Início Site Página 95

Filarmonias 2025 protagoniza espetáculo de duas bandas filarmónicas com Rita Guerra

O Anfiteatro Municipal de Seia recebe, no próximo dia 20 de julho, às 21h30m, o segundo momento do projeto Filarmonias, que nesta ocasião reúne em palco a Banda Academia de Santa Cecília, a Banda Torroselense Estrela de Alva e a inconfundível voz de Rita Guerra, numa fusão única entre a tradição da música filarmónica e uma das maiores intérpretes da música portuguesa.

A iniciativa, promovida pelo Município de Seia, integra a 4.ª edição do projeto Filarmonias, que ao longo de cinco espetáculos leva a música filarmónica a diferentes pontos do concelho, aliando o talento das bandas locais à participação de artistas consagrados do panorama musical nacional.

Depois do arranque com a Sociedade Recreativa e Musical Loriguense, que subiu ao palco com o projeto OMIRI, o Filarmonias apresenta-se agora na cidade de Seia, num formato que promete surpreender o público e valorizar a riqueza sonora e artística das filarmónicas locais.

Os restantes concertos irão decorrer em Sandomil, com a Sociedade Musical Estrela da Beira (de Santa Marinha), e en Vila Cova à Coelheira, com a Filarmónica 1.º de Janeiro, de Carragozela, reforçando a proximidade das bandas com os territórios que representam e reafirmando o compromisso do projeto com a descentralização cultural e o envolvimento direto das populações.

Criado em 2022 pelo Município de Seia, o Filarmonias tem como objetivo principal valorizar e divulgar o trabalho das cinco bandas filarmónicas do concelho, quase todas com uma história centenária. Mais do que formações musicais, estas bandas são verdadeiras escolas de música, de formação artística e de cidadania, constituindo-se como pilares do património cultural e símbolos identitários das suas comunidades.

Fornos de Algodres – Detido por incêndio florestal

O Comando Territorial da Guarda, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) de Gouveia, deteve, no passado dia 9 de julho, um homem de 72 anos, por incêndio florestal, no concelho de Fornos de Algodres.

No âmbito de uma ocorrência de um incêndio florestal, na localidade de Casal Vasco, os militares da Guarda encetaram diversas diligências policiais no sentido de identificar as causas do incêndio. No seguimento da ação, foi possível apurar a identidade do seu autor, que terá atuado de forma negligente, provocando a propagação das chamas a partir da área envolvente da sua habitação, consumindo cerca de 0,3 hectares de herbáceas, matos e pinheiro-bravo.

O suspeito foi detido e presente ao Tribunal Judicial de Celorico da Beira, que determinou a suspensão provisória do processo por um período de 14 meses, mediante o pagamento de uma compensação pecuniária no valor de 500 euros aos Bombeiros Voluntários de Fornos de Algodres.

A proteção de pessoas e bens, no âmbito dos incêndios rurais, continua a assumir-se como uma das prioridades da GNR, sustentada numa atuação preventiva e num esforço de patrulhamento nas áreas florestais.

A GNR relembra que:

•  As queimas e queimadas são das principais causas de incêndios em Portugal;

•  A realização de queimadas, de queima de amontoados e de fogueiras é interdita sempre que se verifique um nível de perigo de incêndio rural «muito elevado» ou «máximo», estando dependente de autorização ou de comunicação prévia noutros períodos;

• Para evitar acidentes siga as regras de segurança, esteja sempre acompanhado e leve consigo o telemóvel.

A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção ambiental e dos animais. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.

PRIMEIRA HISTERECTOMIA LAPAROSCÓPICA REALIZADA NA ULS GUARDA

No passado dia 1 de julho, o Serviço de Ginecologia e Obstetrícia da ULS da Guarda realizou, pela primeira vez nesta instituição, uma histerectomia total laparoscópica.

