“Quem sou eu?”

Vivemos num mundo acelerado e com ritmos intensos. Queixamo-nos, frequentemente, da falta de tempo, da necessidade de cumprir rotinas, de desempenhar diferentes papéis, atender a expectativas e, raramente, paramos para pensar: Quem sou eu?

Muito se fala de autoconhecimento, mas poucos são aqueles que se conhecem.
A verdade é que o autoconhecimento pode ser uma ferramenta que pode mudar a tua vida!

O autoconhecimento é a capacidade para olharmos para nós próprios, com curiosidade e humildade. Esta capacidade permite-nos perceber o que sentimos, o que pensamos e como reagimos em determinadas circunstâncias. Envolve identificar características, pontos fortes, pontos fracos, valores, limites e necessidades.
Quanto melhor nos conhecermos, mais satisfeitos estaremos connosco e com a vida em geral.

  • Quando identificamos os nossos valores, tomamos decisões alinhadas com os mesmos, evitando arrependimentos ou decisões baseadas na opinião dos outros e no que pensamos que os outros pensam sobre nós!
  • Quando identificamos os nossos limites comunicamos com maior clareza e isso melhora os nossos relacionamentos sociais e profissionais!
  • Quando identificamos as nossas características e reconhecemos padrões de comportamento, conseguimos, aos poucos, alterá-los com vista a comportamentos mais funcionais e adaptativos!
  • Quando nos conhecemos melhor, conseguimos, com maior facilidade, reconhecer as nossas emoções, dar-lhes um nome e geri-las!
  • O autoconhecimento não é um destino. É antes um caminho a percorrer, um caminho constante de evolução e conhecimento. Quanto mais nos conhecemos mais livres nos tornamos, mais escolhas conscientes faremos e menos atenção damos a opiniões alheias.
    Posto isto: Quem és tu?
» Onde comprar o Jornal de Santa Marinha «

ARTIGOS DE OPINIÃO

Cuidar dos Enfermeiros: Fortalecer quem cuida

Por: Ercília Rute Coimbra dos Santos.Mestre em Enfermagem de...

Desporto escolar: portas que se fecham

Num tempo em que tanto se debate o impacto...

Os Hobbies e a Sustentabilidade

A sustentabilidade é um tema de extrema importância e...

Qualquer pessoa cria vídeos. Poucas criam impacto

Durante anos, produzir vídeo foi sinónimo de conhecimento técnico,...

Quando o céu faz barulho: A trovoada, o inimigo dos animais

Como todos sabemos, as trovoadas são um fenómeno natural...

Ser livre

A liberdade não é apenas um direito político. Apesar...

Os Novos Tiranos e outros temas

Os portugueses acabam de comemorar 52 anos da “revolução”...

Liberdade Interior: território nem sempre conquistado

Vivemos num país onde a liberdade é celebrada, evocada...