Início Site Página 125

E Se a Eva Não Tivesse Trincado a Maçã? – O Musical Original de Vanessa Silva”. O 3º Musical Original da encenadora Vanessa Silva e da Companhia de Espetáculos VOZES EM ½ PONTA decorre nos dias 9 e 10 de novembro na Casa Municipal da Cultura de Seia

A Companhia de Espetáculos VOZES EM ½ PONTA apresenta, em quatro sessões, nos dias 9 e 10 de novembro, pelas 16h00 e 21h00, na Casa Municipal da Cultura de Seia, o espetáculo de Teatro Musical “E Se a Eva Não Tivesse Trincado a Maçã? – O Musical Original de Vanessa Silva”.

Os bilhetes estão disponíveis na Bilheteira da Casa Municipal da Cultura de Seia e na Ticketline, com o Bilhete Normal a 10,00 € e o Bilhete com Cartão Municipal a 5,00 €.

O Musical irá explorar temas de livre-arbítrio, emancipação e as consequências de escolhas individuais num contexto repleto de normas e expectativas. Através da reinterpretação do mito de Eva e do fruto proibido, o Musical desafia a noção tradicional de culpa associada às mulheres em muitas narrativas culturais e religiosas.

A mensagem central pode ser entendida como uma celebração da autonomia e da resistência feminina, questionando as estruturas de poder e o papel socialmente construído que muitas vezes limita as escolhas e liberdades das mulheres. Cada Eva na história, ao enfrentar consequências pelas suas ações independentes, reflete a luta contínua pela igualdade de gênero e pelo direito de fazer escolhas próprias, independentemente das expectativas sociais.

Este Musical convida à reflexão sobre como as sociedades podem evoluir para reconhecer e respeitar a individualidade e os direitos de todos, especialmente das mulheres, desafiando as narrativas que as têm mantido em papéis secundários ou negativos.

Para Vanessa Silva “este é mais do que um simples Musical. Para mim, é uma oportunidade de recriar a história da Eva, essa mulher que sempre foi associada à culpa e à origem do pecado. O que aconteceria se as suas escolhas tivessem sido diferentes? E se Eva tivesse tido a oportunidade de ser mais do que apenas um símbolo de desobediência?”

Através deste espetáculo, a encenadora quer trazer à tona “a reflexão sobre o livre-arbítrio e a liberdade de escolha que todos nós, especialmente as mulheres, deveríamos ter.”

Salienta, ainda, que “este é um convite para questionarmos as narrativas que sempre nos foram impostas e, em vez disso, abraçarmos a nossa própria voz, a nossa própria história. Cada Eva no Musical representa uma faceta da luta pela igualdade de género e pelo direito de ser livre. Porque, no final de contas, a verdadeira força está em escolhermos quem queremos ser e desafiarmos os limites que nos são impostos.”

Sobre a Companhia de Espetáculos VOZES EM ½ PONTA

Fundada a 3 de dezembro de 2019, em São Romão, surgiu com o intuito de responder à procura de novos estímulos e profissionalização do quadro de Alunos de VOZES EM ½ PONTA e potenciais candidatos, resgatando e desenvolvendo as competências dos melhores talentos da região. Conta atualmente com 15 artistas que apresentam Musicais e Performances. No seu portefólio, surgem a produção de 2 Musicais e 3 Performances: “Suspiro” (2021), “Locus” (2021), “Bordô” (2022), “ZEN no Vale da Meia Ponta – O 1º Musical Original de Vanessa Silva” (2022) e “À Distância de Uma Estrela – O 2º Musical Original de Vanessa Silva” (2023).

Fim de semana enriquecido com festas e eventos gastronómicos

Durante dois dias (1 e 2 de novembro), o concelho de Seia acolheu várias festas e eventos gastronómicos: no dia 1 de novembro, com a tradicional Festa dos Santos em Travancinha e no dia 2, nas Aldeias de Montanha, realizaram-se Festa da Castanha na Lapa dos Dinheiros, a Festa das Sopas nos Bombeiros Voluntários de Loriga e a Noite das Caçoilas no Sabugueiro.