Trata-se de uma técnica cirúrgica amplamente difundida e considerada atualmente o standard para muitas patologias ginecológicas, menos invasiva e que permite uma recuperação mais rápida e alta hospitalar mais precoce.

Este marco foi possível graças ao empenho da equipa e à colaboração do Dr. Miguel Brito, prestador de serviço na ULSG e profissional na CUF Viseu.

Resta reforçar que a implementação desta técnica resulta do empenho de toda a equipa do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia, com o apoio das equipas de Anestesia e de Enfermagem do Bloco Operatório, no sentido de tornar os cuidados prestados às nossas utentes cada vez melhores e mais inovadores.

“LUA DE FEL” – o Musical de Vanessa Silva – Casa Municipal da Cultura – Este sábado e domingo (12 e 13 de julho) 


“Lua de Fel” é a nova criação da encenadora Vanessa Silva e marca a 8.ª edição do Maior Musical Infantojuvenil da Serra da Estrela. Leva-nos ao seio da excêntrica Família Espírito Santo, onde o bizarro é rotina, o sombrio tem encanto e a sensibilidade revela-se uma poderosa forma de existir.

Quando uma visita inesperada abala os hábitos da casa, segredos ganham voz, afetos reprimidos emergem e o caos instala-se com humor e ternura. Numa mansão onde se dança com fantasmas e se celebra a diferença, cada personagem enfrenta o desafio de ser autêntica num mundo que prefere máscaras ao brilho verdadeiro.

Com mais de cem crianças e jovens em palco, esta produção VOZES EM ½ PONTA afirma-se como o espetáculo de referência do teatro musical juvenil da Serra da Estrela, unindo dança, música e teatro para celebrar a coragem de sentir, a liberdade de ser e o poder transformador das
emoções.

Este evento terá lugar na Casa Municipal da Cultura de Seia, em 3 sessões, de 105 minutos – 12 julho, pelas 21h00 (sábado) e 13 de julho, pelas 16h00 e 21h00 (domingo). 

Eleições autárquicas 2025 – Apresentação pública dos candidatos do PSD, com o apoio do Movimento Independente JPNT

Paulo Hortênsio quer “devolver esperança aos senenses, trazer vida à economia local e dignidade aos nossos serviços públicos”

Paulo Hortênsio foi confirmado como o candidato à Câmara Municipal de Seia, enquanto Lúcia Leitão será a primeira candidata à Assembleia Municipal. A lista para o executivo municipal conta, ainda, com a presidente do PSD Seia, Susana Ferreira (segunda), com o representante do JPNT, Rodrigo Amaro (terceiro) e Heloísa Ferreira (quarta).

Para a Assembleia Municipal de Seia, além de Lúcia Leitão, foram apresentados Pedro Nuno Silva, Ana Dina Maia, Romeu Lopes e Carlos Coito.

O PSD de Seia, com o apoio do Movimento Independente Juntos pela Nossa Terra (JPNT), apresentou, oficialmente, na passada sexta-feira, dia 4 de julho, os candidatos às próximas eleições autárquicas de 12 de outubro.

A sessão de apresentação oficial, que decorreu na esplanada do Senalonga, em Seia, contou com mais de uma centena de pessoas, entre elas militantes, dirigentes e simpatizantes. Na altura foram avançados os primeiros nomes dos candidatos ao Executivo Municipal, Assembleia Municipal e Juntas de Freguesia.

O JSM já tinha anunciado os nomes de Paulo Hortênsio como candidato à Câmara Municipal de Seia e de Lúcia Leitão, como primeira candidata à Assembleia Municipal.

