O Comando Territorial da Guarda, através do Posto Territorial do Soito, deteve, no dia 19 de abril, um homem de 75 anos, por tráfico de estupefacientes, no concelho do Sabugal.
No decorrer de uma ação de patrulhamento, os militares da Guarda realizaram uma fiscalização a um veículo que circulava na via pública cujo condutor, ao se aperceber da presença da Guarda, demonstrou um comportamento suspeito alterando, subitamente, a marcha do seu veículo.
No decorrer das diligências policiais foi possível verificar que o suspeito se encontrava na posse de 5 504 doses de canábis, tendo sido de imediato apreendidos.
O suspeito foi detido e constituído arguido e os factos comunicados ao Tribunal Judicial da Guarda.
O Movimento Estrela Viva (Seia) vai promover, no dia 20 de abril (sábado) uma homenagem às operárias dos lanifícios da Serra da Estrela, intitulada “Que Força É Essa?” e que vai decorrer no Conservatório de Música de Seia, pelas 17 horas. A ação insere-se no âmbito das comemorações dos 50 anos de Abril.
Segundo Joana Viveiro, do Movimento Estrela Viva, esta iniciativa pretende “homenagear as mulheres operárias dos lanifícios da Serra da Estrela e, ao mesmo tempo, celebrar Abril, um Abril serrano contado no feminino, porque a liberdade também passou por aqui.”
O evento irá contar com vários momentos, tais como a projeção da curta-metragem documental “TRAMA”, de Luísa Neves Soares e uma conversa sobre “O lado feminino dos lanifícios – histórias de resiliência e de resistência”, cuja moderação está a cargo da jornalista Sandra Rodrigues, diretora do Jornal do Centro. Esta conversa irá ter como convidadas antigas operárias da Fábrica Vodratex; Maria do Céu Ferreira, Ex-Presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Setor Têxtil da Beira Alta; Luísa Neves Soares, realizadora e artista visual; Inês Barreiros, tecedeira – Fio Handmade; Projeto LUME e Isabel Costa, da Burel Factory.
Haverá ainda um momento musical para recordar “as cantigas da ‘nossa fábrica’”, pelo Grupo de ex-operárias Vodratex: Geração em Ação, de São Martinho, do concelho de Seia.
Com esta iniciativa pretende-se, também, “desfiar o novelo de histórias que estas mulheres têm para nos contar e que fazem parte da nossa memória coletiva, património imaterial que integra a matriz identitária de toda a nossa região. Queremos urdir o fio condutor que nos levará por novos caminhos até ao futuro deste nobre ofício. Queremos cardar e desembaraçar as histórias de luta no feminino para valorizar as conquistas conseguidas nos direitos dos trabalhadores e das mulheres e salientar o que ainda falta fazer”, salienta Joana Viveiro”.
A Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu (ATMDV) vai organizar, no dia 25 de abril, em Seia, o seu II Torneio de Ranking, que irá decorrer, a partir das 9 horas, no Pavilhão Gimnodesportivo Padre Martinho, em são Romão.
Esta competição individual, que é uma organização conjunta entre o clube filiado dos Bombeiros Voluntários de Seia e a Associação Distrital, destina-se a todos os escalões e género e está inserida no calendário geral de provas da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu.
O Comando Territorial da Guarda, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da Guarda, deteve, ontem, dia 17 de abril, um homem de 58 anos por caça com recurso a meios e processos não permitidos, no concelho do Sabugal.
No âmbito de uma ação de fiscalização ao exercício do ato venatório de caça maior, os elementos do NPA detetaram um indivíduo que caçava com recurso a meios proibidos, nomeadamente, gaiolas, armadilhas e cabos de aço em forma de laço. A ação culminou com a detenção do indivíduo, tendo em conta que os métodos utilizados são proibidos para caçar, pois não diferenciam a espécie, o seu porte, nem a sua idade.
No decorrer da ação foram apreendidos sete laços em aço e duas gaiolas/armadilhas.
O detido foi constituído arguido e os factos foram comunicados ao Ministério Público da Guarda.
A GNR relembra que quem capturar espécies não cinegéticas, com recurso à utilização de meios e processos não autorizados, incorre num crime contra a preservação da fauna e das espécies cinegéticas e é punido com pena de prisão até 6 meses ou com pena de multa até 100 dias.
A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção ambiental e dos animais. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.
O Comando Territorial da Guarda, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Gouveia, constituiu arguidos, no passado dia 5, dois homens de 20 e 36 anos por furto e recuperou diverso material furtado, no concelho de Gouveia.
No âmbito de uma investigação por furtos em interior de residências, ocorridos no dia 3 de abril, no concelho de Gouveia, os militares da Guarda realizaram diligências policiais que culminaram na localização e identificação dos suspeitos e no cumprimento de uma busca domiciliária.
No seguimento da ação foi ainda possível localizar e recuperar o material que havia sido furtado, nomeadamente:
Dois televisores;
Dois comandos;
Uma moto-roçadora;
Um recetor de TV.