Mário Patrão dominou Classe Elétricas no Enduro Sprint de Viana do Castelo

Mário Patrão voltou a estar em destaque no Campeonato Nacional Enduro Sprint ao demonstrar, uma vez mais, o domínio na classe Elétricas, desta feita na terceira ronda que se disputou em Viana do Castelo. A nova Classe Elétricas, este ano reconhecida pela FMP (Federação de Motociclismo de Portugal), já está incluída no respetivo Campeonato.

O atual Campeão do Mundo Cross Country e que desde há alguns anos vem abraçando um projeto de sustentabilidade ambiental defendendo, também, a inclusão desta Classe nos Campeonatos que se disputam sob a égide da FMP, tem demonstrado, pela sua performance, o potencial desta classe e ter uma visão preditiva face a esta categoria.

Sobre a sua prestação na prova que se disputou em terras minhotas, Mário Patrão referiu que “esta foi uma prova muito bem organizada, com especiais desenhadas junto à população o que trouxe muito público, até porque o público de Viana ado Castelo é um dos que nutre especial carinho pelo desporto motorizado. Foi uma ótima prova. Ter toda aquela moldura a assistir, a apoiar, mesmo percebendo que estava aos comandos de uma mota elétrica, com menos potência que as restantes, foi muito bom. O próprio ruído que a mota faz e a própria performance da mota, é ótimo perceber que as pessoas gostam de ver passar, gostam de observar, perceber que é bonito de se ver e que é possível fazer uma corrida bonita e limpa com uma mota elétrica é uma sensação muito boa de reconhecimento. Tive apenas uma ligeira queda numa das especiais, sem gravidade, faz parte. Correu tudo muito bem. É sinal de que estamos no bom caminho. Só posso agradecer aos patrocinadores e a todos os que me apoiam, bem como ao público em geral”, salienta o piloto senense que conquistou a vitória categórica no Veteran Trophy na última edição do Rali Dakar.

Mário Patrão regressa às competições já no próximo mês de novembro quando a dia 17 se disputar a penúltima etapa do Campeonato Nacional de Enduro Sprint em Penacova.

Mostra de Gastronomia: Aromas e Sabores da Montanha à mesa de 20 restaurantes em Seia

Até ao próximo domingo, dia 3 de novembro, a Mostra de Gastronomia “Aromas e Sabores da Montanha” promove o melhor da cozinha regional, numa verdadeira celebração da cultura e tradições da serra da Estrela.

O evento celebra os sabores autênticos da gastronomia serrana, destacando os produtos locais nos 20 restaurantes aderentes e através de diversas iniciativas, como o mercado de sabores, aulas de culinária com o chef Hélio Loureiro e um passeio de identificação de cogumelos.

Durante cinco dias, o concelho transforma-se no palco de uma viagem gastronómica pelos sabores da montanha, destacando pratos típicos como o cabrito assado, o borrego, o bacalhau com broa, a truta, o afamado Queijo Serra da Estrela, o requeijão, os enchidos, o mel e o icónico Bolo Negro de Loriga, sem esquecer o toque distinto do medronho e os premiados vinhos do Dão, sub-região da Serra da Estrela.

A Mostra contará com a participação especial do Chef Hélio Loureiro, embaixador do evento, que estará presente em várias atividades, trazendo a sua experiência e paixão pela cozinha tradicional.

Amanhã, dia 31, pelas 10h00, os apaixonados pela natureza poderão participar num passeio micológico no Souto da Lapa dos Dinheiros, onde aprenderão a identificar cogumelos comestíveis.

A 2 de novembro, das 9h00 às 13h00, o Mercado de Sabores no Mercado Municipal de Seia será o ponto de encontro para produtores locais, com uma oferta variada de produtos sazonais, desde o queijo e requeijão até ao mel, enchidos, pão e broa. As confrarias do Requeijão com Doce de Abóbora e da Broa e Bolo Negro de Loriga marcarão presença, reforçando o vínculo entre tradição e inovação.