Candidatura construída “por e para as pessoas”

A sessão teve início com a intervenção de Susana Ferreira, presidente da Comissão Política Concelhia do PSD Seia, que enfatizou a necessidade de uma “nova lide” e uma “diferente estratégia” para Seia, que, como salientou, sofreu, nos últimos 50 anos, com uma “governação socialista redutora de crescimento e inovação”. Destacou a importância de “reformar o nosso concelho e fortalecer, em termos internos, a nossa comunidade”, bem como trabalhar na “coesão territorial” para garantir acesso a serviços básicos e oportunidades de desenvolvimento para todas as regiões. Susana Ferreira frisou que a equipa apresentada é “determinada, competente e profundamente ligada à realidade do nosso concelho”, composta por pessoas com “raízes fortes na nossa terra” e “paixão comum: servir a população”.

Frisou que o PSD exige “liderança, visão e compromisso”, num mundo “onde as exigências são diferentes e maiores e os problemas, provavelmente, mais complexos.”

Destacou que os candidatos ali apresentados “não são candidatos de gabinete, nem políticos de ocasião. São homens e mulheres que conhecem os problemas reais da nossa gente, que vivem os mesmos desafios e que estão prontos para apresentar soluções.”

Disse, ainda, que a candidatura não está construída contra ninguém, mas que se constrói “por e para as pessoas.”

Não prometem milagres, mas garantem “trabalho, seriedade e dedicação total ao serviço público. Queremos uma autarquia que ouve, que respeita, que decida com coragem e com justiça. Queremos dar futuro à nossa terra. E para isso, precisamos da vossa confiança.”

“Seia está encravada em termos de mobilidade”

Pedro Alves, Coordenador Nacional Autárquico, criticou as promessas não cumpridas dos governos anteriores, especialmente em relação aos ICs e à unidade de radioterapia para Viseu (que também beneficiaria Seia). Salientou que a ligação rodoviária entre Viseu e Coimbra, e entre Tábua e Folhadosa, são prioridades do novo plano rodoviário nacional, com expectativa de conclusão até 2030. “Tivemos governantes a assinar protocolos e a dizer que desta era de vez, mas nunca nada saiu do papel” e acrescenta que “Seia está encravada em termos de mobilidade” e que este “é o maior problema do território.”

Pedro Alves sublinhou, ainda, que o projeto vai, então, avançar com caráter de urgência para que “nos próximos anos e no mais curto espaço de tempo, se possa avançar com a obra.”

Destacou, também, que a unidade de radioterapia há muito reivindicada para Viseu, só foi viabilizada com o atual governo. “Só com o nosso Governo é que isto foi possível. Em Conselho de Ministros, tivemos a possibilidade de ver inscrito o financiamento para este serviço e digo-vos que, até ao final do mês, a obra vai poder avançar.” Por isso, acrescenta, “se foi possível para Viseu, também o é para Seia.”

Aconselhou Paulo Hortênsio a priorizar sempre os interesses dos senenses sobre os do partido, defendendo uma mudança que combata o “caciquismo e o amiguismo” e promova a justiça e coesão social. “No dia em que tiveres que que escolher, entre aquilo que seja a vontade política e eleitoral do partido e a vontade política por parte dos senenses, nunca tenhas dúvidas que deves escolher os senenses, porque o partido nunca terá essa obrigação.”

Referiu que “a mudança está a acontecer” e, neste sentido, o partido quer que o concelho tenha “capacidade e determinação de crescer com ambição, com relevância no panorama regional e, sobretudo, que tenha uma voz própria e não a do partido.” 

Lúcia Leitão compromete-se a trabalhar com todas as forças políticas

Lúcia Leitão, candidata à Assembleia Municipal, expressou a sua convicção de que a união do PSD e JPNT “poderá definir melhor os objetivos e as estratégias para levar este concelho e as suas pessoas ao caminho do progresso e do bem-estar social, económico e ambiental”.

Se for eleita, a candidata compromete-se “a trabalhar com todo o empenho, dedicação, espírito crítico e construtivo com todas as forças políticas, a bem da prosperidade de todo o concelho e dos seus habitantes.”

