Aveiro1463
Beja3230
Braga1067
Bragança3347
Castelo Branco1989
Coimbra1294
Évora2972
Faro3513
Guarda5477
Leiria1024
Lisboa1118
Portalegre2892
Porto826
Santarém1857
Setúbal1950
Viana do Castelo1207
Vila Real5360
Viseu3528
TOTAL44114

Na referida edição de 2023, a GNR realizou ainda 304 ações em sala e 2 651 ações “porta a porta”, abrangendo um total de 24 978 idosos.

A Guarda, desde 2011, ano em que foi realizada a primeira edição da Operação “Censos Sénior”, tem vindo a atualizar a sinalização geográfica desta população, proporcionando assim um apoio mais próximo e dirigido, contribuindo, por um lado, para a criação de um clima de maior confiança e de empatia entre os idosos e os militares da GNR e, por outro, para o incremento do sentimento de segurança.

Esta operação da Guarda, encontra-se integrada no programa “Apoio 65 – Idosos em Segurança” do Ministério da Administração Interna, o qual visa, através da ação das Forças de Segurança, garantir melhores condições de segurança e tranquilidade às pessoas idosas, garantindo um policiamento integrado, mais próximo e humano.

Município de Seia promove evento solidário “Vozes pelos Animais”

O Município de Seia promove, no próximo dia 6 de outubro, o evento solidário “Vozes pelos Animais”. A iniciativa, que vai ter lugar na Quinta da Nogueira, em Seia, é organizada através do Canil Municipal de Seia e pretende sensibilizar para a causa animal, com ênfase na problemática do abandono, no bem-estar animal e na adoção responsável.

O programa inclui demonstrações de cães por várias forças de segurança, intervenções de entidades especializadas e momentos culturais. O evento arranca às 10h30 e inclui atividades até às 16h30.

Operação “Regresso às aulas 2024”

A partir de hoje e até dia 16 de setembro e para assinalar o regresso às aulas, a Guarda Nacional Republicana (GNR) vai realizar, um conjunto de ações de sensibilização dirigidas aos alunos, professores e encarregados de educação, ao longo dos cerca de 5 mil estabelecimentos escolares na sua área de responsabilidade. A iniciativa tem como objetivo sensibilizar para a necessidade de adoção de comportamentos de autoproteção, ao nível da segurança em geral, de comportamentos inclusivos no seio da comunidade e prevenindo comportamentos desviantes da ordenação social.

Programa Escola Segura (PES), que celebra 32 anos de existência, é uma peça fundamental que visa garantir a segurança no meio escolar e no meio envolvente, através da prevenção de comportamentos de risco e da redução de atos geradores de insegurança em meio escolar. Durante esta campanha, a GNR dará a conhecer os militares responsáveis pelo programa na respetiva escola, com a distribuição do número de contacto destes, contribuindo desse modo para uma maior proximidade e consequente maior consciencialização dos diversos intervenientes da comunidade escolar para a importância da segurança escolar das crianças e jovens, para os desafios que irão encontrar no regresso às aulas. 

“As escolas são um espaço privilegiado de liberdade, convívio e segurança onde se reproduzem os valores fundamentais de uma sociedade democrática, sendo primordial mobilizar toda a comunidade escolar para este propósito. Deste modo, alertamos para os perigos do bullying e do ciberbullying, causando um grande sofrimento emocional e, em casos mais graves, causando impacto na saúde mental e física das crianças e jovens. É necessário que a comunidade escolar esteja alerta para os sinais mais comuns de bullying e que saibam reagir e prevenir este tipo de crime. Todos têm um papel na promoção de um ambiente escolar seguro, saudável e inclusivo, onde a empatia e o respeito pelo próximo devem prevalecer”, refere a GNR em comunicado enviado ao JSM.

As Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário (SPC), que incluem cerca de 400 militares, irão promover em exclusividade ações de sensibilização no âmbito da segurança na rua, em casa e ainda no âmbito da segurança rodoviária.

Com o aumento esperado no fluxo de trânsito, será dado especial ênfase à segurança no transporte dos alunos para a escola, sendo importante alertar os condutores para a utilização dos cintos de segurança e dos sistemas de retenção para crianças, pelo que a GNR partilha alguns conselhos de segurança, nomeadamente:

·         Aos jovens estudantes:

·         No deslocamento de e para a escola circula sempre que possível acompanhado ou em grupo e evita passar em locais isolados ou com pouca luz;

·         Memoriza no telemóvel o número do Posto da GNR local, num dos números de marcação rápida;

·         Espera pelos teus pais, por algum familiar ou amigo, dentro da escola.

·         Em casos de Bullying e Ciberbullying:

·         Guarda as provas, no caso de ciberbullying, mantém os registos das mensagens ou dos conteúdos ofensivos;

·         Não sejas cúmplice, denuncia! Se presenciares ou souberes de atos de bullying, informa um adulto;

·         Educa os que estão ao teu redor, promove o respeito e a inclusão entre os teus colegas.

·         Para os encarregados de educação:

·         Mantenha-se envolvido na rotina escolar dos seus filhos;

·         Em caso de suspeita de situações de bullying, ameaças ou outros comportamentos de risco, informe de imediato a GNR;

·         A segurança começa em casa. 

·         Segurança Online:

·         Escolhe cuidadosamente o que compartilhas nas redes sociais;

·         Protege as tuas palavras-passe e não as partilhes com ninguém;

·         Qualquer pessoa pode estar online. Não acredites em tudo o que te dizem ou mostram;

Almeida  – Detido por posse de arma proibida

O Comando Territorial da Guarda, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Vilar Formoso, deteve, no dia 6 de setembro, um homem de 22 anos, pelo crime de posse de arma proibida, no concelho de Almeida.

No âmbito de uma operação de fiscalização rodoviária, os militares da Guarda procederam à abordagem e fiscalização de um veículo que circulava na via pública. Na sequência das diligências policiais, foi efetuada uma busca sumária ao veículo e uma revista pessoal de segurança ao condutor, tendo sido possível apurar que tinha na sua posse seis munições de calibre .22.

Ainda no decorrer da ação, o suspeito admitiu possuir uma arma na sua residência, tendo sido realizada uma busca domiciliária, da qual resultou a apreensão de uma arma dissimulada.

O detido foi constituído arguido e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Almeida.

Guarda – Recuperação de Lebre

esta terça-feira, dia 10 de setembro, o Comando Territorial da Guarda, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da Guarda procedeu à recolha de uma Lebre (Lepus Europaeus), na localidade de Sobral da Serra, no concelho da Guarda.

No seguimento do contacto por parte de um cidadão, que encontrou o animal debilitado na via pública, os militares da Guarda procederam à recolha do espécime e efetuaram o transporte e entrega da lebre no Centro de Estudos e Recuperação de Animais Selvagens (CERAS) de Castelo Branco, para recuperação e posterior libertação no seu habitat natural.

A Guarda Nacional Republicana, através do SEPNA, tem como preocupação diária a proteção ambiental e dos animais. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.