A Mostra de Gastronomia “Aromas e Sabores da Montanha” é uma oportunidade para redescobrir a autenticidade da cozinha de Seia, explorar a riqueza dos seus produtos e valorizar o património gastronómico da região. Entre os sabores da montanha e as tradições que enchem a alma, há muitos motivos para visitar Seia e saborear o melhor deste território.

Dia Nacional do Enfermeiro de Reabilitação

Unidade de Enfermagem de Reabilitação do Hospital Nossa Senhora da Assunção promove várias atividades no Parque Municipal de Seia

A Unidade de Enfermagem de Reabilitação, do Hospital Nossa Senhora da Assunção, vai organizar um evento intitulado “Dia Nacional do Enfermeiro de Reabilitação”. A iniciativa decorrerá no próximo domingo, dia 13 de outubro, entre as 14:00 e as 18:00 horas, no Parque Municipal de Seia.

A tarde será preenchida com diversas atividades, onde todos poderão participar.

No final haverá um lanche partilhado que ficará a cargo de cada participante.

De 30 de outubro a 2 de novembro – Município de Seia promove Mostra de Gastronomia

Os Aromas e Sabores da Montanha regressam à mesa dos restaurantes do concelho de Seia, de 30 de outubro a 2 de novembro de 2024, numa iniciativa que valoriza a riqueza gastronómica local e promove a identidade do território.

O Município de Seia convida, novamente, os restaurantes do concelho a aderirem a esta mostra conjunta, que, à semelhança da primeira edição, destaca a gastronomia tradicional e os pratos inspirados nos produtos endógenos da região. A iniciativa valoriza o uso de ingredientes como o cabrito, borrego, truta, Queijo Serra da Estrela, requeijão, enchidos, mel, pão centeio, broa, Bolo Negro, zimbro, azeite e o vinho do Dão – sub-região Serra da Estrela, produzido no concelho.

Associado à Mostra de Gastronomia, o Município de Seia organiza, pelo segundo ano consecutivo, o “Mercado de Sabores”, que visa enaltecer os produtos alimentares locais que estão na base das tradições culinárias da região. O evento terá lugar no Mercado Municipal de Seia, a 2 de novembro, das 09h00 às 13h00, e contará exclusivamente com produtores do concelho.

O “Mercado de Sabores” será uma oportunidade para os visitantes conhecerem e adquirirem produtos como o Queijo Serra da Estrela, requeijão, enchidos, mel, pão centeio, broa, Bolo Negro, zimbro, azeite, Vinho Dão (sub-região Serra da Estrela), bem como produtos hortícolas e frutas da época.

As inscrições para a Mostra de Gastronomia estão abertas até 20 de outubro para os restaurantes, enquanto os produtores interessados em participar no “Mercado de Sabores” podem inscrever-se até 27 de novembro. As inscrições são realizadas online, através do site do Município de Seia (cm-seia.pt).

Cabeça, Aldeia Natal – De 7 de dezembro de 2024 a 1 de janeiro de 2025

Entre 7 de dezembro e 1 de janeiro, a aldeia de montanha de Cabeça, concelho de Seia, volta a receber o evento “Cabeça, Aldeia Natal”.

Aqui vive-se, genuinamente, o verdadeiro Natal tradicional.

Com um cenário idílico, quem visita Cabeça nesta altura do ano, pode vivenciar, de forma única, este Natal, onde todas as decorações são feitas pelas mãos das gentes desta aldeia.

Mário Patrão na Classe Elétricas no Enduro Sprint Figueira da Foz

Dando continuidade ao projeto de sustentabilidade ambiental em que, desde há alguns anos, está fortemente empenhado, Mário Patrão, atual Campeão do Mundo Cross Country Rallies, participou na jornada do Campeonato Nacional de Enduro Sprint que se disputou na Figueira da Foz. O piloto senense dominou a classe Elétricas que este ano faz parte do CNES.