Liderança “com verdade, com trabalho e com visão”

Paulo Hortênsio, candidato à Câmara Municipal, falou dos principais compromissos e apelou à mobilização de todos. Aceitou este desafio com humildade e coragem, fruto, como disse, de mais de 25 anos de dedicação a Seia, nomeadamente, “no associativismo, no municipalismo e, em especial, junto dos nossos bombeiros”. Destacou conhecer profundamente os desafios do concelho, como a falta de oportunidades para jovens, a necessidade de revitalizar a economia e de melhorias nos serviços públicos. “Cresci aqui, conheço esta terra como quem conhece a própria casa. Estive com os jovens, com os seniores, com as associações e com as pessoas. Conheço cada rua, cada rosto que faz de Seia um lugar especial e conheço, também, os nossos desafios: a falta de oportunidades para os jovens, a urgência de revitalizar a nossa economia, a necessidade de acessos dignos, mais e melhores serviços públicos, de valorizar a nossa cultura, o nosso património e, acima de tudo, as nossas gentes.”

Paulo Hortênsio disse que não está ali para “prometer o impossível, mas garantiu uma liderança “com verdade, com trabalho e com visão”, apresentando um projeto que “une experiência e inovação, estabilidade e ambição” para “devolver esperança aos senenses, trazer vida à economia local e dignidade aos nossos serviços públicos”.

Principais Compromissos

Na sua intervenção, Paulo Hortênsio delineou alguns compromissos, “simples e claros” que a equipa pretende implementar: “Atrair investimento e criar emprego, aproveitando os fundos europeus, o turismo sustentável e os nossos produtos locais; apoiar os agricultores, os pequenos empresários e os empreendedores com menos burocracia e mais incentivos; apostar nos jovens, no seu talento e no seu futuro; proteger a Serra da Estrela com um desenvolvimento ambientalmente responsável em estreita ligação com os concelhos vizinhos; cuidar dos idosos e apoiar as famílias com melhores condições de saúde, educação e habitação; trabalhar, lado a lado, com todas as freguesias, ouvindo, agindo e resolvendo; restaurar a confiança na política, com gestão transparente, rigorosa e aberta à participação de todos; valorizar os bombeiros e as forças de proteção civil, com reconhecimento e melhores condições.”

“Seia merece mais!”

Paulo Hortênsio concluiu o seu discurso apelando à mobilização: “Seia merece mais! Sim, o concelho de Seia merece muito mais.” E incentivou os cidadãos a participarem da mudança para “construir um futuro melhor para o nosso concelho”.

Mandatários e comissão de honra

Na sessão foram, também, apresentados os mandatários da Candidatura “SIM! Juntos por SEIA.” Gabriela Almeida é a mandatária geral da candidatura; Daniel Tadeu, o mandatário da Juventude e Carla Reis, a mandatária Financeira.

Relativamente à Comissão de Honra, esta é constituída por individualidades de vários quadrantes da sociedade, entre elas, militantes e dirigentes históricos do PSD.

Candidatos às Juntas de Freguesia

Segue-se a lista dos candidatos a presidentes de juntas e uniões de freguesia:

GIRABOLHOS – Armando Oliveira Abrantes

PINHANÇOS – Ruben Filipe Noves da Cruz

SANDOMIL – João Pedro Ferreira Batista

SANTA COMBA – Mário José Marvão Abranches

SANTIAGO – António José Clara

SAZES DA BEIRA – José Carlos Alves da Costa Freire da Silva

SAMEICE E SANTA EULÁLIA – António Jorge de Oliveira Brito

SÃO ROMÃO – Micaela do Rosário dos Santos Martins Ferreira

SEIA – Nuno Miguel Lopes Caetano

TORROSELO E FOLHADOSA – José Miguel Rodrigues da Silva Brás

TOURAIS – Luís António da Cruz Batista

VIDE E CABEÇA – Romeu Miguel da Silva Neves

Elementos à Assembleia Municipal de Seia

Seguiu-se a apresentação de alguns dos elementos à Assembleia Municipal de Seia. A lista é liderada por Lúcia Leitão, seguindo-se Pedro Nuno Silva; Ana Dina Maia; Romeu Lopes e Carlos Coito.