O material recuperado foi restituído aos seus legítimos proprietários.
Os dois suspeitos foram constituídos arguidos e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Gouveia.
Cândida Cardoso, atleta do Centro de Karaté de Seia, representou de forma digna as cores do Concelho de Seia, no Campeonato Nacional de Karaté – Fase regional Centro-norte, sagrando-se, no escalão Juvenil, vice-campeã Regional em Kata e vice-campeã Regional em Kumité – 55kg
Cândida Cardoso fica, agora, apurada para o Campeonato Nacional que se irá realizar no fim do mês de abril e com acesso aos treinos de seleção regional da FNK-P.
A Santa Casa da Misericórdia (SCM) de Seia vai comemorar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se assinala a 18 de abril, com a abertura da Exposição “Património de Seia” e o lançamento de uma Coletânea de Postais no seu Espaço Museológico.
A abertura da exposição está agendada para as 15 horas e congrega obras de alunos da Escola Secundária de Seia, resultante de uma atividade realizada entre a Misericórdia e a esta escola durante o ano de 2023.
As obras apresentadas e as ilustrações de postais são da autoria dos alunos do 10º, 11º e 12º ano (ano letivo 2022/2023) de Artes Visuais da Escola Secundária de Seia.
A associação da Santa Casa da Misericórdia de Seia ao Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que este ano tem como tema “Catástrofes e conflitos à luz da Carta de Veneza”, é recorrente e este ano apresenta uma nova abordagem e enquadramento do património cultural que lhe está associado.
A Santa Casa da Misericórdia de Seia conta já com mais de 450 anos da sua vasta atividade, procurando atender às mais preocupantes necessidades da população.
Para além da sua atuação no âmbito cultural, através do Espaço Museológico da SCM Seia e do Centro Interpretativo de Seia e seu Centro Histórico, também atuas noutras áreas através das seguintes valências: Creche, Jardim de Infância, ERPI (Estrutura Residencial para Pessoas Idosas), SAD (Serviço de Apoio Domiciliário), Cuidar em Demência, UCCI (Unidade de Cuidados Continuados Integrados), Clínica Médica, SAS (Serviço de Apoio Social) e Voluntariado.
A democracia portuguesa cumpre 50 anos e o país mobiliza-se para celebrar o seu momento fundador: o 25 de Abril de 1974.
Para festejar este momento histórico, o Município de Seia e demais instituições do concelho vão promover vários eventos e cerimónias institucionais.
O programa dos 50 anos do 25 de abril de Seia incorpora uma instalação artística na praça do Município, exposições, conversas, concertos de música e teatro e a habitual sessão evocativa da Assembleia Municipal de Seia.
Durante o mês da liberdade, a Casa Municipal da Cultura acolhe no seu foyer a exposição “50 anos de Democracia no Poder Local”, uma homenagem aos eleitos do órgão representativo de todos os cidadãos do concelho, representada nos presidentes da Assembleia Municipal de Seia, desde 1974 até então.
Durante este mês de abril, este equipamento cultural é igualmente palco para o serão “A liberdade está a passar por aqui” (dia 16, às 21h), organizada pela Rede de Bibliotecas Escolares do Município de Seia, e a performance “Pelo Caminho da Liberdade” (dia 19, às 19h30), apresentada pelo Conservatório de Música de Seia.
Na noite de 24 de abril (21h30), vai realizar-se o primeiro concerto da 3.ª edição do FILARMONIAS, com a Banda Torroselense Estrela D’Alva, e a 25 de abril a sessão solene da Assembleia Municipal de Seia, evocativa do 50.º aniversário do 25 de Abril. No final do mês, a Associação Cultural Contracanto apresenta no Cineteatro o espetáculo “Era o dia de cantar”.
O programa é ainda complementado por mais dois momentos nas freguesias. A 10 de abril no Salão Nobre do Centro Cultural e Recreativo de Vila Verde haverá “Conversas em Liberdade” e no dia 25 de abril, o Rancho Folclórico “Os Pastores de São Romão” promove uma atividade etnofolclórica com o tema “Celebrar Abril”.
O Instituto Politécnico da Guarda – IPG vai abrir no Sabugal um novo Curso Tecnológico Profissional Superior (CTeSP) de Energias Renováveis e Eficiência Energética, a primeira formação de nível superior que vai ser ministrada no concelho. Este CTeSP conta já com 18 inscritos, 12 dos quais provenientes de Cabo Verde. Segundo o presidente da Câmara do Sabugal, decorrem negociações com o Politécnico da Guarda para “trazer outros cursos para o concelho”.
O funcionamento do CTeSP em Energias Renováveis e Eficiência Energética vai contar com o apoio da Câmara Municipal do Sabugal e com o envolvimento do Agrupamento de Escolas do Sabugal, cujos docentes vão ministrar algumas unidades curriculares de base. As restantes unidades curriculares serão da responsabilidade dos docentes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPG, boa parte deles professores na licenciatura em Energia e Ambiente no Politécnico da Guarda.