Mantendo a aposta na inclusão das motos elétricas no universo do desporto motorizado, o piloto demonstra estar um passo à frente neste domínio, tendo evidenciado um desempenho notável aos comandos de uma moto 100% elétrica nesta jornada que trouxe à Figueira da Foz mais de centena e meia de pilotos.

“Esta foi a segunda prova do Sprint Enduro e correu bem. Foi uma corrida mais longa do que o habitual a nível de quilómetros por volta, o que para a mota elétrica pode ser um problema por causa das autonomias. As especiais eram grandes o que nos obrigou a fazer uma boa gestão da corrida. Consegui finalizar a prova, fiz o meu melhor. Se as especiais tivessem menos quilómetros seria possível andar ainda mais rápido, teria mais autonomia, mas temos de nos moldar à forma como as provas estão desenhadas. Neste momento posso dizer que atingimos aquilo a que nos propusemos que é participar em todo o Campeonato com a moto elétrica. É o que estamos a fazer. O balanço é muito positivo: fizemos a corrida, terminámos, demonstrámos que é possível participar com motos elétricas. A ideia é continuar a fazer o nosso trabalho, o de mostrar que é possível fazer corridas com este tipo de motos. Foi bom para a mim, para os patrocinadores. Posso dizer que saímos todos daqui a vencer. Agradeço a todos os meus patrocinadores. Vemo-nos em Viana do Castelo”, salientou no final da sua participação na competição organizada pela Associação Talentos Objetivos disputada, sob a égide da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP).

De recordar que Mário Patrão conquistou, no início do ano, uma vitória categórica no Veteran Trophy da 46ª edição do Rali Dakar 2024. O Campeonato Nacional de Enduro Sprint prossegue a 27 de outubro em Viana do Castelo.

Seia acolhe Estágio de Defesa Pessoal e Competição 

No próximo dia 27 (domingo) vai decorrer um estágio de defesa pessoal e competição, organizado pela Associação de Art Do. 

O evento, que irá  decorrer no Ginásio Aerobicenter em Seia, a partir das 9h30m, é destinado apenas a escolas ligadas à Associação.  Victor Duarte e António Fraga serão os mestres convidados para este estágio.

Águas Públicas da Serra da Estrela (APdSE) recebeu o “Selo da qualidade exemplar de água para consumo humano” atribuído pela ERSAR

A Águas Públicas da Serra da Estrela foi reconhecida pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) com o prestigiado “Selo da Qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano”. A distinção foi entregue, no passado dia 2 de outubro, durante a cerimónia dos “Prémios e Selos dos Serviços de Águas e Resíduos”, que teve lugar no Seminário Nacional de Abastecimento de Água (SENAG), realizado no Hotel dos Templários, em Tomar.

Liderada pelo presidente da Câmara de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, a Águas Públicas da Serra da Estrela (APdSE), responsável pela gestão e distribuição de água nos municípios de Gouveia, Oliveira do Hospital e Seia, foi distinguida com o “Selo da Qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano”, atribuído pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR). Este reconhecimento público sublinha o compromisso e a excelência da APdSE em garantir um serviço de qualidade à população.

A distinção resulta de uma avaliação rigorosa que analisou dados quantitativos e indicadores de desempenho, baseados no ciclo de regulação do controlo da qualidade da água. Foram monitorizados parâmetros críticos que asseguram a segurança e potabilidade da água fornecida à população.

O “Selo da Qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano” reconhece “o esforço contínuo da APdSE em manter os mais altos padrões de qualidade no fornecimento de água, refletindo o seu compromisso em assegurar que a água distribuída é segura e de qualidade superior, em conformidade com as exigências nacionais e europeias.”

Este prémio reforça a confiança da APdSE como entidade gestora, sublinhando a importância da qualidade da água para a saúde pública, e o seu empenho em continuar a garantir a excelência na gestão deste recurso essencial.