Apresentação dos primeiros candidatos ao Executivo Municipal

No que concerne ao Executivo Municipal, foram oficialmente apresentados os primeiros quatro candidatos ao Executivo Municipal: Paulo Hortênsio (primeiro candidato à Câmara Municipal de Seia); seguindo-se Susana Ferreira; Rodrigo Amaro e Eloísa Ferreira.

Sindicato dos Enfermeiros Portugueses denuncia falta de climatização no Hospital de Seia

“É fundamental o reforço do investimento público para assegurar melhores condições de trabalho dos profissionais neste hospital.”

A falta de climatização em vários serviços do Hospital Nossa Senhora da Assunção, em Seia, levou o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) a reivindicar a resolução urgente do problema para evitar a “proliferação de infeções”.

“É um problema que se verifica todos os anos, assim que as temperaturas aumentam, sendo que a falta de climatização potencia as infeções respiratórias e hospitalares em doentes internados”, afirmou Alfredo Gomes, coordenador da Direção Regional da Beira Alta do SEP, em declarações ao JSM, numa conferência de imprensa realizada ao final da manhã de ontem, no exterior do Hospital de Seia.

Alfredo Gomes sublinhou que, apesar de o edifício do Hospital de Seia ter sido construído há relativamente pouco tempo, a climatização não foi acautelada na fase de projeto nem corrigida em intervenções posteriores. “Há um ou dois serviços em que o problema está resolvido, mas o internamento e, nomeadamente, a unidade de cuidados paliativos, são os mais afetados, até pelas características destes serviços e dos doentes que lá estão”, apontou o dirigente sindical.

Na sua perspetiva, a falta de climatização contribui para o agravamento das infeções inter-hospitalares, classificadas como “um dos graves problemas dos hospitais em Portugal”.

“Se os doentes já estão debilitados e não se corrigem fatores que podem agravar a sua situação, é certo que já terá havido casos em que isso contribuiu para o agravamento do estado de saúde dos utentes”, alertou.

O sindicalista lamentou que, apesar dos sucessivos planos de investimento, o problema persista e continue sem resposta eficaz. “O Conselho de Administração da ULS tem de se preocupar com isto a tempo e horas, não apenas quando chega o calor”, afirmou.

O SEP pretende que a climatização dos serviços mais afetados seja incluída no orçamento da ULS para 2026. “É um investimento que não se faz de um dia para o outro e que já não será possível concretizar neste verão, mas tem de ser acautelado com antecedência”, reforçou Alfredo Gomes.

Os profissionais de saúde já fizeram chegar ao Conselho de Administração diversas situações e, e exigem que, no mínimo, apostem na necessária manutenção das instalações e equipamentos, uma vez que a sua resolução já tarda no tempo.

O sindicato manifestou, ainda, preocupação com a falta de condições no Pavilhão 1 do Hospital Sousa Martins, na Guarda, “cuja estrutura antiga e exígua dificulta o isolamento térmico. É urgente olhar para aquele edifício e intervir antes que a situação se agrave”, apelou.

Por isso, segundo Alfredo Gomes, “é fundamental o reforço do investimento público para assegurar melhores condições de trabalho dos profissionais neste hospital.”

Entendemos que as instalações e equipamentos do HNSA deveriam ser alvo de uma maior rentabilização, para evitar gastos desnecessários dos recursos públicos com o privado.”

Inaugurado em setembro de 2009, o novo edifício do Hospital Nossa Senhora da Assunção, construído de raiz, acolhe as valências médico-cirúrgicas, o Serviço de Urgência Básico e as unidades de Cuidados Continuados, Imagiologia, Medicina Física e de Reabilitação e Farmácia. A unidade serve os concelhos de Seia, Gouveia e Fornos de Algodres, no distrito da Guarda, bem como Oliveira do Hospital, no distrito de Coimbra.

Atletas do Distrito brilham nos Campeonatos Nacionais Sub-18

Nos dias 28 e 29 de junho, o Complexo Desportivo Fernando Mamede, em Beja, acolheu os Campeonatos Nacionais Sub-18, organizados pela Federação Portuguesa de Atletismo, com a colaboração da Associação de Atletismo de Beja.

Em destaque esteve, uma vez mais, o jovem atleta iniciado Samuel Rodrigues/10, do Centro de Atletismo de Seia (CAS), que se sagrou vice-campeão nacional sub-18 nos 1500 metros, com o excelente tempo de 4.03,82, apenas superado por Afonso Gomes/08 (SC Braga), com 4.02,48. A fechar o pódio esteve Diogo Pinto/08 (ADNO), com 4.05,76.

Na mesma jornada, a também iniciada Isabel Laginhas/10, em representação da Associação Cultural e Recreativa da Senhora do Desterro – NAPO (ACRSD), conquistou, igualmente, o título de vice-campeã nacional sub-18 nos 5000 metros marcha, com um registo de 25.43,04. O título nacional foi para Ana Sofia Santos/09 (CPPEA), com 24.57,19, e o terceiro lugar para Helena Rodrigues/09 (JIV), com 26.17,63.

No segundo dia da competição, Samuel Rodrigues voltou a subir ao pódio, desta vez na prova de 800 metros, terminando em 3.º lugar com um tempo de 1.58,57. A vitória foi disputada ao milésimo, com David Moura/08 (CDFE) a conquistar o ouro em 1.57,69 e Francisco Melo/08 (CIAIA) a alcançar a prata com 1.57,93.

Estes resultados reforçam o excelente momento de forma dos atletas do distrito, que continuam a demonstrar o seu valor em competições nacionais de relevo.

Leia também : Samuel Rodrigues, do CAS, estabelece novo Recorde Nacional Sub-16

Samuel Rodrigues, do CAS, estabelece novo Recorde Nacional Sub-16

O jovem de Seia, Samuel Rodrigues (nascido em 2010), atleta do Centro de Atletismo de Seia (CAS), voltou a fazer história, esta quarta-feira, dia 9 de julho, ao estabelecer um novo Recorde Nacional Sub-16 nos 1500 metros, na prova realizada na Pista de Atletismo da Maia, Estádio Municipal Dr. José Vieira de Carvalho, no decorrer da III Noite Quente da AA Porto.

Com um registo extraordinário de 3.59,78, Samuel tornou-se no primeiro atleta Sub-16 português a correr a distância abaixo da barreira dos 4 minutos, superando o anterior recorde de 4.00,99, que pertencia a Afonso Gomes/08 (SC Braga), estabelecido na Pista de Atletismo Alberto Chaiça, na Sobreda/Almada, em 17 de junho de 2023, nos Campeonatos Nacionais de Sub-18.

Este feito reforça a ascensão meteórica de Samuel Rodrigues no panorama nacional do meio-fundo, semanas após ter conquistado títulos de Sub-16 e de Sub-18, nos 1500m e nos 800m.

Ainda pertencente ao escalão de Iniciados, Samuel continua a destacar-se entre os melhores atletas nacionais de categorias superiores, evidenciando uma evolução técnica e física notável, fruto de um trabalho consistente e do acompanhamento de qualidade do Centro de Atletismo de Seia.

Leia também Atletas do Distrito brilham nos Campeonatos Nacionais Sub-18

Slalom de Castelo Rodrigo abre jornada dupla do Campeonato de Portugal de Perícias

O Campeonato de Portugal de Perícias já começou e o Slalom de Castelo Rodrigo (26ª edição) e a Grande Perícia Automóvel de Figueira de Castelo Rodrigo (sexta edição) vão ser a terceira e quarta provas da competição. A ação noturna terá lugar no dia 19 de julho, sábado, no Estádio Municipal e a segunda prova ocupará a Avenida Heróis de Castelo Rodrigo, no domingo dia 20 de julho.

O Slalom de Castelo Rodrigo e a Grande Perícia Automóvel de Figueira de Castelo Rodrigo, organização conjunta da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo e do Clube Escape Livre, realizam-se nos próximos dias 19 e 20 de julho. Ambas contam para o Campeonato de Portugal de Perícias e para o Troféu Raiano. As duas provas do Clube Escape Livre também pontuam para a nova competição que a FPAK decidiu criar, por sugestão do Clube Escape Livre, o Troféu Júnior de Perícias.

A competição realizada sob a égide da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) começou, no passado fim-de-semana, com a realização do Guimarães Motor Revival e da Perícia Cidade da Mêda. Na cidade berço, o pódio foi ocupado por António Borges, Henrique Borges e Filipe Aguiar. Já na Mêda, a vitória foi para Hugo Ribeiro, seguido de Jorge Almeida e António Borges.

Perante este cenário, as duas provas do Clube Escape Livre prometem muita animação e luta pelos primeiros lugares, primeiro, na etapa noturna, depois na avenida principal de Figueira de Castelo Rodrigo.

O Slalom de Castelo Rodrigo e a Grande Perícia Automóvel de Figueira de Castelo Rodrigo vão ser apresentadas esta quarta-feira, dia 9 de julho, pela 17 horas, no Parque Urbano do Rio Diz, na cidade da Guarda, contando com a presença do presidente da edilidade figueirense, Carlos Condesso e de vários pilotos mais os seus carros de competição.

O Slalom de Castelo Rodrigo e a Grande Perícia Automóvel de Figueira de Castelo Rodrigo são uma organização conjunta da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo e do Clube Escape Livre, com o apoio do Turismo Centro de Portugal, SPAL, Adega Castelo Rodrigo e o patrocínio da Bridgestone / First Stop e BP Ultimate.

Eleições autárquicas 2025 – Apresentação pública dos candidatos da CDU de Seia – Ilda Bernardo está convicta de que Seia “conseguirá sair deste ciclo vicioso de interesses de uma minoria”

A CDU de Seia apresentou publicamente os seus cabeças de lista para as próximas eleições autárquicas, marcadas para 12 de outubro. A apresentação teve lugar na passada sexta-feira, 4 de julho, no Largo de Santo António, em São Romão.

Estão oficialmente apresentados, os candidatos da CDU de Seia à Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Juntas de Freguesia. A sessão decorreu na passada sexta-feira, em São Romão e contou com a presença dos candidatos.

Ilda Bernardo é a candidata à Câmara Municipal de Seia, enquanto Carlos Veloso concorre à Assembleia Municipal.

Na sua intervenção, Ilda Bernardo afirmou que o projeto da CDU assenta no “trabalho, honestidade e competência na intervenção, sem tibiezas, e na defesa intransigente dos interesses da maioria dos munícipes.” A candidata sublinhou a necessidade de mudar o rumo das decisões políticas em Seia, responsabilizando o PS, o PSD e os “ditos independentes que, agora se juntam ao PSD,” pela perda de direitos dos munícipes.

Críticas à Gestão Atual e Propostas da CDU

Ilda Bernardo criticou a “matriz da privatização e concessão de serviços públicos”, defendendo a oposição da CDU à alienação do património público municipal e intermunicipal. Acusou o executivo socialista de “inércia” e de não ter realizado obras significativas prometidas em anos eleitorais.

A candidata também abordou a perda de população nas freguesias, que atribuiu “às opções políticas do poder central e à anuência do poder local com a destruição do setor produtivo, nomeadamente na área dos lanifícios”. Lamentou o encerramento de escolas do 1º ciclo e extensões de saúde, relembrando que o executivo municipal do PS seguiria o mesmo caminho de anuir com o encerramento de 12 extensões, caso não fosse a “luta das populações que sempre contaram com a solidariedade da CDU-PCP/PEV.”

Outro ponto de crítica foi a “vergonhosa decisão do executivo municipal PS” em não se opor ao encerramento de diversas estações de correio (Loriga, Paranhos da Beira, Torroselo e São Romão), levando as juntas de freguesia a assumir esse papel. Destacou, ainda, a supressão da oferta educativa em Loriga (3º ciclo), as insuficiências na rede viária intra-concelhia e os “paupérrimos apoios financeiros às freguesias”, com alegada “discriminação política no investimento público municipal e central das que não são de cor”.

A candidata reafirmou que a CDU esteve sempre ao lado das populações, na luta e no apoio à reposição das freguesias de Seia, São Romão, Lapa dos Dinheiros, São Martinho e Santa Marinha, e garantiu que a CDU não desistirá da reposição das freguesias de Cabeça e Vide e “em todas onde as populações demonstrem vontade expressa na reposição”.

Ilda Bernardo enfatizou a importância da presença da CDU no executivo municipal, nomeadamente, “para a criação de um espaço de discussão e decisão política”; “na promoção da gestão de estruturas da Câmara assente na co-responsabilização participativa de todos os trabalhadores do município”; no combate à passagem de obrigações do estado para o município e na gestão cuidadosa do património.

Ilda Bernardo tem 58 anos e é a primeira candidata à Câmara Municipal de Seia. É Enfermeira e Membro da  Direção Regional da Guarda do PCP e da  Comissão Concelhia de Seia do PCP. É, também, dirigente sindical do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses e da Direção da União dos Sindicatos da Guarda/ CGTP-IN.

Visão para a Assembleia Municipal

Carlos Veloso, candidato à Assembleia Municipal (AM) de Seia, afirmou que a lista que encabeça será composta por “gente que sente a vida, que sabe os problemas do concelho” e que “dará a voz aos problemas das suas populações, mas, acima de tudo, apontará soluções.” Comprometeu-se a dar continuidade ao trabalho da CDU ao longo dos anos, partido que, segundo o candidato, “levou mais de 80 temas à Assembleia Municipal no mandato que agora termina.”

Carlos Veloso tem 39 anos e é o primeiro candidato à AM de Seia. É serralheiro mecânico e, atualmente, deputado eleito na Assembleia Municipal de Seia e membro da direção da organização regional da Guarda e da Comissão Concelhia de Seia do PCP, além de dirigente sindical e associativo.

Candidatos às Juntas de Freguesia

Na mesma sessão, foram também apresentados os candidatos às juntas de freguesia pela CDU:

  • Maria Inês Galvão é candidata à Junta de Freguesia de Alvoco da Serra. Tem 49 anos, é animadora sociocultural e eleita da CDU como membro do executivo  e militante do PCP.
  • Zulmiro Almeida é o candidato à freguesia de Seia. Tem 75 anos, é independente, aposentado dos CTT, ex-dirigente sindical regional e nacional do Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios (SNTCT) e membro do Conselho Nacional da CGTP. Atualmente é o porta-voz da Comissão de Utentes da A25.
  • Paulo Cruz é o candidato pela freguesia de São Romão. Tem 48 anos, trabalha por conta própria e é canalizador. É, ainda, membro da Comissão Concelhia de Seia do PCP.

CDU quer uma atitude “sagaz de cada munícipe”

A CDU de Seia expressou uma mensagem de esperança e confiança, com Ilda Bernardo convicta de que Seia “conseguirá sair deste ciclo vicioso de interesses de uma minoria” e que “vai ser capaz de prosseguir um outro projeto.” Acreditam que o progresso e o desenvolvimento só se conseguirão “com a atitude sagaz de cada munícipe”. Mas, para tal, “tem de haver sólidos alicerces de ação política no executivo municipal de Seia, que contará com os trabalhadores e populações”.